inicial > Conversa Histórica

Como avaliar Qin Shihuang em termos de méritos e deméritos (como avaliar correta e abrangentemente as realizações de Qin Shihuang)

Zhu Fengnan 2022-07-17 frequência

Resumo:Embora o Primeiro Imperador tenha nascido há mais de 2.000 anos, sua influência na China e no mundo dura mais de 2.000 anos. Mesmo agora, sua série de políticas ainda está desatualizada. Ele é u

Qin Shihuang é uma das maiores figuras da China nos últimos 5.000 anos. Sua série de conquistas excede em muito as de sua época. Sua influência nas gerações futuras não é apenas os últimos 2.000 anos, mas também um futuro mais amplo. .

Embora o Primeiro Imperador nasceu em Há mais de 2.000 anos, sua influência na China e no mundo dura mais de 2.000 anos. Mesmo agora, sua série de políticas ainda está desatualizada. Ele tem um significado decisivo e marcante para a construção da civilização chinesa em gerações posteriores.

A contribuição de Qin Shihuang pode ser simplesmente dividida em três pontos: grande unificação, grande reforma e grandes ideias.

1. Grande unificação, Qin Shihuang conseguiu. Ele acabou com o que inúmeras pessoas queriam fazer, mas não conseguiram fazer por centenas de anos: unificar a China.

Da Primavera e Do Período de Outono ao Período dos Reinos Combatentes, da Dinastia Zhou Ocidental à Dinastia Zhou Oriental, as guerras entre os príncipes foram intensificadas sem precedentes em termos de número e escala. Em tal caos por centenas de anos, muitos países poderosos emergiram, sejam eles Qi, Jin, Chu, Qin, até mesmo o estado de Wei posterior também era muito poderoso, e a cavalaria e o tiro com arco Hufu do estado de Zhao também eram famosos por um tempo, mas no final Qin ainda venceu. No final, o rei de Qin varreu Liuhe e unificou o mundo.

A unificação do O primeiro imperador foi As gerações posteriores forneceram um efeito modelo. Por mais de 2.000 anos nas gerações posteriores, embora tenha havido épocas na China que foram divididas por centenas de anos, como os Três Reinos, Dois Jins, Dinastias do Sul e do Norte, os Cinco Dinastias e Dez Reinos, etc., no final, havia apenas uma maneira de unificar.A unificação do mundo de Qin Shihuang tornou-se incontável.Um feito que os imperadores só podem admirar.

Claro, a unificação do mundo pelo Estado Qin é bastante diferente da unificação das eras posteriores divididas. Nos últimos Três Reinos, Dois Jins, Dinastias do Sul e do Norte, e nas Cinco Dinastias e Dez Reinos, a maioria dos regimes durou apenas algumas décadas ou mesmo alguns anos. Anos atrás, a base da governança era fraca.

Todos os países do Período dos Reinos Combatentes têm Guo Zuo há centenas de anos. Muitos deles existem desde a fundação da Dinastia Zhou Ocidental. Eles têm centenas de anos de história e pode-se dizer que têm uma base sólida. Este tipo de unificação é mais uma unidade. Este tipo de conquista, uma guerra de conquista de um país contra outro país, é muito mais difícil e árdua. Foram necessárias centenas de anos e muitas gerações de monarcas Qin para completar o revezamento.

2. Grande reforma Nas condições da época em que Qin Shihuang viveu, o imperador realizou uma série de reformas que chocaram o mundo em um período muito curto de tempo. Muitos sistemas ainda estão em uso hoje.

O mais básico é que "os livros têm o mesmo texto e os carros têm a mesma pista", o que unifica a escrita, os pesos e as medidas. Isso é de extrema importância. Qin Shihuang unificou muitos elementos básicos de vida.

Seja escrita, moeda ou pesos e medidas, através destes meios, as distinções como "povo Qin", "povo Qi", "povo Chu" e assim por diante que foram formadas durante a divisão anterior período de centenas de anos desapareceu gradualmente.

Qin Shihuang não apenas completou a unificação do país pela força, mas também estabeleceu gradualmente um senso preliminar de comunidade para a nação chinesa psicologicamente e gradualmente cultivou uma "força centrípeta para a unificação" que tem sido consistente para milhares de anos.

Além disso, o vontade do imperador O sistema feudal que foi herdado por milhares de anos foi alterado para o sistema de condado e condado, o que fortaleceu a centralização do poder.Embora tenha havido um sistema feudal de curta duração nas gerações posteriores, o sistema de condado e condado tornou-se o principal do sistema de governação nacional nas gerações posteriores. Claro, isto é também o que a nossa província tem agora. O protótipo do sistema municipal.

No governo central, o imperador estabeleceu três ministros e nove ministros. Do governo local ao governo central, os funcionários não eram mais nobres hereditários como antes, mas eram nomeados diretamente após serem selecionados pelo imperador. Isso também garantiu a unidade do país e melhorou a administração.A eficiência promove a estabilidade nacional.

3. Grandes ideias , para ser mais preciso, é a ideia básica da governança interna de um país. Em comparação com a sociedade passada sob os senhores feudais feudais, cada país governava seus próprios assuntos, e os lugares abaixo dos vários países também eram governados por hereditários A governação nacional carecia de um plano global e de uma direcção unificada.

Após o estabelecimento da Dinastia Qin, a fim de fortalecer seu domínio sobre o país, a Dinastia Qin construiu o Qinzhidao, que era equivalente a uma rodovia na sociedade antiga, garantindo um trânsito tranquilo.

Para áreas remotas recém-conquistadas, como o norte e Lingnan, a Dinastia Qin realizou uma migração populacional em grande escala, desenvolveu a produção agrícola e fortaleceu o controle e o apoio do estado às áreas remotas. E a integração contínua com a população local também promoveu a consciência geral da nação chinesa para continuar a expandir-se para fora, o que também garantiu a unificação do país durante milhares de anos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde