inicial > Conversa Histórica

A compreensão da boa natureza original, semelhança e distância do ser humano (o significado desta frase no Sutra dos Três Caracteres)

Feng Qianda 2022-11-29 frequência

Resumo:Quando todos nascem, eles têm um bom coração por natureza e suas personalidades e temperamentos são relativamente semelhantes. Acontece que devido às diferentes aprendizagens e ambientes durante

Iluminismo dos Estudos Chineses: Interpretação do Clássico dos Três Caracteres (1) No início, a natureza humana é inerentemente boa. Semelhante em natureza, mas distante em hábitos

Como um livro introdutório ao esclarecimento dos estudos chineses, o Clássico dos Três Caracteres pode ser considerado o alicerce entre os alicerces.

Se você ler o Clássico dos Três Personagens com atenção, poderá conhecer os acontecimentos de todos os tempos. O Clássico de Três Personagens também está destinado a ser a essência da essência.

Os pais devem acompanhar seus filhos para aprender duas frases todos os dias!

Texto:

No início, os seres humanos são inerentemente bons.

De natureza semelhante, mas de hábitos distantes.

Notas:

Chu: Recém-nascido, aqui fala sobre quando uma pessoa acaba de nascer.

Sexo: natureza, personalidade, refere-se às qualidades inatas e ao temperamento de um indivíduo.

Ben: original, originalmente.

Bondade: Bondade.

Xi: Aprendizagem também se refere às características desenvolvidas em um determinado ambiente durante muito tempo.

Interpretação para crianças (tradução literal)

< p >Todos são bondosos por natureza quando nascem, e suas personalidades e temperamentos são relativamente semelhantes.

Só por causa da aprendizagem e do ambiente diferentes durante o processo de crescimento, a lacuna no temperamento tornou-se cada vez maior.

Interpretação para pais (extensão)

< p >Como capítulo de abertura do "Clássico dos Três Personagens", as seis palavras "No início da natureza do homem, ele é inerentemente bom" contêm ricas conotações culturais. Esta é uma discussão sobre a natureza da natureza humana.

A questão da natureza da natureza humana é na verdade uma questão que pertence à categoria da filosofia.

As questões filosóficas existem desde os tempos antigos. Cada um tem seus próprios pontos de vista e explicações, mas nunca houve uma conclusão final.

Como alma da cultura ocidental, o cerne do pensamento cristão é o “pecado original”.

O Cristianismo acredita que as pessoas nascem pecadoras, por isso as pessoas devem aceitar Jesus, arrepender-se ao Senhor e expiar sinceramente os seus pecados, para que possam ir para o céu no futuro e ter a oportunidade de evitar o sofrimento. todos os tipos de sofrimento no inferno.

Em nosso país, se falarmos apenas sobre o confucionismo, existem três visões principais sobre a natureza da natureza humana: natureza boa, natureza má, e bem e mal.

A teoria da boa natureza é a visão de Mencius, que é o pensamento dominante, chefe do exército.

Mencius disse que a boa natureza pode ser comprovada através das atividades psicológicas diárias das "pessoas".

"Mencius Gongsun Chou" tem esta passagem: "Se você não tem um coração de compaixão, você não é um ser humano; se você não tem um coração de vergonha e desgosto, você é não é um ser humano; se você não tem um coração de resignação, você não é um ser humano; se você não tem um coração de resignação, você não é um ser humano; se você não tem um coração de resignação certo e errado, você não é um ser humano" O coração não é um ser humano. O coração da compaixão é a raiz da benevolência; o coração da vergonha é a raiz da retidão; o coração da resignação é a raiz da etiqueta; o coração da O coração do certo e do errado é a raiz da sabedoria. A existência dos seres humanos é a raiz de quatro princípios. Existem quatro corpos."

O coração da compaixão significa ter simpatia; o coração da vergonha significa sentir envergonhado e tímido, o que é um sinal de auto-exame; o coração da resignação significa saber ser humilde e modesto. Retire-se, agora também pode-se dizer que estou disposto a compartilhar; o coração do certo e do errado significa ser capaz para distinguir o certo do errado.

Mencius acreditava que ter esses quatro corações é o que todos chamam de "consciência". Este é também o germe da benevolência, da retidão, da propriedade e da sabedoria.

A teoria da natureza maligna foi defendida por Xunzi, um pensador no final da teoria do Período dos Reinos Combatentes.

Xunzi acreditava que a natureza humana é limitada a emoções e desejos como comida e sexo, alegria e raiva, gostos e desgostos e lucro, e é a mesma independentemente de você ser um "cavalheiro" ou um vilão".

Então Xunzi disse: "A vida humana também é uma vilã."

Não é a tendência dominante, apenas entenda-a.

Wang Chong é um materialista. Depois de alguma dialética, ele e análise, sobre a questão filosófica da natureza humana, propõe-se que a natureza humana está dividida em bem e mal.

Ele acredita que, como as matérias-primas, os procedimentos de processamento e as máquinas utilizadas são diferentes, as pessoas criadas também são diferentes.

Ele disse: "Na verdade, a natureza humana tem qualidades boas e más, assim como os talentos humanos têm qualidades altas e baixas." Em outras palavras, a natureza humana tem qualidades boas e más, assim como os talentos humanos têm. qualidades altas e baixas.

Na verdade, a visão dele é bastante objetiva. Dou-lhe um sinal de positivo e ele é muito popular comigo.

A teoria da natureza humana é inerentemente má e enfatiza a importância da necessidade de educação moral.

A Teoria da Boa Natureza assume que a natureza humana é inerentemente boa e presta atenção à consciência do cultivo moral.

Os dois são opostos e complementares entre si.

Na verdade, em última análise, o núcleo ideológico destas duas visões é o mesmo. Ou seja, todos precisam de uma orientação correta e esta é a chave. Isto significa que a educação adquirida é o mais importante.

Portanto, a cultura confucionista chinesa segue principalmente o caminho da "influência", que é a chamada educação moral. Eduque as pessoas com moralidade e etiqueta. Conquiste as pessoas com virtude!

Isso também é muito adequado para a nossa educação atual.

"As pessoas são de natureza semelhante, mas os hábitos são distantes " Este é o ponto de vista de Confúcio, de "Os Analectos de Confúcio·Yang Huo".

Confúcio conectou a "natureza" inata com os "hábitos" adquiridos.

Ele acredita que não há muita diferença na natureza humana. É apenas por causa da diferença de "hábitos" que existe uma diferença entre "sabedoria superior" e "estupidez inferior".

Este "Xi" não se refere apenas à aprendizagem, mas concentra-se mais na influência sutil e de longo prazo do ambiente sobre as pessoas.

As pessoas costumam dizer: "Se você estiver perto do vermelhão, você será vermelho; se você estiver perto da tinta, você será preto." Este é o significado de "Xi".

A influência dos pais é muito importante para o crescimento dos filhos no uma mão.

Há alguns anos, havia um anúncio “Mãe, vou lavar seus pés” que tocou inúmeros chineses. O poder e o papel dos pais como modelos para os seus filhos são muito poderosos.

Todos os pais "esperam que seus filhos tenham sucesso" e "esperam que suas filhas tenham sucesso", mas se você tiver apenas requisitos rígidos para seus filhos e nunca prestar atenção ao autocultivo,

O efeito da educação será ineficaz. Mesmo que seja ideal, é muito provável que tenha efeitos contrários.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde