inicial > Enciclopédia de curiosidades

Em que áreas as moradias em estilo torre de vigia são distribuídas principalmente (um tipo especial de arquitetura residencial chinesa)

Você, Junshu 2023-02-16 frequência

Resumo:As casas-torre de vigia tibetanas são geralmente construídas no topo de montanhas ou ao longo de rios, com paredes construídas de entulho. Para fins defensivos, as casas são construídas em blocos

Residências arquitetônicas tradicionais clássicas: torres de vigia tibetanas que combinam capacidades de vida e defesa!

O registro mais antigo de um edifício como uma torre de vigia em documentos antigos é "A Biografia de Nanman e do Sudoeste Yi no Livro da Dinastia Han Posterior": "O Ran Yi Diao foi aberto por Imperador Wu. No sexto ano de Yuanding, foi nomeado condado de Wenshan (hoje condado autônomo de Maofen Qiang, no noroeste de Sichuan).

Todos eles vivem perto das montanhas, com pilhas de pedras como casas, e o a altura é superior a três metros, chamada de "Qiong Cong". "Qiong Cong" é a torre de vigia mais antiga vista até agora. O nome.

As casas de torre de vigia tibetanas são geralmente construídas no topo da montanha ou à beira do rio, com paredes construídas em entulho. Para fins de defesa, as casas são construídas em blocos sólidos, como fortificações. Muitas vezes são de três andares, com armazenamento no primeiro andar. e criação de gado, com alojamentos no segundo para terceiro andar.

Uma plataforma e uma sala de sutra são montadas. A sala de sutra é o lugar mais sagrado e está localizada no telhado superior.

As grandes casas tibetanas têm uma torre de observação separada para observação. A cozinha e o banheiro também são montados separadamente. Há saídas de ar na parte superior da cozinha e o o banheiro às vezes é elevado ou suspenso para defecação. Depois de cair, o esterco acumulado é coletado e o combustível para cozinhar e aquecer é o esterco de vaca.

A aparência da residência tibetana é caracterizada por uma estrutura de madeira com uma telhado plano que se projeta da espessa parede de pedra.

O lugar mais famoso para torres de vigia é o condado de Danba, província de Garze, Sichuan. As antigas torres de vigia são feitas de lama e pedras, com bela aparência e paredes sólidas. A maioria delas as antigas torres de vigia estão conectadas aos edifícios residenciais, e algumas são construídas independentemente no solo. , no vale.

A forma das antigas fortificações é geralmente um cilindro quadrado alto: há quatro cantos, cinco cantos tem oito cantos e alguns têm treze triângulos. A altura geralmente não é inferior a 10 metros, a maioria 30 metros. Tem cerca de 50 a 60 metros de altura.

As torres de vigia têm formatos diferentes, com seis andares de altura. Até o décimo andar, a base da torre de vigia é sólida, e a largura da base torna-se mais estreita quanto mais alta ela for . A fortificação foi construída com entulho e as habilidades de alvenaria são excelentes. Este tipo de torre de vigia é um edifício único em Danba. Ela está distribuída por todo o condado de Danba, concentrada principalmente em ambos os lados do vale do rio.

Ou em grupos de três ou cinco, ou independentemente no topo da montanha, as fortificações ecoam entre si e formam um impulso de acordo com as montanhas; em locais concentrados, até onde a vista alcança, dezenas de torres de vigia ondulam para formar uma belas paisagens. É um grupo espetacular de torres de vigia. Entre os muitos grupos de torres de vigia, o grupo de torres de vigia no município de Suopo é o mais distinto.

A altitude média da maioria das áreas no Tibete é relativamente alta, a o clima é frio e seco, e as pilhas de pedras no terreno baldio tornaram-se o principal material para as pessoas construírem casas. Os tibetanos usam pedras e lascas para construir casas de três ou quatro andares, que são chamadas de fortificações porque se assemelham a fortificações.< /p>

Embora as fortificações sejam antigas, elas têm uma aparência única no ambiente. Em termos de distribuição funcional, não são inferiores aos edifícios de vilas modernas. Diaolou e edifícios residenciais são dois tipos de construção diferentes.

O lugar onde você mora é chamado de residência, que é o local de descanso de nossos ancestrais e também o local onde vivem os seres humanos. O tipo de construção mais primitiva e mais numerosa. Diaolou são edifícios militares com funções defensivas.

Nos primeiros dias da civilização, as pessoas organizavam a vida, a produção e resistiam conjuntamente à invasão estrangeira em unidades de clã.

O que surgiu nesta época foi a forma de defesa conjunta do assentamento de "depender das montanhas para proteger uns aos outros e se reunir para proteger uns aos outros", e as torres de vigia independentes defensivas dominaram o relacionamento entre as torres de vigia e as aldeias.

Com o desenvolvimento da sociedade, da economia e da cultura, a sociedade de clãs transformou-se numa sociedade familiar com a família como unidade.

O maior desenvolvimento das torres de vigia é a integração espacial das torres de vigia e dos espaços de convivência, o que forma uma segunda barreira de defesa para as famílias, além da defesa geral da aldeia.

As torres de vigia e as residências ficam próximas umas das outras e se integram às residências através de estruturas como portas, paredes, corredores, estradas, vigas e colunas, provocando assim uma relação entre as torres de vigia e as residências do plano relação com a combinação espacial.As mudanças de conexão mútua, penetração e integração.

A maioria das torres de vigia em toda a China estão conectadas a pátios e combinadas com paredes de pátio para formar uma defesa O sistema é uma construção auxiliar de todo o pátio ou casa fechada.

Desta forma, surge outro tipo de forma espacial, ou seja, as moradias das torres de vigia, que são também as “casas de vigia” registadas em “Alfândega de Guangji em Sichuan”.

Do ponto de vista geográfico, a distribuição das habitações Diaolou na China está concentrada nas áreas de Qiang e das minorias tibetanas no noroeste de Sichuan, nas áreas Han na Bacia de Sichuan, no sul de Jiangxi e em Fujian-Guangdong Hakka. áreas, e a área de Wuyi em Guangdong.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde