inicial > Conversa Histórica

Qual é a relação entre Yao, Shun e Yu (a relação de sangue e ordem de sucessão de Yao, Shun e Yu)

Han Zhanfu 2022-07-06 frequência

Resumo:De acordo com o sangue, Yao era o tataraneto do Imperador Amarelo; Shun era o neto da sétima geração do Imperador Amarelo e Yu era o tataraneto do Imperador Amarelo. Pode-se ver por isso que Yao e

Quando se trata do relacionamento entre Yao, Shun e Yu, é muito simples dizer que é simples, mas não é simples dizer que não é simples! Se quisermos entender o relacionamento anterior deles, então precisamos de uma imagem.

De acordo com os registros de ⟪Dadai Liji⟫, eles na verdade Eles são todos parentes de sangue ou mesmo de casamento:

Huang Di deu à luz Xuan Xiao, Xuan Xiao deu à luz Xiu Ji, Xiu Ji deu à luz Gao Xin e Gao Xin deu à luz Yao .

O Imperador Amarelo deu à luz a ideia de prosperidade, a ideia de prosperidade deu à luz cigarras pobres, as cigarras pobres deram à luz Jingkang, Jingkang deu à luz Juwang, Juwang deu à luz Qiao Niu, Qiao Niu deu à luz Gusou e Gusou deu à luz Shun.

O Imperador Amarelo gera Chang Yi, Chang Yi gera Zhuan Xu, Zhuan Xu gera Gun e Gun gera Yu.

Em nossos livros de história, a "abdicação" de Yao, Shun e Yu goza de grande reputação. Não é apenas a melhor desculpa para reformas antigas no passado, mas também uma folha de figueira para os príncipes usurparem o trono É também conhecida como a antiga “Democracia” que assume a liderança. Na verdade, a ascensão de qualquer pessoa ao poder é o resultado de lutas internas e compromissos entre grupos de interesse.A partir da relação entre Yao, Shun e Yu, também podemos ter um vislumbre da “democracia” de hoje.

Desde que o Imperador Amarelo derrotou o Imperador Yan e Chi You e substituiu Shennong no trono, a posição de imperador foi transmitida dentro de sua família. Huangdi passou o trono para seu neto Gao Yang, também conhecido como Imperador Zhuanxu. Após a morte de Gao Yang, o trono foi herdado por seu "filho", o bisneto do imperador, Gao Xin, que era o imperador Ku.

Após a morte do Imperador Ku, seu filho chamado "Zhi" assumiu o trono. Devido à má gestão, ele foi demitido pelos ministros, e seu irmão mais novo, Fangxun, subiu ao trono, ou seja, Yao. Deste ponto de vista, Yao é, na verdade, mais o beneficiário final do golpe palaciano.

O livro diz que Yao, porque seu filho Danzhu era teimoso , Ao escolher um sucessor entre o povo, a pessoa que ele encontrou se chamava Yao Chonghua, e então ele casou com ele suas duas filhas Ehuang Nvying. Essa pessoa se tornou Shun mais tarde.

Quanto a Shun, por seu filho Shangjun ser indigno, ele re-selecionou Da como seu sucessor. Todos sabemos que a pessoa escolhida desta vez foi Dayu, que "passou três vezes pela casa sem entrar" para controlar as inundações. O nome de Yu era Si Wenming.

Vamos parar por aqui por enquanto e dar uma olhada nas identidades de Shun e Dayu. De acordo com a linhagem (Huangdi - Xuanxiao - Xiji - Diku - Zhi/Yao), Yao é o tataraneto do Imperador Amarelo; Shun é o neto da sétima geração do Imperador Amarelo (Huangdi - Changyi - Zhuanxu - Qiongchan - Jingkang - Juwang - Qiao Niu - Gusou - Yu Shun), Yu é o tataraneto de Huangdi (Huangdi - Changyi - Zhuanxu - Gun - Yu).

Pode-se ver a partir disso que Yao e Yu são irmãos distantes, e Shun é seu tataraneto, não Não importa quem está entre eles A posição do imperador é herdada dentro da família, e não há “concessão” repassada a “forasteiros”.

Algumas pessoas pensam que é impossível para Shun dar lugar a Dayu com base nesta relação de classificação. Elas ignoraram um fato simples: a idade e a antiguidade de um neto com barba branca e um avô que é uma criança pequena são incompatíveis.

Dando mais um passo, Yao realmente queria passar o trono para Shun? Acho que não. O próprio trono de Yao foi arrancado de seu irmão e passado para Shun. Por um lado, Danzhu foi realmente incapaz de sustentar o muro e, por outro lado, a tribo de Shun tinha grande força e foi reconhecida por vários grupos de interesse.

Existe tal registro nos livros de história: "Yao morreu e após três anos de luto, Shun ordenou que Danzhu fosse para o sul de Nanhe. Os príncipes que foram em peregrinação não aceitaram Danzhu e aceitaram Shun em seu lugar. , e aqueles que foram presos não aceitaram. Danzhu foi substituído por Shun, e aqueles que elogiaram Danzhu não cantaram Danzhu, mas elogiaram Shun."

Embora Shun tenha cedido seu trono a Yaozi, ele ainda tinha autoridade em suas mãos, e os príncipes ainda obedeciam às suas ordens. Portanto, Shun exclamou "Isso é tudo a vontade de Deus" e tomou a iniciativa de tomar novamente o trono de Danzhu.

Então Sima Qian disse: "Depois do marido, a China vai praticar o trono do imperador. Yan é o imperador Shun." O mesmo se aplica à sucessão de Dayu ao trono. Shun foi lamentado três anos após sua morte. "Yu também fez de Shun seu filho, assim como Shun fez de Yao seu filho. " "Yu Ci nomeou Shangjun, filho de Shun, em Yangcheng ".

Porque "todos os príncipes do mundo foram para Shangjun e enfrentaram Yu. Yu então se tornou o imperador e enfrentou o mundo pelo sul. O nome de seu país era Rainha de Xia." Como Shun, Yu também substituiu o filho de Shun, Shang Jun, porque os príncipes o ouviam.

A chave do problema é que depois que o trono foi passado para Yu, para quem Yu passou o trono? Quando Yu morreu, o mundo foi beneficiado. Após o luto de três anos de Yu, Yi também queria seguir o exemplo de seus antecessores e ceder o trono ao filho de Yu, Qi, "e viver ao sol da montanha Jishan". Depois de jogar, isso se torna realidade. A razão é muito simples, porque em primeiro lugar, "Yuzi iluminou os virtuosos, e o mundo pertencia à sua vontade";

Em segundo lugar, "quando Yu morreu, embora ele tenha se beneficiado disso, o benefício foi apenas pequeno, e o mundo não era harmonioso." Podemos imaginar que Qi não é um perdedor como Danzhu e Shangjun. Ele tem uma aura muito forte e possui o “Qi de um Bastardo”, porém Yi não teve o apoio dos príncipes após sua morte e se tornou um homem solitário. Todos os príncipes correram para Qi. As montanhas gritaram vida longa e Qi se tornou o imperador.

Desde o início, exceto por mudanças de dinastia ou motivos de nascimento individuais ,, o trono é basicamente a herança de parentes próximos na forma de “irmão sucede ao irmão, ou pai sucede ao filho”.

Voltando à história bem conhecida, a posição Zen do Imperador Yao e seu tataraneto Shun, a posição Zen do Imperador Shun e Gaozu Yu, eram suspeitos de viagens privadas no tempo. Ao mesmo tempo, Shun se casou com a filha de Yao, que era bisavô de Shun, e era suspeito de incesto.

Se As Crônicas dos Cinco Imperadores é uma história, essa história precisa ser aperfeiçoada. Se forem fatos históricos, então deve haver algumas omissões, por exemplo, a linhagem de Yao e Yu pode estar faltando.

Quanto aos registros antigos em "Registros Históricos", antes de termos provas fortes, não devemos nem afirmá-los nem negá-los arbitrariamente. Devemos lê-los como lendas por enquanto.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde