inicial > Conversa Histórica

O que Song Taizu quer dizer com beber uma taça de vinho para liberar o poder militar (o propósito fundamental da alusão de beber vinho para liberar o poder militar)

Li Fanxin 2022-07-07 frequência

Resumo:A liberação do poder militar com uma taça de vinho foi um evento político no início da Dinastia Song, em que Song Taizu Zhao Kuangyin usou banquetes para coagir e induzir oficiais de alta patente

Desde os tempos antigos, os monarcas que alcançaram grande sucesso quase sempre começarão a limpar os ministros meritórios que iniciaram o negócio com eles. Por exemplo, já no período da primavera e do outono, depois que o rei Gou Jian de Yue teve sucesso na vingança, ele "matou o coelho astuto e cozinhou o cachorro" e condenou o primeiro-ministro Wen Zhong à morte;

Após o estabelecimento da Dinastia Han, o grande ancestral Liu Bang enfeitiçou o povo com sobrenomes diferentes. Os príncipes e reis os forçaram a se rebelar um por um e depois os executaram. Zhu Yuanzhang, o fundador da Dinastia Ming, até lançou o " Quatro Casos Principais de Hongwu", que destruíram os pais fundadores do país.

Na verdade, a principal razão pela qual os imperadores fizeram isso foi porque Receio que os funcionários meritórios não obedeçam às regras devido aos seus méritos e possam até abrigar secretamente intenções rebeldes.

Comparado com Liu Bang, Zhu Yuanzhang e outras pessoas que eram cruéis e diretas, Song Taizu Zhao Kuangyin era muito melhor. O método que ele adotou para evitar riscos foi convidar os heróis para beber, e sugerir e guiá-los no banquete. Ele tomou a iniciativa de entregar o poder militar e finalmente concluiu a transferência de poder sem problemas.

Então, cujo poder militar foi liberado pelo truque de Zhao Kuangyin de "liberar o poder militar com uma taça de vinho"? Esses ministros realmente viveram em paz e contentamento depois de entregarem seu poder?

Naquela época, Zhao Kuangyin era um general de confiança de Chai Rong, Shizong da Dinastia Zhou Posterior, e quando estava gravemente doente, foi nomeado comandante supremo do Exército Proibido e "verificado em frente ao palácio". Depois que Chai Rongying morreu jovem, Zhao Kuangyin ganhou a confiança das forças civis e militares Manchu e foi designado pela Rainha Mãe e pelo Jovem Imperador para ir para o norte para resistir às forças da coalizão Khitan e Han do Norte, que estariam invadindo em grande escala. números.

Como resultado, quando chegaram a Chenqiao, Zhao Kuangyin usou uma túnica amarela com o apoio de seus subordinados e então liderou seu exército de volta à capital Kaifeng, substituindo-o por Hou Zhou e tornando-se o fundador imperador da dinastia Song.

Após o estabelecimento da Dinastia Song, Zhaoyi Jiedu foi leal até a posterior dinastia Zhou, Li Jun e Huainan Jiedushi Li Chongjin se rebelaram.Depois que Zhao Kuangyin os derrubou, ele começou a se preocupar cada vez mais com a possibilidade de seus subordinados apoiarem suas tropas e se respeitarem como eles, e eventualmente até se voltaram contra ele.

Além disso, o primeiro-ministro Zhao Pu também protestou repetidamente e pediu a Zhao Kuangyin que designasse Shi Shouxin, Wang Shenqi e outros que lideraram o exército imperial para outros cargos, dizendo que isso não acontecia porque ele tinha medo de sua deslealdade, mas por causa de sua deslealdade. Sua capacidade de comando não é excelente, então ele pode ser apoiado à força por seus subordinados, assim como a história de Zhao Kuangyin vestindo um manto amarelo.

Com as palavras de Zhao Pu, Zhao Kuangyin ficou mais determinado a privar os generais de seu poder militar, então escolheu uma noite para manter Shi Shouxin e outros no palácio para beber. Depois de três drinques, Zhao Kuangyin de repente fingiu suspirar, dizendo que ser imperador agora não é tão confortável quanto ser general naquela época.

Assim que os generais ouviram o que o imperador disse, todos assentiram e expressaram que não tinham dúvidas. No entanto, Zhao Kuangyin disse que você é leal e não há garantia de que seus subordinados não o farão. têm aspirações diferentes. Quando chegar a hora, darei a você vestes amarelas: "Embora você não faça algo que deseja, você consegue?"

Conheça o Imperador Quando se tratou desse assunto, esses velhos com formação militar "pararam a cabeça e choraram" e imploraram para que ele mostrar um caminho claro.

Neste momento, Zhao Kuangyin disse que seria melhor para você entregar seu poder militar e ir para outros lugares separadamente, e então "escolher bons terrenos e casas no mercado, e estabelecer uma situação duradoura herança para seus descendentes, com muitas crianças cantoras e dançarinas, bebendo e se divertindo todos os dias", para viver seus dias." Desta forma, o monarca e seus ministros não suspeitarão um do outro e estarão seguros.

No dia seguinte, todos os generais escreveram para expressar sua doença e pediram para serem dispensados ​​de seu poder militar. A liberação do poder militar com uma taça de vinho terminou com sucesso.

Quanto a quem foi privado do poder militar, embora os livros de história Não mencionou diretamente quem estava presente no banquete naquele dia, apenas disse que era “Shou Xin e outros”, ou seja, Shi Shouxin e outros. No entanto, ainda podemos obter a resposta da nomeação oficial de Zhao Kuangyin depois que ele retomou o poder militar.

Registros históricos indicam que Zhao Kuangyin "tomou Shi Shouxin como enviado de Tianping, Gao Huaide como enviado de Guide, Wang Shenqi como enviado de Zhongzheng e Zhang Lingduo como enviado de Zhenning, todos de que foram demitidos de seus postos militares. "

Em outras palavras, as principais pessoas que compareceram ao banquete naquela noite e entregaram seu poder militar foram Shi Shouxin, Gao Huaide, Wang Shenqi e Zhang Lingduo.

Então, vamos dar uma olhada no destino desses quatro pessoas . Em primeiro lugar, vamos falar sobre Shi Shouxin, que era mais valorizado e confiável por Zhao Kuangyin. Ele foi enviado para o Exército Tianping e seu quartel-general provavelmente ficava na área do condado de Dongping, hoje Shandong.

De acordo com registros históricos, Shi Shouxin permaneceu aqui por dezessete anos e ignorou assuntos militares e políticos e se concentrou em acumular riqueza, tanto que "acumulou uma fortuna de dezenas de milhões".

Durante o reinado do imperador Taizong, Shi Shouxin foi nomeado novamente, mas não conseguiu vencer no campo de batalha. Ele acabou morrendo aos 57 anos de idade e foi postumamente nomeado rei do condado de Wuwei.

Gao Huaide foi enviado para o Exército Guia, onde seu quartel-general está agora em Henan Na área de Shangqiu, ele também foi nomeado durante o reinado de Taizong e participou da campanha militar para destruir a Dinastia Han do Norte.

Gao Huaide faleceu no sétimo ano de Taiping e Xingguo (982). Coincidentemente, ele tinha cinquenta e sete anos como Shi Shouxin. Após sua morte, ele foi postumamente nomeado rei do condado de Bohai pelo tribunal. .

Wang Shenqi foi designado para o Exército de Zhongzheng e sua sede era no condado de Shouxian, província de Anhui. No sétimo ano de Kaibao (974), ele morreu de uma doença súbita. Zhao Kuangyin o nomeou Rei. do condado de Langya, e mais tarde mudou o título para Rei de Qin.

Zhang Lingduo foi designado para o Exército Zhenning, que agora é Puyang, Henan Ele permaneceu lá por oito anos na área do condado. No segundo ano de Kaibao (969), contraiu uma doença quando foi para o Hajj. Morreu de doença na capital pouco depois, aos sessenta anos.

Em geral, havia quatro generais militares Shi Shouxin, Gao Huaide, Wang Shenqi e Zhang Lingduo na festa da bebida. Todos morreram bem no final, o que foi melhor do que o da Dinastia Han e a Dinastia Ming. Os heróis fundadores da República Popular da China são muito melhores.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde