inicial > Emoções psicológicas

Como responder com alta inteligência emocional quando alguém te elogia (Como responder humildemente quando alguém te elogia)

Wei Lejing 2023-01-27 frequência

Resumo:Se alguém te elogiar, você pode responder com ridículo ou dizer com alegria: gostei de ouvir isso, você pode dizer mais no futuro. Sua boca parece mel. Quando ela se tornou tão doce? Por exempl

Na vida e no trabalho, quando nós ou nossos filhos alcançamos algumas conquistas e somos elogiados por outros, como devemos responder de uma forma que seja ao mesmo tempo modesta e notável, e que também possa dar a nós ou aos nossos filhos maior motivação?

Hoje darei a você um princípio e um método para responder razoavelmente aos elogios da outra parte na maioria dos cenários.

Princípio: não negue os elogios da outra pessoa.

Quando a outra parte diz: "Desta vez ele conseguiu o primeiro lugar no teste novamente, seu filho é muito inteligente."

A resposta comum: "Não, ele tem sorte/não tão bom/ Aquele XX também foi bem no exame."

Quando o chefe diz: "Este projeto é bem feito, merece elogios."

Resposta comum: "Com licença , Eu deveria/retribuir Existem algumas deficiências, prestarei atenção a isso na próxima vez."

Parece modesto, mas o significado implícito é que você não reconhece o elogio da outra pessoa, de modo que a outra pessoa vai se sentir "muito orgulhosa/eu te elogiei" Está errado?"

Como você alcançou conquistas, você precisa ser visto. Se respondermos assim, não apenas as nossas conquistas ou as de nossos filhos serão ignoradas, mas também fará a outra pessoa pensar: por que você não é humilde? Então não vou mais te elogiar.

A outra pessoa realmente quer elogiar você ou seu filho, mas tal resposta tem o significado implícito de negar o elogio da outra pessoa, o que fará com que a outra pessoa se sinta insatisfeita, especialmente aqueles que não são tão bons pois você ficará ainda mais irritado.

Mesmo que a outra pessoa não queira realmente elogiá-lo, mas esteja apenas sendo educada, tal resposta fará com que a outra pessoa sinta que você está “fingindo”. ou as conquistas do seu filho, pode até trazer outras consequências.

Método: Reconheça seus próprios esforços

Já que a outra pessoa quer me elogiar, então deve haver algo digno de elogio para mim ou para meu filho. Deveríamos ser humildes, mas o método e a direção da humildade devem ser corretos.

Portanto, não negue suas conquistas, mas destaque seus esforços.

Se admitirmos que podemos alcançar resultados por causa da sorte, inteligência, etc., Não tem nada a ver com seus próprios esforços, a outra pessoa pode pensar que você não conseguirá fazer isso na próxima vez.

Portanto, para destacar nossas conquistas, devemos destacar nossos esforços. Essa é a principal direção ao responder aos elogios.

Padrão de frase: acabei de fazer um pequeno esforço estúpido.

Quando a outra parte diz: "Desta vez ele conseguiu o primeiro lugar no teste novamente, seu filho é muito inteligente."

A resposta correta é: "Tudo bem, ele simplesmente fiz um pequeno esforço estúpido." ”

Quando o chefe diz: “Este projeto é bem feito, merece elogios.”

A resposta correta: “Isso mesmo, acabei de fazer um pouco de trabalho estúpido.”

>

Essa resposta não apenas reconhece as próprias conquistas, mas também traz o foco da questão para os próprios esforços, em vez de outros fatores incontroláveis.

Eenfatize que tais conquistas e trabalho árduo são inseparáveis ​​e não podem ser substituídos por outros.

A outra parte não sabe quanto esforço você fez, então ela não pode negar seus esforços, muito menos as suas conquistas ou as de seu filho.

Portanto, esse tipo de resposta pode parecer modesta, mas na verdade, ela não apenas dá um passo à frente à outra parte, mas também melhora sutilmente a si mesmo e não parece ser arrogante ou complacente.

Da mesma forma, quando outros elogiam seu filho por suas boas notas, talento artístico ou outras vantagens notáveis.

Para não deixar a criança orgulhosa e não prejudicar sua autoconfiança, você pode usar esse padrão de frase para lidar com isso.

Por exemplo: "Esta criança trabalha muito. Depois de terminar o dever de casa, ela está lendo/desenhando/praticando piano."

Ou: "Esta criança realmente gosta disso. , então estou muito focado e sempre quero trabalhar duro para fazer isso bem."

Então responda a o elogio dos outros, primeiro precisamos confirmar se o elogio da outra parte é justificado.

Não admita elogios irracionais, caso haja armadilhas.

Em segundo lugar, a nossa resposta deve mudar para os nossos próprios esforços e seriedade.

Em vez de serem classificados como sorte, talento, inteligência e outras coisas invisíveis e intangíveis.

Terceiro, você ainda precisa ser humilde ou, pelo menos, comportar-se com modéstia.

Devemos ser humildes e não arrogantes quando se trata de elogios. O segredo é fazer com que a outra pessoa concorde com você ou com as conquistas e esforços de seu filho.

Quarto, o conteúdo do elogio deve ser orientado para valores corretos.

Envie uma mensagem à outra parte ou à criança de que as conquistas são conquistadas com dificuldade e obtidas com um preço e muito trabalho.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde