inicial > Conversa Histórica

O que significa examinar meu corpo três vezes ao dia (o significado e a origem da expressão três vezes para examinar meu corpo)

Kashiwa Yukin 2022-11-28 frequência

Resumo:Província: inspeção, reflexão; corpo: si mesmo. Originalmente, refere-se a verificar-se a partir de três aspectos todos os dias e, mais tarde, refere-se a verificar-se conscientemente muitas vez

Uma expressão por dia: examine-me três vezes

[Nome idiomático]Três exames de mim mesmo

[Idioma Pinyin] sān xǐng wú shēn

[Definição idiomática ] Província: Examinar, refletir; corpo: si mesmo. Originalmente, refere-se a verificar-se a partir de três aspectos todos os dias e, mais tarde, refere-se a verificar-se conscientemente muitas vezes.

[Origem da expressão idiomática] "Os Analectos de Confúcio·Xueer": "Zengzi disse: 'Eu me examinei três vezes todos os dias, fui infiel em meus planos para os outros? Não sou leal aos meus amigos. Você não acredita? Você sabe disso?'

Explicação: Zengzi disse: "Eu reflito sobre muitas vezes todos os dias, fiz o meu melhor ao fazer coisas para os outros? Você tem sido honesto e confiável em suas interações com amigos? Revisei os estudos que o professor me ensinou? ”

[Sinônimos]Três províncias por dia, três províncias por dia.

[Uso de idioma]Como predicado, atributivo; referindo-se à autorreflexão.

[Exemplos de frases]

① Para os empreendedores, o problema não é examinar a si mesmos três ou quatro vezes por dia ; Você deve estar sempre alerta e refletir sobre si mesmo. Só assim você poderá ficar acordado o tempo todo.

②. Examine-se três vezes ao dia: Você é branco? Você é rico? Você é linda ? Você é alto? Você é bonito? Ok, vá trabalhar!

【História idiomática】

No período da primavera e do outono, o grande educador Confúcio aceitou um aluno chamado Zeng Shen em seus últimos anos. Zeng Shen também era conhecido como Zengzi , com o sobrenome Si e o sobrenome Zeng. O nome de cortesia era Ziyu. Pingyi, Shandong, supostamente natural de Jiaxiang, Shandong.

Um pensador do final do período da primavera e do outono, um mestre confucionista , um dos discípulos posteriores de Confúcio, um importante representante da escola confucionista e descendente de Xia Yu. Seu pai Zeng Dian, chamado Xi, um dos setenta e dois sábios, estudou com Confúcio com Zeng Shen.

Zeng Shen defendeu o confucionismo com "piedade filial, perdão, lealdade e confiabilidade" como núcleo, a perspectiva política de "cultivar Qi Zhi Ping" e a atitude de "introspecção e independência prudente" O conceito de autocultivo e o conceito de piedade filial "baseado na piedade filial" ainda tem um significado social e valor prático extremamente valioso.

Zeng Zi participou da compilação de "Os Analectos", "O Grande Aprendizado", "O Clássico da Piedade Filial", "O Clássico da Piedade Filial" e "O Clássico da Piedade Filial". "Dez Capítulos de Zengzi" e outras obras.

Quando Confúcio aceitou Zeng Shen, Zeng Shen ainda era relativamente jovem . Embora Zeng Shen fosse jovem, ele era muito diligente e estudioso, e era profundamente amado por Confúcio. Um dia, outros estudantes perguntaram a Zeng Shen: "Por que você está progredindo tão rápido?"

Zeng Shen disse: "Eu me examino três vezes todos os dias: fui infiel aos outros? Faça amigos, mas não acredite? Você não está acostumado com isso? "Significa: "Tenho que me perguntar isso muitas vezes todos os dias: fiz o meu melhor ao fazer coisas pelos outros?

Há algo de desonesto em interagir com amigos? Você estudou bem nos estudos que seu marido me ensinou? Se eu encontrar algo inapropriado, corrigirei a tempo. Isso gradualmente se torna um hábito!"

Depois que Confúcio soube desse incidente, ele concordou muito com o que Zeng Shen disse e pediu a todos os seus discípulos que aprendessem com Zeng Shen e se examinassem três vezes por dia. Depois de Confúcio morreu, que promoveu ativamente as ideias confucionistas e espalhou os pensamentos confucionistas.

O neto de Confúcio, Kong Ji (zisi), estudou com Shen Gong e depois ensinou-o a Mêncio. Portanto, ele herdou os ensinamentos de Confúcio de cima e os inspirou de baixo para cima. A escola Simeng não apenas herdou a escola de pensamento confucionista de Confúcio, mas também desenvolveu e obteve conquistas.

Zeng Shen é o principal sucessor e disseminador da teoria de Confúcio e desempenha um papel importante na teoria confucionista. a cultura como um elo entre o passado e o futuro.

Zeng Shen é o principal sucessor e disseminador dos ensinamentos de Confúcio. p>

Tendo participado de suas conquistas, ele finalmente entrou no salão do confucionismo e ficou conhecido como os cinco grandes santos ao lado de Confúcio, Yan Zi (Yan Hui), Zisi e Mencius.

É assim que as gerações futuras tiram suas conclusões. A expressão "examinar-me três vezes" refere-se ao auto-exame regular e autorreflexão.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde