inicial > Conversa Histórica

Como distinguir as imagens esquerda e direita dos dísticos do Festival da Primavera (métodos para distinguir as linhas superiores e inferiores dos dísticos do Festival da Primavera, horizontais e oblí

Xu Lizhan 2022-12-07 frequência

Resumo:O dístico é um gênero cultural especial, semelhante à poesia métrica, que enfatiza rimas planas e oblíquas e contrastes nítidos. Geralmente, o último caractere da primeira linha é um tom obl

Como distinguir os dísticos esquerdo e direito, qual é o dístico superior e qual é o dístico inferior?

Os dísticos são uma das culturas tradicionais chinesas, também conhecidos como dísticos ou pares. É dividido em linhas superior e inferior, quando voltado para o portão, o postado à direita é chamado de linha superior, o postado à esquerda é chamado de linha inferior e o postado no meio é chamado de linha horizontal.

A distinção entre os dísticos esquerdo e direito baseia-se principalmente em cinco aspectos principais: tom, conteúdo e causa e efeito, sequência temporal, tamanho do espaço e hábitos de linguagem.

1. Distinguir dos tons.

O dístico é um gênero cultural especial, semelhante à poesia métrica, que enfatiza rimas niveladas e contrastes nítidos. Geralmente, o último caractere da primeira linha é um tom oblíquo e o último caractere da segunda linha é um tom plano.Esta é uma característica importante para distinguir as linhas superiores e inferiores dos dísticos. "廄声" refere-se a três ou quatro tons e "平声" refere-se a um ou dois tons.

Exemplo 1, primeira linha: A primavera traz belas paisagens à terra ("bom" é um tom monótono ); segunda linha: Feliz Ano Novo e carreira próspera ("Xing" é um tom monótono).

Exemplo 2, primeira linha: As flores plantadas no pequeno pátio são perfumadas durante as quatro estações ("Ji" é o tom oblíquo); segunda linha: O portão é decorado com flores coloridas para trazer alegria ao toda a família ("jia" é o tom neutro).

2. Distinguir causa e efeito do conteúdo.

Tudo tem causa e efeito, e o dístico também. A distinção entre as linhas superior e inferior do dístico é que as coisas acontecem como a linha superior e as causas e efeitos como a linha inferior. Você só precisa ler atentamente o conteúdo dos dísticos e distinguir a relação lógica entre eles para distingui-los.

Exemplo 1, primeira linha: um bom casamento durará cem anos; segunda linha: um casal Durará para sempre. Um bom relacionamento é a causa e casar é o resultado.

Exemplo 2, primeira linha: Quanto mais trabalho você faz, mais felicidade você obtém; segunda linha: Uma colheita abundante e uma colheita doce todos os anos. O trabalho é a causa e a colheita é o fruto.

3. Distinguir de vez em quando.

A distinção entre as linhas superior e inferior é baseada na ordem do tempo, o que significa que a primeira linha do tempo é a linha superior e a hora da última linha é a linha inferior. Ou as coisas a serem feitas primeiro estão na linha superior e as coisas a serem feitas depois estão na segunda linha. A ênfase está na ordem do primeiro e do último.

Exemplo 1, primeira linha: pegas sobem nos galhos para dar as boas-vindas ao ano novo; segunda linha: dança dos galos dourados para anunciar as boas novas. Primeiro há as boas-vindas, depois há a recompensa.

Exemplo 2, o primeiro dístico: o vento envia os papagaios para se despedirem do ano velho; o segundo dístico: a neve acompanha as perfumadas flores de ameixa para dar as boas-vindas ao ano novo. Diga adeus ao ano velho primeiro e dê as boas-vindas ao ano novo depois.

4. Distinguir do tamanho do espaço.

Para distinguir os dísticos superiores e inferiores, você pode distingui-los de acordo com o espaço e o escopo do conteúdo do dístico e o tamanho do evento. O dístico superior é maior e o dístico inferior é menor. Eles são organizados em ordem de grande para pequeno. A ênfase está na ordem do grande e do pequeno.

Exemplo 1, primeira linha: Casamento e lindo amor duram para sempre; segunda linha: Boa sorte e felicidade para cem anos. Olhando para o tempo, dez mil anos são mais do que cem anos.

Exemplo 2, o primeiro dístico: Uma cidade está cheia de flores e chuva, as montanhas e os rios são magníficos; o segundo dístico: O pátio está cheio de brisa primaveril, sol e luar. Segundo a teoria espacial, a cidade é maior que o pátio.

5. Distinguir dos hábitos linguísticos.

O povo chinês tem muitos hábitos linguísticos exclusivos em sua vida diária e em intercâmbios culturais, como fortuna, riqueza, longevidade, bom tempo, flores da primavera e lua de outono, montanhas altas e rios distantes. Poucas pessoas lerão Os dísticos também podem ser distinguidos de acordo com os hábitos linguísticos diários.

As pessoas costumam dizer "boa sorte e longevidade" e "estamos no mesmo barco nos bons e maus momentos", mas nunca existe um ditado como "longevidade e boa sorte" ou "estamos no mesmo barco nos bons e maus momentos".

Por exemplo, as bênçãos são como o longo fluxo de água do Mar da China Oriental, a longevidade é tão longa quanto os pinheiros sempre velhos de Nanshan; o vento sopra milhares de salgueiros verdes, A chuva umedece os damascos e os pêssegos e deixa milhares de famílias vermelhas.

Conclusão.

A hora e o local mais comuns para os dísticos são durante grandes festivais, como o Festival da Primavera, casamentos, aniversários, funerais e inaugurações. Eles são usados ​​principalmente para criar atmosfera, transmitir felicidade e expressar comemoração.

Algumas famílias penduram grandes caracteres auspiciosos como "Fu Lu Shou Xi" ou "cavalo, tigre descendo a montanha" no meio da sala principal, com um par de dísticos à esquerda e à direita para destacar a herança acadêmica.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde