inicial > Conversa Histórica

Uma introdução a Fuquan, o segundo filho do Imperador Shunzhi da Dinastia Qing (por que Shunzhi não passou o trono para Fuquan)

Você Feihe 2022-12-22 frequência

Resumo:Aixinjueluo Fuquan (1654-1703), natural de Xiangbai Banner na Manchúria. O ministro do clã imperial da Dinastia Qing e um notável comandante militar no início da Dinastia Qing. Ele era o segundo

Por que o Imperador Shunzhi da Dinastia Qing passou o trono para seu terceiro filho, Xuanye, em vez de para seu segundo filho, Fuquan?

Imperador Shunzhi da Dinastia Qing, Aixinjueluo Fulin (1638-1661), o ancestral da Dinastia Qing, reinou por dezoito anos (1643-1661) e foi o terceiro imperador da dinastia Manchu. Dinastia Qing. Um imperador, ele também foi o primeiro imperador depois que a Dinastia Qing entrou na alfândega. Seu reinado foi Shunzhi.

O Imperador Shunzhi foi o nono filho do Imperador Taizong Huang Taiji da Dinastia Qing. Ele nasceu no Palácio Yongfu da Cidade Proibida em Shenyang. Sua mãe biológica era a Imperatriz Xiaozhuangwen Borjijit Bumubutai, também conhecida como a Imperatriz Xiaozhuangwen Borjijit Bumubutai. famoso. Pessoas posteriores A conhecida "Imperatriz Viúva Xiaozhuang".

O imperador Shunzhi tinha duas rainhas. A primeira rainha foi Borji, sobrinha da imperatriz viúva Xiaozhuang. Ji Te é filha de Wu Keshan, Príncipe Wu Keshan de Horqin Zhuoliketu, Mongólia.

Naquela época, Dorgon tomou a decisão de se casar. Fulin estava em desacordo com a rainha e eles frequentemente brigavam. Pouco mais de dois anos depois de ser coroada rainha, Fulin a depôs como concubina Jing no palácio lateral. Como ela não era favorecida pelo imperador Shunzhi, ela não tinha filhos.

A segunda rainha é sobrinha da rainha anterior, Borjigit, sobrinha-neta da imperatriz viúva Xiaozhuang e filha de Horqin Beile Nurji. Embora esta rainha fosse relativamente virtuosa, Fulin (Shunzhi) ainda estava insatisfeito com a nova rainha.

No entanto, embora a rainha não tenha sido favorecida pelo imperador Shunzhi, ela ganhou a confiança da imperatriz viúva Xiaozhuang e manteve com sucesso seu status de rainha. Por não ter filho, o Imperador Shunzhi não teve filho legítimo.

Em 19 de agosto, 17º ano de Shunzhi (1660), a concubina favorita do imperador Shunzhi, Dong E (postumamente chamada de Imperatriz Xiaoxian Duanjing), morreu de doença no Palácio Chengqian. Fulin sentiu dor. A ideia de tornar-se um monge surgiu.

Sobre a questão de estabelecer um príncipe herdeiro, o Imperador Shunzhi considerou escolher um de seus irmãos para estabelecer uma coroa príncipe durante sua doença.Como príncipe herdeiro, a imperatriz viúva Xiaozhuang insistiu em escolher um dos filhos do imperador Shunzhi como príncipe herdeiro, o que foi reconhecido por Shunzhi.

O imperador Shunzhi teve um total de oito filhos. O filho mais velho e o quarto filho morreram jovens (entre eles, o quarto filho nasceu da concubina favorita do imperador Shunzhi, Dong E). O quinto ao oitavo filhos ainda eram muito jovens quando o imperador Shunzhi morreu, sendo que o mais velho tinha menos de cinco anos.

Os únicos adequados para herdar o trono eram o segundo filho, Fuquan, e o terceiro, Xuanye, que tinham apenas oito anos na época.

Desde que o imperador Fulin de Shunzhi subiu ao trono aos seis anos de idade, ele sabia que o jovem imperador seria oprimido por oficiais poderosos (a regência de Dorgon era exclusiva). Mesmo o trono não está garantido, portanto, em primeiro lugar, está excluída a possibilidade de o quinto ao oitavo filhos herdar o trono. Portanto, só se pode escolher entre Fuquan e Xuanye.

Abaixo, compararemos Fuquan e Xuan Ye:

Primeiro, Aixinjueluo Fuquan (1654-1703), natural de Xiangbai Banner na Manchúria. Ele foi um ministro real da Dinastia Qing e um notável comandante militar no início da Dinastia Qing. Ele era o segundo filho do Imperador Shunzhi e meio-irmão do Imperador Kangxi. Sua mãe era Dong E, a concubina de Ningci.

(A filha de Changshi Kajike. Ela era inicialmente a concubina de Shizu. No quarto dia de dezembro do décimo segundo ano do reinado de Kangxi, ela foi homenageada como a concubina imperial Kaoningcui e a concubina imperial Kaoningmi ... No trigésimo terceiro ano do reinado de Kangxi, [1694] Morreu em 21 de junho, Jiaxu).

Aixinjueluo Xuanye (1654-1722), terceiro filho do imperador Shunzhi, sua mãe era Tong Jia (sem título na época). Ambas as mães eram concubinas. Diz-se que o status da mãe de Fuquan, Dong E, era muito mais elevado do que o da mãe de Xuan Ye, Tong Jia, e Dong E era mais favorecido pelo imperador Shunzhi.

No entanto, depois que Xuan Ye nasceu, ele ganhou o favor do Imperador Shunzhi e o amor da Rainha Borzigit (como seu próprio filho).

Ele foi criado pessoalmente pela Imperatriz Viúva Xiaozhuang quando era criança. Após a morte da Imperatriz Viúva Xiaozhuang, Kangxi chorou e chorou ao recitar a mensagem de felicitações. Certa vez, ele disse: "Relembrando minha idade fraca , Há muito tempo perdi minha confiança e segui o exemplo de minha avó. Por mais de trinta anos, ele o criou e ensinou até alcançar o sucesso. Sem sua avó, a Imperatriz Viúva, ele nunca teria sido capaz de alcançar o que tem hoje."

Pode-se perceber que Xuan Ye tem um relacionamento profundo com sua avó, a Rainha Mãe Xiaozhuang. Isso é incomparável para Fuquan.


Em segundo lugar, a mãe de Fuquan era Dong E, a concubina Ningci que foi favorecida pelo imperador. (não a concubina imperial, que foi postumamente nomeada Imperatriz Xiaoxian Duanjing). Como pode ser comparado com a imperatriz viúva, imperatriz e concubina Tong Jia?

Em particular, o poder, a influência e o apelo da Imperatriz Viúva Xiaozhuang eram incomparáveis ​​com qualquer pessoa dentro ou fora da corte Qing naquela época. Com o apoio da Imperatriz Viúva Xiaozhuang. Nesse sentido, mesmo Fuquan, que disse que “o filho é mais valioso que a mãe”, não pode competir com Xuan Ye.

Terceiro, quando Xuan Ye e Fuquan tinham seis anos, eles e seus irmãos prestaram homenagem a seus pai. . Shizu Fulin perguntou aos príncipes o que eles mais queriam fazer. O mais velho dos outros príncipes tinha apenas três anos e não conseguia responder nada.

Fuquan, o segundo filho do imperador, disse: "Basta ser um rei virtuoso." Xuan Ye disse: “Imite meu pai e faça o meu melhor”. Portanto, Fulin valorizava muito Xuan Ye e, na mente de Shunzhi, Fuquan estava naturalmente um passo atrás.

Finalmente, no primeiro mês do 18º ano de Shunzhi (1661), o Imperador Shunzhi aceitou o convite do ministro das Relações Exteriores Tang Ruowang quando ele estava morrendo. Foi sugerido que Xuan Ye deveria ser escolhido como herdeiro porque ele havia sido exposto à varíola e era imune à varíola, e que Xuan Ye deveria ser formalmente registrado como o príncipe herdeiro no forma de um édito póstumo.

Portanto, o herdeiro oficial do trono não é outro senão Xuan Ye. Além disso, a mãe de Fuquan, Dong E, não era a concubina Dong E, que foi postumamente chamada de Imperatriz Xiaoxian Duanjing. Os leitores são aconselhados a não confundi-la com a mesma pessoa.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde