inicial > Emoções psicológicas

O que significa fadiga estética e como ocorre (que tipo de psicologia é fadiga estética)

Wu Han Yu 2022-08-09 frequência

Resumo:"Fadiga estética" geralmente significa que quando um objeto ou pessoa com sentimento estético aparece diante de nós pela primeira vez, pode estimular muito nossos sentidos e nos proporcionar uma ex

“Você não me ama tanto quanto antes.” Na vida de casado, muitas vezes ouvimos mulheres culpando os homens dessa forma, mas acho que ambas as partes são responsáveis ​​por tal fenômeno.

Talvez o homem realmente não esteja tão dedicado como antes em fazer de tudo para agradar a mulher.

Ou talvez o homem tenha feito isso bem, mas o estímulo psicológico para a mulher não é tão bom quanto antes. Esse é o impacto do chamado “cansaço estético”.

"Fadiga estética" refere-se ao embotamento estético produzido quando o sujeito permanece em um ambiente relativamente inalterado por um longo período.

Normalmente significa que quando um objeto ou pessoa com estética aparece diante de nós pela primeira vez, pode estimular muito os nossos sentidos e nos proporcionar uma experiência de beleza.

Mas quando o objeto ou pessoa é constantemente apresentado à nossa frente, o estímulo aos nossos sentidos irá enfraquecer lentamente até que não possamos mais sentir a sua beleza. A evolução deste fenômeno é chamada de “fadiga estética”.

A "fadiga estética" pode, na verdade, ser derivada de todos os aspectos da vida. Quando um menino derrama água em você pela primeira vez, você pensará que esse menino é muito caloroso e atencioso, mas quando o menino fizer isso como sempre, você pensará que este é apenas um de seus hábitos e sentimentos de toque não existirá mais, e ele pode até sentir que esta é sua obrigação.

Da mesma forma, quando um casal se dá a mão pela primeira vez ou se beija pela primeira vez, a excitação é incomparável, mas quando se trata da segunda, terceira ou inúmeras vezes, a pulsação psicológica ainda existirá.

A excitação irá enfraquecer à medida que a frequência aumenta até desaparecer. No final, dar as mãos e beijar-se entre os amantes foi como tocar a própria pele, perdendo o sentimento de amor.

O “efeito marginal” na economia também pode explicar bem este comportamento: quando sentimos fome, a primeira mordida no pão nos traz a maior sensação de satisfação.

À medida que nossos estômagos se enchem lentamente, a satisfação do pão para nós também diminui lentamente, até que ficamos enojados com o pão quando não podemos mais comê-lo.

É assim como quanto mais tempo duas pessoas apaixonadas viverem no mesmo ambiente e atmosfera, mais elas não gostarão uma da outra.

Então, como evitar a discórdia conjugal causada pelo “cansaço estético”?

Já aprendemos no artigo anterior que “fadiga estética” refere-se ao fenômeno de adaptação sensorial psicológica que ocorre quando um estímulo continua a atuar sobre um receptor, causando alterações em sua suscetibilidade.

Portanto, isso não significa que o estímulo mudou, mas que nosso estado psicológico mudou: sentiremos “cansaço estético” diante da mesma coisa, mas quando as coisas mudarem, isso nos dará um novo estímulo.

Portanto, os casais podem simplesmente mudar a si mesmos ou mudar um único ambiente da vida para estimular os sentidos de ambas as partes, sustentando assim a paixão do casamento.

A mulher pode se tornar única mudando seu penteado e estilo de vestir, e o homem também pode mudar alguns maus hábitos de sua vida para dar à mulher uma sensação revigorante.

Não viva no mesmo ambiente por muito tempo, isso só irá drenar lentamente nossa paixão. Somente estimulando constantemente nossos nervos por meio de pequenas mudanças o amor e o casamento podem ser mais longos e mais doces.

Maslow certa vez apontou em sua "Teoria das Necessidades" que quando satisfazemos nossas próprias necessidades de sobrevivência, perseguiremos nossas necessidades de beleza, o que é um passo importante para completar a auto-realização.

E nossa percepção da beleza está em constante mudança, e buscaremos a beleza em constante mudança, não apenas a beleza imutável. A infidelidade no casamento é muitas vezes causada pelo entorpecimento de uma das partes em relação à beleza ao seu redor, e é atraída por outros estranhos. é bela.

Portanto, quando compreendermos profundamente o conceito de "fadiga estética", mudaremos naturalmente a nós mesmos e ao meio ambiente, nos deixaremos tornar indivíduos mutáveis ​​e atrairemos a atenção dos outros na mudança. Torne sua vida de casado mais feliz.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde