inicial > Conversa Histórica

Em que ano o Movimento de Reforma de 1898 revelou uma importante reforma política na história chinesa?

Van Gogh 2024-01-08 frequência

Resumo:"Em que ano ocorreu o Movimento de Reforma de 1898? O Movimento de Reforma de 1898, também conhecido como Reforma dos Cem Dias, foi uma importante mudança política na história chinesa. Ocorreu no

Em que ano ocorreu o Movimento de Reforma de 1898?

O Movimento de Reforma de 1898, também conhecido como a Reforma dos Cem Dias, é uma parte importante da história chinesa A última grande mudança política. Ocorreu no 22º ano de Guangxu na Dinastia Qing (1898) e foi iniciado e promovido por um grupo de pessoas clarividentes como Kang Youwei e Liang Qichao.

A história da China na época

No final do século XIX, a China a situação social era muito instável. Questões como a invasão da China por potências estrangeiras e a corrupção política interna mergulharam a sociedade chinesa numa crise. Depois que o imperador Guangxu subiu ao trono, a interferência de burocratas jovens e conservadores levou à corrupção e à incompetência do governo. Ao mesmo tempo, cada vez mais académicos e intelectuais começaram a reflectir sobre o sistema tradicional da China e a acreditar que devem ser feitas mudanças para salvar o país.

O surgimento e os objetivos dos reformistas

Kang Youwei, Liang Qichao e outros novos revolucionários chineses Jinshi é um representante da facção reformista. Eles acreditam que a China precisa de reformas para se livrar da agressão de potências estrangeiras e acompanhar o seu desenvolvimento. Os reformistas defendem a aprendizagem dos sistemas políticos, económicos e militares ocidentais, bem como a implementação de reformas educativas para melhorar a qualidade das pessoas. Propuseram uma série de novos projetos de lei destinados a fortalecer o governo central e a promover a democracia e a modernização.

A implementação e o fracasso da "Reforma dos Cem Dias"

Os reformistas em Guangxu II No 12º ano do Movimento de Reforma de 1898, uma série de medidas de reforma foram adotadas. Estas incluem a abolição do sistema das Oito Bandeiras, a fundação da Assembleia Nacional, o estabelecimento de órgãos constitucionais a todos os níveis, a reforma judicial, etc. Tentaram também introduzir o constitucionalismo e estabelecer uma constituição para construir um país moderno. Além disso, também apoiam o desenvolvimento científico e tecnológico, reformam o sistema fiscal e promovem a reforma da educação. No entanto, como as reformas dos reformistas foram demasiado radicais e enfrentaram oposição das forças conservadoras, as reformas dos reformistas duraram apenas mais de cem dias antes de fracassarem.

Razões para o fracasso do Movimento de Reforma

Há muitas razões pelas quais o O Movimento de Reforma de 1898 falhou. Primeiro, as reformas dos reformistas foram tão radicais que afectaram os resultados financeiros, desencadeando uma forte oposição por parte dos conservadores. Em segundo lugar, a corrupção e o caos dentro da corte Qing também impediram os reformistas de promover reformas. Além disso, a interferência de potências estrangeiras e a supressão dos reformistas por forças estrangeiras foram também uma das razões importantes para o fracasso.

O impacto e o significado da Reforma

Embora o Movimento de Reforma de 1898 tenha falhado , teve O processo da história moderna da China teve um impacto profundo. Primeiro, despertou a consciência da mudança no povo chinês e inspirou mais reformadores e revolucionários posteriormente. Em segundo lugar, as ideias dos reformistas tiveram um certo efeito iluminista nos subsequentes movimentos de reforma política e de democratização. Finalmente, algumas medidas de reforma política e educacional introduzidas pelos reformistas também lançaram as bases para o subsequente processo de modernização da China.

Conclusão

Embora o Movimento de Reforma de 1898 tenha terminado em fracasso, foi um das mudanças mais importantes na China moderna. Uma tentativa importante na história. Revela a fragilidade e o caos da sociedade chinesa e inspira mais pessoas a prosseguirem os seus sonhos de reforma e modernização. Os defensores do movimento reformista abriram caminho ao processo de modernização da China e, embora os seus esforços tenham sido infrutíferos, tiveram um impacto profundo na história subsequente.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde