inicial > Enciclopédia de curiosidades

O que causa as marés vermelhas (riscos das marés vermelhas e medidas de prevenção e controle)

Jiang Junyang 2022-05-18 frequência

Resumo:A maré vermelha é um fenômeno ecológico prejudicial em que a água descolora sob condições ambientais especiais. Geralmente é causada pela proliferação explosiva ou alta concentração de fit

A maré vermelha é um fenômeno ecológico prejudicial em que a água descolora sob condições ambientais especiais. Geralmente é causada pela proliferação explosiva ou alta concentração de fitoplâncton, protozoários e bactérias no oceano.

A água nas áreas de maré vermelha pode aparecer em vermelho, amarelo, verde e outras cores. As marés vermelhas poluem gravemente o ambiente marinho e põem em perigo a sobrevivência de outras formas de vida marinha, pelo que necessitam de ser prevenidas e geridas.

Registros históricos

Os seres humanos descobriram o fenômeno da maré vermelha há muito tempo. A "Viagem do Beagle" de Darwin, escrita no século 19, registrou eventos de maré vermelha causados ​​por algas Trichophyton no mar perto do Brasil e do Chile.

De acordo com registros escritos, o fenômeno da maré vermelha foi descoberto na China há mais de 2.000 anos. "Histórias estranhas de um estúdio chinês", escritas por Pu Songling na Dinastia Qing, certa vez descreveram vividamente o fenômeno luminoso dos corpos d'água relacionados às marés vermelhas.

Água do mar descolorida

Maré vermelha é um termo geral para a descoloração da água sob condições especiais. A cor de uma maré vermelha está diretamente relacionada ao tipo de organismo que a causa.

Depois que o constrictor e o Noctiluca formarem uma maré vermelha, a água do mar ficará vermelha ou rosa, e a superfície do mar brilhará à noite; a proliferação explosiva de dinoflagelados eucarióticos causará uma maré verde vermelha na água superfície; algumas diatomáceas podem formar marés vermelhas que são marrons ou marrom-acinzentadas.

Causas da maré vermelha< / p>

A formação da maré vermelha está relacionada a uma variedade de fatores, principalmente fatores como a eutrofização da água do mar e as mudanças na temperatura da água do mar. As águas residuais industriais e domésticas lançadas no oceano contêm uma grande quantidade de nutrientes, o que leva à eutrofização da água do mar e fornece uma base material para a reprodução dos organismos da maré vermelha.

O escoamento superficial, as massas de água, as correntes oceânicas, etc. também farão com que os nutrientes do fundo do mar subam, causando a eutrofização da água do mar. Além disso, a alimentação excessiva de nutrientes durante a aquicultura marinha resulta num rico teor de sais nutritivos no oceano, o que também cria condições favoráveis ​​para a ocorrência de marés vermelhas.

Outro fator importante que afeta a ocorrência da maré vermelha é a temperatura da água do mar. A maré vermelha é mais provável de se formar quando a temperatura da água do mar está entre 20°C e 30°C.

Maré vermelha tóxica e não tóxica

As marés vermelhas podem ser divididas em marés vermelhas tóxicas e marés vermelhas não tóxicas. Se os organismos da maré vermelha contêm toxinas ou podem secretar substâncias tóxicas, a maré vermelha que eles causam é chamada de "maré vermelha tóxica";

Os organismos da maré vermelha não contêm toxinas e não secretam substâncias tóxicas, então a maré vermelha eles causam é chamada de "maré vermelha tóxica" e "maré vermelha não tóxica". De um modo geral, as marés vermelhas tóxicas e as marés vermelhas não tóxicas terão um enorme impacto no ambiente ecológico marinho e no desenvolvimento da pesca.

Marés vermelhas em diferentes áreas marítimas

De acordo com as áreas marítimas onde ocorrem as marés vermelhas, as marés vermelhas podem ser divididas em marés vermelhas offshore, marés vermelhas próximas à costa , marés vermelhas de estuário e baías internas.Tipo maré vermelha.

As marés vermelhas que ocorrem frequentemente na China são as marés vermelhas próximas à costa, as marés vermelhas do estuário e as marés vermelhas da baía interior. Elas ocorrem principalmente na Baía de Liaodong, Baía de Dalian, Baía de Jiaozhou, Baía de Hangzhou, Baía de Shenzhen, Estuário do Rio Amarelo, Estuário do Rio Yangtze, Estuário do Rio das Pérolas, Porto de Xiamen e outras áreas marítimas.

Os perigos da maré vermelha

Depois que a maré vermelha ocorrer, ela não só mudará a cor da água do mar, mas também danificará o ecossistema marinho. A proliferação massiva de organismos da maré vermelha consumirá dióxido de carbono na água, destruirá o equilíbrio ácido-base da água, quebrará o equilíbrio ecológico original, afectará o crescimento e a reprodução de outros organismos marinhos e causará pesadas perdas na produção pesqueira.

Os organismos da maré vermelha que segregam toxinas ou produzem produtos químicos especiais não só põem em perigo a sobrevivência dos organismos aquáticos, mas também causam danos à pele humana e aos sistemas respiratórios.

A maré vermelha afeta o desenvolvimento da pesca

Em maio de 2009, a noctiluca floresceu no mar ao redor da Ilha Nanri, em Fujian, formando uma maré vermelha em grande escala de 10 quilômetros quadrados, e toda a área marítima ficou marrom-avermelhada. Devido à lenta convecção da água do mar na época, a maré vermelha durou oito dias, afetando seriamente a indústria aquícola local e causando perdas na aquicultura marinha de aproximadamente 60 milhões de yuans.

Acúmulo de toxinas em produtos aquáticos< /p>

Organismos venenosos da maré vermelha contêm toxinas, que são coletivamente chamadas de “venenos de marisco”. O veneno de marisco é altamente tóxico. Existem mais de 10 tipos de venenos de marisco que são mais de 100.000 vezes mais tóxicos que os anestésicos comuns. Quando peixes, camarões e mariscos nas águas da maré vermelha ingerem organismos tóxicos da maré vermelha, as toxinas se acumulam em seus corpos.

Os métodos convencionais de cozimento não podem reduzir ou eliminar o envenenamento por marisco. Se peixes, camarões e mariscos venenosos forem consumidos pelas pessoas, podem ocorrer facilmente incidentes de envenenamento.

Controle da maré vermelha

Na década de 1980, o Japão espalhou uma certa quantidade de argila na área marítima da maré vermelha de Kagoshima para remover os organismos da maré vermelha e controlá-la com sucesso. Este método é chamado de "método de espalhar argila".

O método de espalhamento de argila é atualmente um método amplamente utilizado para controlar a maré vermelha no mundo, mas afetará o ambiente marinho até certo ponto. Um método mais ecológico do que espalhar argila é liberar peixes, plantas aquáticas e microorganismos nas águas da maré vermelha para inibir a reprodução dos organismos da maré vermelha. Além disso, produtos químicos podem ser usados ​​para controlar o crescimento de organismos da maré vermelha.

Espalhando argila nas águas da maré vermelha

Desenvolvimento racional e utilização do oceano

A poluição marinha é a principal causa dos desastres da maré vermelha, e o desenvolvimento e utilização racional do oceano é a principal causa melhor maneira de prevenir marés vermelhas. O governo deve realizar o planeamento da zona funcional marinha e utilizar meios científicos para desenvolver e utilizar racionalmente o oceano.

Além disso, a indústria da aquicultura marinha deve promover a tecnologia científica de reprodução, adotar métodos de gestão científicos, controlar razoavelmente as descargas de poluentes e proteger o ambiente marinho.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde