inicial > Enciclopédia de curiosidades

A Ucrânia pertence à Europa Oriental (localização geográfica da Ucrânia e evolução histórica na Europa)

Kashiwa Yukin 2022-07-15 frequência

Resumo:A Ucrânia (ucraniano: Україна) é uma república localizada na Europa Oriental, fazendo fronteira com o Mar Negro ao sul, a Rússia a leste, a Bielorrússia ao norte e a Polônia, Eslováquia,

Hoje conheceremos este país que é popular em todo o mundo.

A Ucrânia (ucraniano: Україна) é uma república localizada no leste A Europa, está ligada ao Mar Negro a sul, à Rússia a leste, à Bielorrússia a norte, e à Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia e Moldávia a oeste.

Localizada geograficamente na junção da União Europeia e da Comunidade de Estados Independentes, é a intersecção da geopolítica entre o mundo ocidental e a Rússia, e a intersecção da civilização católica e da civilização ortodoxa. A Ucrânia é o segundo maior país da Europa depois da Rússia, com uma população de 41,17 milhões (excluindo a Península da Crimeia).

De acordo com a divisão administrativa da Ucrânia, a Ucrânia tem 24 estados, uma república autônoma e dois municípios (as capitais Kiev e Sebastopol). 78% da população é ucraniana, e o restante é russo e Romenos, entre outros. A língua oficial da Ucrânia é o ucraniano e a religião principal é o cristianismo ortodoxo.

No século IX, tendo a capital ucraniana Kiev como centro, os antigos eslavos orientais estabeleceram o primeiro Estado-nação, a Rus de Kiev. Ela já foi muito poderosa até ser dividida no século XII.

Desde meados do século XIV, a Ucrânia é governada pela Horda Dourada, pelo Reino da Polónia e pelo Grão-Ducado da Lituânia. Após a Grande Guerra do Norte (1700-1721), a Ucrânia foi dividida entre outras potências. No século 19, a maior parte da Ucrânia pertencia ao Império Russo e o restante era território do Império Austro-Húngaro.

Durante o caos da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa, a Ucrânia tornou-se independente por um breve período, de 1917 a 1921. Após a Guerra Civil Ucraniana, a República Socialista Soviética Ucraniana tornou-se uma das repúblicas fundadoras da União Soviética em 1922.

Posteriormente, até ao final da Segunda Guerra Mundial, a Ucrânia Ocidental, anteriormente governada pela Polónia, foi fundida na Ucrânia Soviética.

Em 1945, a Ucrânia tornou-se um dos países fundadores das Nações Unidas. Em 1954, sob a liderança de Nikita Khrushchev, o primeiro secretário do Partido Comunista da União Soviética, o Soviete Supremo da União Soviética transferiu a Crimeia da Rússia para a Ucrânia em nome da comemoração do 300º aniversário da unificação da Ucrânia e da Rússia. .

Após o colapso da União Soviética em 1991, a Ucrânia recuperou a sua independência e tornou-se um dos iniciadores e membros fundadores da Comunidade de Estados Independentes. A Ucrânia herdou a base militar da União Soviética e mantém a segunda maior força militar na Europa, depois da Rússia.

Depois que a Rússia anexou a Crimeia em 2014, a Ucrânia retirou-se imediatamente da CEI. Após a independência da Ucrânia, devido às reformas imaturas orientadas para a economia de mercado, o país entrou num período de oito anos de recessão económica, mas também registou um crescimento excessivo durante este período.

A Ucrânia é atualmente um dos mercados importantes do mundo e já foi o terceiro maior exportador de grãos do mundo.

Em 21 de fevereiro de 2022, a Rússia anunciou que reconhecia a República Popular de Donetsk e a República Popular de Luhansk, no leste da Ucrânia, como países independentes; estas áreas são agora controladas por forças pró-Rússia.

Fonte do nome do país

Em No século 13, os mongóis ocuparam a maior parte da Ucrânia, mas os principados da Galícia e da Volínia não eram governados pelos mongóis. Esses dois principados estavam localizados na área da fronteira sudoeste da antiga Rus. A origem do termo "Ucrânia" é não está claro.

Quando entrou em uso, acreditava-se que "Україна" (ucraniano) era uma combinação de duas palavras ucranianas: "У: nós ou localmente" e "Kраїна: país/zona fronteiriça", que pode ser interpretado como "nosso país ou pátria".

Os russos neste local são chamados de "Ucranianos" e "Ukraina", ou seja, "povo da fronteira", e o nome do país leva o nome do nome étnico.

Ucrânia após a independência

1990 em 16 de julho de 2016, o Parlamento Ucraniano adotou a Declaração de Soberania Nacional da Ucrânia. Em 24 de agosto de 1991, o governo ucraniano emitiu uma declaração de independência nacional e Leonid Kravchuk foi eleito presidente.

Em 1º de dezembro, a Ucrânia aprovou um referendo de independência, declarando oficialmente a independência da União Soviética e mudando o nome do país para República da Ucrânia, marcando o retorno da Ucrânia a se tornar um país independente após 337 anos.

Em 8 de dezembro, os presidentes da Ucrânia, Rússia e Bielorrússia assinaram o Acordo de Belovezhi em Minsk, declarando que a União Soviética não existia mais e estabeleceram a Comunidade de Estados Independentes.

Em 1996, a Ucrânia adotou uma nova constituição, que estabeleceu a Ucrânia como um país soberano, independente e democrático, governado pela lei, e ao mesmo tempo mudou o nome do país para Ucrânia e implementou uma república.

No segundo turno das eleições presidenciais ucranianas de 2004, um segundo turno de votação foi realizado devido a irregularidades. O líder da oposição e ex-primeiro-ministro Viktor Yushchenko venceu as eleições com 52% dos votos.

Em 7 de fevereiro de 2010, o ex-primeiro-ministro Yanukovych foi eleito o novo presidente da Ucrânia com 48,95% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais ucranianas e tomou posse em 25 de fevereiro.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde