inicial > Enciclopédia de curiosidades

De que tipo de árvore vêm os pistaches (por que os pistaches são tão caros)

Xie Gengshu 2023-04-13 frequência

Resumo:Se você come pistache com frequência, sabe que tipo de planta eles são? Por que essas nozes são tão caras? Pode ser cultivado em larga escala no país? Vamos descobrir juntos! Ciência popula

De que planta é fruto o pistache? Por que é tão caro? Pode ser cultivado internamente?

Acredito que muitos amigos gastronômicos estão familiarizados com pistache. Chama-se "pistache" porque parece a boca de um palhaço com um sorriso rachado, e diz-se que comê-lo deixa as pessoas felizes.

Agora que o Ano Novo Chinês está chegando, muitas nozes são particularmente populares, e os pistaches são uma delas. Embora o preço desse tipo de fruta não seja barato, geralmente custa dezenas de yuans por quilo e é chamado de “nobre do mundo das nozes” pelos internautas.

Mas por ser tão delicioso e viciante, muitas pessoas ainda compram alguns.

Para aqueles que comem pistache com frequência, vocês sabem que tipo de planta eles são? Por que essas nozes são tão caras? Pode ser cultivado em larga escala no país? Vamos descobrir juntos!

Ciência do pistache

Pistache é na verdade apenas um nome comum entre os chineses. Muitas pessoas já o comeram, mas não sabem seu nome. O nome científico do pistache é pistache, um nome muito difícil de pronunciar. Só porque foi introduzido no exterior, o lar ancestral do pistache fica na distante Pérsia, que hoje é o Irã.

Esta planta é distribuída principalmente em países como Turquia, Afeganistão, Síria, Iraque e Grécia. Claro, também é cultivada em pequenas quantidades nos Estados Unidos, Rússia, França, Itália e China. O pistache é uma pequena planta arbórea dos gêneros Anacardiaceae e Pistacia.

É também porque vem da enorme família do sumagre, então a planta se parece um pouco com o sumagre árvore. Seu tronco não é alto, geralmente de 5 a 7 metros de altura, e suas folhas são pinadas alternadas com 3 a 5 folíolos.Os pecíolos são planos na parte superior e sem asas ou com asas estreitas.

A fruta não é o que vemos à primeira vista, os pistaches só quebram quando estão maduros. Existem também alguns que não quebram e quebrarão depois de serem processados ​​posteriormente.

Na verdade, ainda não é tarde para plantar pistache em nosso país. Já na Dinastia Tang, ele foi introduzido em nosso país vindo da Pérsia e começou a ser cultivado em Kashgar, Shufu. Condado, etc., no sul de Xinjiang. Há uma pequena quantidade de cultivo no solo.

No entanto, embora os pistaches sejam cultivados na China há mais de 1.000 anos, eles não estão bem desenvolvidos e ainda são cultivados apenas esporadicamente em algumas áreas de Xinjiang.

Por que os pistaches são tão caros?

Como um dos quatro principais frutos secos do mundo, o pistache tem grande reputação, e não só no nosso país, mas também em muitos outros países, mesmo nas suas áreas de produção, o preço deste seco a fruta é muito cara, barata.

Claro, definitivamente não é tão caro quanto em nosso país, e a razão é que esse tipo de frutas secas É difícil de cultivar e o rendimento é relativamente baixo, além de ter alto valor nutritivo e ser delicioso, por isso o preço é alto.

Em primeiro lugar, os pistaches têm requisitos relativamente elevados para o ambiente de cultivo. Na verdade, o cultivo do pistache foi desenvolvido na China há muitos anos, mas não houve cultivo em grande escala, porque não é adequado para o cultivo em grande escala na China, ou seja, o clima e o meio ambiente não são adequados para o crescimento do pistache.

O pistache é uma espécie de árvore que adora temperatura e luz. Tem forte tolerância à aridez, ao frio e à seca, e suas exigências de solo não são muito rigorosas. No entanto, esta planta é adequada para cultivo em áreas onde a temperatura média anual é superior a 11°C e a temperatura efectiva acumulada anual é superior a 4000°C.

Isso também limita o ambiente para seu cultivo. Na China, apenas partes do noroeste podem atender às crescentes exigências ambientais dos pistaches. Por conta disso, existe uma grande área de cultivo na China, ou seja, em Xinjiang, Gansu, Shaanxi e outras províncias.

Em segundo lugar, os pistaches têm um longo período de crescimento e frutificam tarde. Geralmente, frutas como maçãs, peras e pêssegos começam a frutificar em três a cinco anos e depois começam a entrar no período de frutificação em alguns anos. No entanto, o período de crescimento do pistache é relativamente longo, e muitas vezes leva cerca de 10 anos para produzir uma pequena quantidade de frutos, e a quantidade de frutos não é grande por muito tempo depois disso.

Mesmo se gerido adequadamente, levará quase vinte a trinta anos antes de atingir o seu pico de frutificação. Um processo de crescimento tão longo fez com que muitas pessoas que originalmente queriam plantá-lo ficassem desanimadas devido a considerações económicas e de capacidade, o que também levou ao facto de não haver muitos agricultores a cultivar pistácios no país.

O último ponto é que sua produção é baixa, mas a demanda do mercado é grande. Os pistaches não são consumidos apenas como nozes; na verdade, são uma espécie de árvore econômica com uma ampla gama de utilizações.

Os pistaches são ricos em vitaminas, minerais e elementos antioxidantes e possuem características notáveis ​​de baixo teor de gordura, baixas calorias e alto teor de fibras. Portanto, eles não são apenas um lanche saudável muito popular, mas também mundialmente famosos. espécies lenhosas de árvores oleaginosas.

O teor de óleo dos grãos de pistache chega a 45%, por isso também é comumente usado para extrair óleo.O óleo prensado não é apenas comestível, mas também é amplamente utilizado na produção de cosméticos, etc., porque o óleo que produz não seca.

Originalmente, o rendimento de pistache não é alto. O rendimento por mu é de apenas cem a duzentos quilos. O rendimento de frutas secas é ainda menor. É muito menor do que muitas outras culturas comerciais, mas o a demanda do mercado é Eles são muito grandes e não há muitos locais adequados para o cultivo de pistache no país, o que obviamente não consegue atender a demanda do mercado, grande parte deles é importada do exterior.

É justamente por esses motivos que o preço do pistache permanece alto. Estima-se que no futuro, à medida que a tecnologia de plantio se tornar mais avançada e mais agricultores cultivarem pistache, a liberdade do pistache será alcançada.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde