inicial > Conversa Histórica

Perfil pessoal de Lu Faisão (as conquistas políticas da Imperatriz Lu, uma das quatro principais heroínas da história chinesa)

Qin Meng Chao 2022-08-19 frequência

Resumo:Lu Faisão (241 aC - 180 aC), cujo nome de cortesia era E姁 (xū), era comumente conhecido como Imperatriz Lu, ou Imperatriz Gao da Dinastia Han, Imperatriz Viúva Lu, etc. Shanfu nasceu em Dangjun

A maioria das "protagonistas femininas" da história chinesa está à frente dos governantes masculinos da mesma época. Essa conclusão não é difícil de chegar. A razão é que, em uma época em que todos os métodos são usados ​​para menosprezar as mulheres, se elas podem se destacar, eles já ilustram esse problema.

Então vamos dar uma olhada nas quatro “heroínas” reconhecidas Lu Pheasant, Imperatriz Viúva Feng, Wu Zetian e Ci Xi. Hoje vamos falar do primeiro Lu Faisão.

Lu Faisão (241 aC - 180 aC), também conhecida como Imperatriz Lu, também conhecida como Imperatriz Lu da Dinastia Han, Imperatriz Viúva Lu, etc. Shanfu nasceu em Dangjun (hoje condado de Shanxian, província de Shandong).

Durante o reinado do imperador Han Liu Bang (202 aC - 195 aC), após a morte do imperador Gaozu, ela foi reverenciada como a imperatriz viúva. Ela foi a primeira imperatriz e imperatriz viúva registrada na história chinesa (a razão é que não há registro de Qin Shihuang e Qin II tendo uma rainha em história).

Ao mesmo tempo, Lu Pheasant também foi a primeira mulher a assumir o título de imperador depois que Qin Shihuang unificou a China e implementou o sistema imperador. Ela foi incluída na crônica dos assuntos políticos do imperador por Sima Qian, e ainda foi usado depois que Ban Gu escreveu a Dinastia Han.

A avaliação que Sima Qian faz dela em "Registros Históricos·As Crônicas da Imperatriz Viúva Lu" é que "o governo não sai de casa, o mundo está em paz; a punição raramente é usada, e os culpados são raros; as pessoas estão fazendo colheitas e alimentos e roupas estão se reproduzindo." Ele deu à Imperatriz Lu grande reconhecimento por suas políticas.

Vejam as conquistas dela: incentivar economicamente a produção. Em 191 a.C., o concelho foi ordenado a "restaurar a piedade filial ao povo e a restaurar aqueles que trabalham nos campos". restaura 15% de imposto."

O "Quinze Impostos Um" é um imposto agrícola de 6,67%. A agricultura era quase a única indústria naquela época e representava definitivamente uma proporção maior da economia nacional do que a indústria e o comércio de hoje. Faça uma análise. olhe a situação atual. Se você pensar na alíquota do imposto, saberá se isso é uma grande conquista.

Com base no foco na agricultura, as políticas empresariais foram relaxadas passo a passo, corrigindo as leis anti-comerciais no período posterior do governo de Liu Bang, aliviando a carga económica sobre os comerciantes e discriminação social contra eles, que lançou as bases para o futuro.O governo de Wenjing lançou uma base importante.

Para retificar a moeda, adotamos as medidas de "moedas de oito baht" e "moedas de cinco centavos", respectivamente, e usamos o poder do Estado para administrar e regular a economia monetária, que desempenhou um papel na estabilização dos valores monetários. , equilibrando os preços e promovendo a circulação de mercadorias.

Herdou e desenvolveu a política fundiária de Liu Bang e expandiu o escopo da concessão de terras a todos os sujeitos (isto é "terra para o lavrador"). Todos os chineses estão divididos em seis classes, e a proporção de concessão de terras entre a classe mais alta e a classe mais baixa é de 90:1. Isso ainda parece muito grande, mas considerando a comparação de riqueza entre nós e Jack Ma, na verdade não é tão grande.

Politicamente, ela revisou a lei chinesa. Em 187 a.C., ela emitiu um decreto para "eliminar os crimes dos três clãs e os palavrões"; ela também "comutou as sentenças e promulgou a lei de expiação"; formulou o sistema de "atualizações anuais dos soldados da guarnição"; e eliminou a lei da coerção.

Uma breve introdução ao "crime de três comunidades", isto é, uma pessoa comete um crime. Três clãs foram implicados, a "Ordem Yaoyan" significa que onde quer que haja monstros, todas as pessoas num raio de vários quilômetros serão executadas. Isso deveria ter sido abolido há muito tempo, mas ninguém fez nada a respeito.

A "Lei da Expiação" significa gastar dinheiro para evitar punição. Isso não é bom para os pobres. Por exemplo, Sima Qian, que a elogiou, não teve escolha a não ser aceitar a castração porque não tinha dinheiro. No entanto, nas dinastias Qin e Han, onde a tortura era a regra, não era boa para o povo. É melhor do que não ter escolha.

A "lei de posse de livros" é a tortura do genocídio para aqueles que colecionam livros proibidos. Este é um subproduto da queima de livros por Qin Shihuang. Ela deveria ter sido abolida há muito tempo, mas foi ainda determinado por outros. Esta é também a sua importante contribuição cultural.

Diplomaticamente, Lu Fei continuou a política de paz com os Xiongnu durante o reinado de Liu Bang. Mesmo que os Xiongnu se envolvessem em ataques pessoais, ela pragmaticamente tolerou isso, o que essencialmente manteve a economia e a sociedade do recém-estabelecido Dinastia Han. Estabilidade, evitando o antigo caminho da morte da Dinastia Qin II.

Vamos dar uma olhada em seus crimes: matar sua rival amorosa, Madame Qi, matar a família real de sobrenome Liu, matar o herói Han Xin, etc., e conferir o título de rei de sobrenome Lu.

Muitos escritores históricos perceberam que um deles é um rancor pessoal. O assassinato deveria ser verdadeiro, mas a trama exagerada pode vir do arranjo de historiadores do sexo masculino. Os itens 2, 3 e 4 são meios políticos necessários para consolidar o poder político.

Alguns deles podem ser extremos (mas isso não exclui algumas tramas arranjadas por historiadores).Do ponto de vista atual, não existe uma regra de que pessoas com o sobrenome Liu devam ser reis, mas não aqueles com o sobrenome Lu. Esses crimes que ela cometeu foram todos “cachorro come cachorro” entre os nobres da classe alta e quase não tiveram impacto sobre o povo.

Lu Pheasant não pode ser considerado uma boa pessoa no sentido moderno , mas ele pode. Você consegue encontrar pessoas boas entre os antigos imperadores feudais? O chamado crime não afeta a sua contribuição, especialmente a sua enorme contribuição para o povo, o país e a “formação da identidade cultural da nação Han”.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde