inicial > Conversa Histórica

A quem corta paredes e rouba luz (a experiência do protagonista Kuang Heng que corta paredes e rouba luz)

Fang Yiyou 2022-11-21 frequência

Resumo:Durante a Dinastia Han Ocidental, havia uma criança chamada Kuang Heng. Como sua família era pobre e não tinha dinheiro para acender uma lâmpada à noite, ele abriu rachaduras na parede e pegou em

Kuang Heng, o homem que atravessou paredes para roubar o dinheiro: ele se tornou primeiro-ministro de menino camponês, mas foi rebaixado a plebeu por causa da corrupção

Muitas pessoas deveriam ter ouvido falar da história de "cortar paredes para roubar dinheiro". Diz-se que durante a Dinastia Han Ocidental, havia uma criança chamada Kuang Heng. Como sua família era pobre e não tinha dinheiro para acender uma lâmpada à noite, ele abriu rachaduras na parede e pegou emprestadas as luzes dos vizinhos para estudar.

Esta é uma história muito inspiradora. Mais tarde, Kuang Heng tornou-se o primeiro-ministro da Dinastia Han Ocidental, desde um menino camponês através de estudo diligente! Mas depois disso, Kuang Heng não fez nada e foi rebaixado a plebeu por causa da corrupção.

1. Agricultores< / p>

Kuang Heng era natural do condado de Chengxian, condado de Donghai, que hoje é o distrito de Yicheng, cidade de Zaozhuang, província de Shandong. Sua família era agricultora há gerações e ninguém era oficial.

Kuang Heng era diligente e estudioso quando era jovem, mas como sua família era pobre, ele tinha que trabalhar para outras pessoas durante o dia para ganhar a vida. Ele só podia estudar à noite, então ele tinha a oportunidade história de "cortar a parede para roubar a luz".

Kuang Heng era muito enérgico e rapidamente se familiarizou com o "Livro das Canções". As pessoas na época diziam: "Se você não falar sobre o" Livro das Canções ", Kuang Ding vem; quando Kuang fala sobre "O Livro das Canções", você pode entender."

p>

No entanto, a carreira oficial de Kuang Heng não foi tranquila. Ele não conseguiu passar no exame e ocupou apenas cargos oficiais de baixo nível e ociosos. posições como Taichang Story e Pingyuan Literature. Os estudiosos da época recomendaram Kuang Heng ao tribunal, um após o outro, dizendo que ele era "sem paralelo no mundo".

Então, a corte imperial enviou Xiao Wangzhi, o príncipe e tutor, para examinar Kuang Heng. Xiao Wangzhi ficou muito satisfeito e recomendou-o ao Imperador Xuan da Dinastia Han. No entanto, o imperador Xuan da dinastia Han não estava interessado no confucionismo, então "mandou Heng de volta à posição oficial".

2. Torne-se um marquês e primeiro-ministro< /strong

No entanto, Kuang Heng atraiu a atenção de outra pessoa, que era o príncipe na época e mais tarde o imperador Yuan de Han.

Após a morte do Imperador Xuan da Dinastia Han, o Imperador Yuan da Dinastia Han subiu ao trono. Kuang Heng foi chamado para servir como oficial na corte, e sucessivamente serviu como médico, médico , geishizhong, médico Guanglu e Príncipe Shaofu.

O imperador Han Yuan gostava muito do confucionismo, especialmente do Livro das Canções. Nessas circunstâncias, Kuang Heng foi naturalmente reutilizado e mais tarde foi promovido a médico de Guang Luxun e Yushi.

Em 36 aC, o Imperador Yuan da Dinastia Han emitiu um decreto para conferir o título de Primeiro Ministro Kuang Heng e o título de Marquês de Le'an. O camponês que costumava derrubar paredes e roubar todo o seu dinheiro tornou-se agora o chefe de uma centena de funcionários extremamente respeitados. Kuang Heng mudou seu destino através de estudo diligente e árduo. Isso realmente vale a pena aprender com nossos descendentes.

Mas depois de se tornar primeiro-ministro, Kuang Heng não fez nada e se envolveu em corrupção. O que está acontecendo? Acontece que o eunuco Shi Xian tinha poder exclusivo naquela época, e Kuang Heng também tinha medo do poder de Shi Xian e “não ousava perder sua vontade”.

3. Ser rebaixado por corrupção

Depois que o Imperador Cheng da Dinastia Han subiu ao trono, Kuang Heng levantou-se para expor e acusar os crimes de Shi Xian. Mas neste momento, Wang Zun, o capitão da Escola Sili, também se levantou e acusou Kuang Heng, como primeiro-ministro, de saber que Shi Xian estava "monopolizando o poder e agindo pelo poder", mas ele era "lisonjeiro e submisso , submisso aos subordinados, e não tinha intenção de auxiliar ministros na política". ".

Kuang Heng também se sentiu muito envergonhado, então renunciou devido a doença, mas o Imperador Cheng da Dinastia Han não concordou. Não muito tempo depois, algo aconteceu novamente com Kuang Heng: ele foi cassado pelos departamentos competentes por desvio de terras.

Como mencionado anteriormente, Kuang Heng recebeu o título de Marquês de Le'an e tinha direito a uma terra de cerca de 3.100 hectares. No entanto, ele aproveitou sua posição como primeiro-ministro para ocupar 400 hectares de terras e "coletou Ele devolveu as terras agrícolas e alugou grãos para a família Heng por mais de mil pedras".

O entendimento popular é que Kuang Heng conspirou com o governo local e tomou para si os 400 hectares que originalmente estavam dentro do âmbito do imposto imperial. Depois que este incidente foi exposto, o Imperador Cheng da Dinastia Han emitiu uma ordem para remover Kuang Heng do cargo de primeiro-ministro e rebaixá-lo a plebeu. Mais tarde, Kuang Heng morreu de doença em casa.

Materiais de referência: 1. "Hanshu"; 2. "Zizhi Tongjian"

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde