inicial > Conversa Histórica

Que escola de pensamento é a obra representativa dos clássicos confucionistas (os clássicos confucionistas são o corpo principal dos antigos estudos chineses)

Zheng Yitan 2022-12-15 frequência

Resumo:Os clássicos confucionistas eram o corpo principal dos estudos chineses antigos.Só os Clássicos Confucionistas de Sikuquanshu contêm 1.773 obras clássicas e 20.427 volumes. Os clássicos confuci

O que são “Clássicos”?

Clássicos confucionistas,originalmente refere-se ao conhecimento da essência de várias escolas de pensamento na pré-dinastia Qin. No entanto, na dinastia Han da China, centenas de escolas de pensamento foram depostas (a hegemonia cultural promovida por Dong Zhongshu durante o reinado do Imperador Wu da Dinastia Han).Depois de elogiar os "Seis Clássicos", ele se refere especificamente aos "Seis Clássicos".

Os clássicos confucionistas são o corpo principal dos estudos chineses antigos, apenas "Sikuquanshu "O Ministério dos Clássicos contém 1.773 obras clássicas e 20.427 volumes. Os clássicos confucionistas contêm pensamentos ricos e profundos e preservam um grande número de materiais históricos preciosos, que são os componentes centrais do confucionismo.

Nota: O nome completo de "Sikuquanshu" é "Qin Ding Sikuquanshu", que foi compilado durante o Período Qianlong da Dinastia Qing Uma grande série de livros compilados. Sob os auspícios do Imperador Qianlong, Imperador Gaozong da Dinastia Qing, foi compilado por mais de 360 ​​altos funcionários e académicos, incluindo Ji Yun, e copiado por mais de 3.800 pessoas. Demorou treze anos a ser compilado.

É dividido em quatro partes: Jing, Shi, Zi e Ji, daí o nome "Siku". De acordo com a coleção do Pavilhão Wenjin, um total de 3.462 tipos de livros estão incluídos, com um total de 79.338 volumes (equivalente a 3,5 vezes de "Yongle Dadian" [1]), mais de 36.000 volumes e cerca de 800 milhões de palavras [2 ].

1. Os clássicos confucionistas, é claro, referem-se ao conhecimento de anotar clássicos. Portanto, ao falar sobre "clássicos confucionistas", devemos primeiro esclarecer o que é "clássico".

"Shuowen Jiezi" ensina "经" como "tecido", e Duan Yucai anotou-o como "Vertical linha" é estendida para significar a linha que passa pelo livro de encadernação,e depois se refere ao livro.

É claro que "Clássicos" não se refere a todos os livros, mas especificamente aos clássicos confucionistas. Não é suficiente ser claro neste ponto, porque os ex-estudiosos confucionistas, por causa de o escopo dos "Clássicos" Houve muitos debates, e até surgiu um estudo chamado "Jing Ming Kao".

Algumas pessoas pensam que Jing se refere apenas aos escritos de Confúcio, enquanto outras sustentam que Jing é o clássico confucionista oficialmente designado. O autor prefere dizê-lo mais tarde.

2. O que são "clássicos confucionistas"?

Os chamados clássicos confucionistas geralmente se referem aos Treze Clássicos do Confucionismo, a saberZhouyi, Shangshu, Livro das Canções, Zhouli, Ritos, Livro dos Ritos, Chunqiu Zuozhuan, Chunqiu Gongyangzhuan, Vale Chunqiu Liang Zhuan, Os Analectos de Confúcio, Xiaojing, Erya, Mencius. Mas os primeiros clássicos confucionistas não eram estes Treze Clássicos.

No final do período da primavera e do outono (séculos VI a V a.C.), Confúcio, o fundador do confucionismo, retornou à sua cidade natal, Lu, após um longo período de atividades políticas fracassadas. , compilado e organizadoEle compilou alguns documentos tradicionais e formou os Seis Clássicos.

Sima Qian apontou em "Registros Históricos da Família Confúcio" que Confúcio editou Livros, excluiu Poemas e editou "Li" e "Yue" faziam parte de "Yi" e criaram "Primavera e Outono" com base nos materiais históricos de Lu Estado.forte>.

Há muito tempo há um debate sobre se os Seis Clássicos foram escritos por Confúcio. No entanto, o consenso é que Confúcio dominou a posição de edição e o texto original não é a obra original de Confúcio.

Desde então, os estudiosos confucionistas têm usado os Seis Clássicos como livros didáticos para estudar o confucionismo. Durante o Período da Primavera e Outono e o Período dos Reinos Combatentes, os Seis Clássicos foram reconhecidos como um tesouro.

3. De onde vêm os “clássicos confucionistas”?

Os clássicos confucionistas tiveram origem na Dinastia Han Ocidental. Havia doutores na Dinastia Qin. Como Qin Shihuang adotou a sugestão de Li Si de queimar livros e enterrar estudiosos confucionistas, ele concentrou todos os livros e acadêmicos na cidade de Xianyang. Após a morte de Qin, Xiang Yu queimou Xianyang, resultando em um grande número de pessoas.Os clássicos pré-Qin desapareceram do palco da história. Exceto pelo “Livro das Mutações”, os Seis Clássicos não foram poupados.

  • Jinwen Jingxue: o começo de a Dinastia Han O grande ancestral Liu Bang não prestou muita atenção a esses clássicos confucionistas e iniciou um grande número de doações de livros e coleções de livros antigos do período Wenjing. Alguns antigos Dr. Qin e outros estudiosos confucionistas recitaram os clássicos queimados oralmente ou silenciosamente, ou Retire os livros antigos que a Dinastia Qin arriscou e escondeu e transmita-os ao mundo.

  • Devido a diferenças nos sistemas de escrita, narração e interpretação, surgiram diferentes escolas de pensamento, mas suas versões eram basicamente as mesmas, e mais tarde foram coletivamente referidos como textos modernos.Clássicos.

  • Clássicos Antigos: Nos últimos anos do Imperador Jing da Dinastia Han, Rei Lu Gong construiu o palácio e destruiu a casa de Confúcio. Vários clássicos foram descobertos nas paredes da antiga casa; durante o reinado do Imperador Wu da Dinastia Han, Liu De, o Rei de Hejian Xian, colecionou um grande número de documentos clássicos do povo, o mais importante dos quais foi "Zhou Guan", que foram todos incluídos no Palácio Secreto (ou seja, a biblioteca real oficial);

  • Durante o reinado do Imperador Xuan da Dinastia Han, uma mulher de Hanói arruinou a velha casa e obteve vários "Shang Shu" (graças a alguém que sentiu pena do livro e escondeu parte dele).

  • Esses documentos desenterrados estão todos escritos em caracteres antigos do Período dos Reinos Combatentes. Comparados com os populares Cinco Clássicos, eles não são diferentes apenas no número de artigos e palavras. , mas também em conteúdo. Isso é chamado coletivamente de Clássicos Antigos.

4. Conclusão

Depois que o Imperador Wu da Dinastia Han subiu ao trono, a fim de se adaptar à situação política unificada e fortalecer o governo centralizado, ele implementou o método de depor centenas de escolas de pensamento e respeitar apenas o confucionismo. Ele mudou o sistema original de doutorado e acrescentaram discípulos. Havia o ditado de doutorado nos Cinco Clássicos. A partir de então, o Confucionismo foi o único.

Como não existe livro de "Yue", os Cinco Clássicos de "Poesia", "Livro", "Li", "Yi" e "Primavera e Outono" ultrapassaram o status de clássicos comuns e tornam-se grandes clássicos jurídicos. Um clássico de leitura obrigatória para estudiosos.

Os estudiosos confucionistas da Dinastia Han consideraram a transmissão e interpretação dos Cinco Clássicos como sua principal ocupação. Desde então, o estudo dos clássicos confucionistas foi anunciado oficialmente e pode ser considerado a herança e o desenvolvimento do confucionismo original no período pré-Qin.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde