inicial > Conversa Histórica

Apreciação dos Poemas Completos de I Love Master Meng (um poema escrito pelo poeta Li Bai para o grande poeta Meng Haoran)

Sun Zijun 2023-01-07 frequência

Resumo:Eu amo o Mestre Meng e ele é conhecido em todo o mundo. A bela abandona a coroa e a cabeça branca jaz nas nuvens dos pinheiros. A lua está bêbada e o santo está no céu, e as flores não estão

“Eu amo Mestre Meng, e seu romance é conhecido em todo o mundo.” Quem tornou o “Poético Imortal” Li Bai tão obcecado por ele?

[Poema original]

Para Meng Haoran

Eu amo o Mestre Meng e ele é famoso em todo o mundo o mundo.

A bela abandona sua coroa e sua cabeça branca jaz nas nuvens de pinheiro.

A lua bêbada freqüentemente atinge os santos, e as flores perdidas não são motivo de preocupação para você.

Você pode olhar para as altas montanhas e se curvar diante da fragrância clara.

[Agradecimento]

Este É um poema escrito pelo poeta Li Bai ao grande poeta Meng Haoran. Naquela época, Li Bai viajou para Xiangyang para visitar Meng Haoran. Meng Haoran é mais velho que Li Bai, então Li Bai admira muito Meng Haoran.

Então Meng Haoran é chamado de "Mestre Meng", e "Mestre" é um título honorífico para homens.

No início das duas primeiras frases diz-se que Mestre Meng era "romântico". Mestre Meng, a quem respeito e admiro muito, é famoso pela sua elegância e desenfreado. O que significa "风流"?

Isso leva à terceira e quarta frases: "A bela abandona a coroa, e a cabeça branca jaz nas nuvens dos pinheiros." Quando era jovem, ele desprezava os altos funcionários e sua riqueza, e vivia em reclusão na floresta de pinheiros de Linquan quando era velho.

O autor tem muita inveja de "como isso é desenfreado e confortável".

Aqui a palavra "rosto bonito" corresponde à palavra "cabeça branca", que se refere à juventude e à velhice; "Xuanmian" originalmente se refere ao lindo carro que o oficial dirige e ao chapéu que o oficial usa. Aqui se refere ao alto salário do alto funcionário. Prosperidade e riqueza; "Deitado nas nuvens de pinheiros" refere-se a viver em reclusão nas montanhas e florestas.

Meng Haoran só visitou Chang'an quando tinha quarenta anos e viveu em reclusão em Xiangyang durante toda a sua vida. vida.

Meng Haoran "O caminho dos pinheiros de Yanfei é longo e solitário", ele vive recluso nas montanhas e florestas e não se preocupa com os assuntos mundanos, mas "o eremita está feliz, olhando um para o outro e tentando subir alto". Esse tipo de sentimento relaxado e indiferente faz com que Shixian Taibai Ele admirasse seu caráter nobre e fosse admirado por Li Bai.

Então a quinta e a sexta sentenças são "Bêbado pela lua, alguém é frequentemente santo, e aquele que é obcecado por flores não se importa com o rei." Ele muitas vezes olha para a lua e bebe, bêbado dormindo, obcecado pelas flores e plantas do campo, mantendo-se afastado do funcionalismo e não ganancioso pela carreira oficial, glória e riqueza.

Aqui, "Zhongsheng" refere-se a outro nome para "embriaguez". Quão parecido é com o estilo de vida de Li Bai, especialmente “Bêbado na Lua, Nada a ver com o Rei”, que louvável! Li Bai ansiava por isso.

Não pude deixar de admirar em meu coração: “Você pode olhar para as altas montanhas e apreciar a bela paisagem”. Ser capaz de admirar tanto o poeta Taibai que “posso dobrar as sobrancelhas e dobrar a cintura para servir aos poderosos, o que me deixa infeliz”, você pode me dizer o quão “romântico e feliz” Meng Haoran é!

Li Bai não desrespeita os outros levianamente, mas sua emoção de “olhar para as altas montanhas” mostra que o nobre caráter de Meng Haoran realmente deixa o poeta com inveja! Todo o poema tem um estilo antigo e sentimentos ousados, o que faz as pessoas se maravilharem ao lê-lo.

Mais tarde, Li Bai também escreveu um poema muito famoso, que está intimamente relacionado com Meng Haoran. Isso é "Torre do Guindaste Amarelo, adeus a Meng Haoran em Guangling"

"O velho amigo se despediu da Torre do Guindaste Amarelo no oeste, e fogos de artifício desceram de Yangzhou em março.

A sombra da vela solitária desapareceu no céu azul, e apenas o céu do rio Yangtze é visível Fluxo."

Este poema tem uma concepção artística ampla e sentimentos profundos. É uma obra-prima que tem foi transmitido através dos tempos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde