inicial > Conversa Histórica

Tradução de Du Fu e apreciação de Li Bai no final do dia (explicação do significado poético dos poemas antigos de Li Bai no final do dia)

Zheng Yitan 2023-02-26 frequência

Resumo:O poema sobre o qual vou falar hoje foi escrito por Du Fu no final do outono, fala com o coração, cada palavra é afetuosa e tocou inúmeras pessoas durante milhares de anos. “Li Bai está grávi

No final do outono, Du Fu pensou em Li Bai e escreveu um poema com cinco rimas, falando do fundo do coração, e cada palavra era afetuosa!

Como todos sabemos, Du Fu é fã de Li Bai.

A primeira vez que os dois se encontraram foi em 744. Antes disso, embora Du Fu também tenha escrito o famoso ditado imortal "Quando você está no topo da montanha, você pode ver todas as pequenas montanhas de relance ", mas depois disso ele ficou conhecido como" Na frente de Li Bai, o grande poeta do mundo da poesia que "baniu o imortal", ele só pode ser considerado um menino novato.

Algumas pessoas dizem que por causa da selvageria de Li Bai, ele realmente não gostava de Du Fu, mas a julgar pelos dois encontros subsequentes, é óbvio que esta afirmação não é verdadeira.

Se os dois não tivessem sido compatíveis, como poderiam ter se encontrado duas e três vezes em pouco mais de um ano?

Du Fu também tem o grande orgulho de um estudioso em seu coração. Se Li Bai realmente o desprezava, como ele poderia sentir falta de Li Bai o tempo todo nas décadas após a separação?

forte>

O poema sobre o qual vou falar hoje foi escrito por Du Fu no final do outono. Ele fala com o coração, cada palavra é afetuosa e tocou inúmeras pessoas durante milhares de anos.

"Abrace Li Bai no final do dia"

Uma brisa fresca sopra no final do dia, o que você pensa em um cavalheiro?

Quando chegarão os gansos-cisnes? Haverá muita água de outono nos rios e lagos.

O artigo odeia o destino e é cheio de charme.

Deveríamos compartilhar as palavras das almas injustiçadas e enviar poemas para Miluo.

Este poema "O fim do mundo está abraçando Li Bai" foi escrito em 759 DC, durante o Rebelião Anshi. A situação não é boa.

Li Bai juntou-se ao xogunato de Yong Wang Li Lin e foi exilado em Yelang por "rebelião".Ele foi perdoado no caminho e vagou por Hunan.

Naquela época, Du Fu estava insatisfeito com os assuntos políticos imundos, então abandonou sua posição oficial e morou em Qinzhou (Tianshui, Gansu).

Antes de escrever este poema, Du Fu também escreveu dois poemas "Sonho de Li Bai", "Velhos amigos entram no meu sonho, sabendo que me lembrarei um do outro para sempre".

Todos sabemos que antigamente o transporte era inconveniente e as notícias ficavam para trás, sem falar nas guerras. Como disse Du Fu em outro poema "Relembrando o cunhado em uma noite de luar", < forte>"Enviar uma carta nunca chegará. , a situação é que as tropas não pararam."

Portanto, descobriremos que há realmente uma diferença de fuso horário aqui.

Li Bai começou a exilar Yelang no inverno de 758 e foi perdoado na primavera de 759. No entanto, Du Fu naquela época ainda não havia recebido notícias do perdão de Li Bai.

Ele sempre pensou que a outra parte ainda estava no exílio, "O miasma no sul do rio Yangtze, não há notícias dos convidados".

Obviamente, isso é um mal-entendido, mas é precisamente por causa desse lindo mal-entendido que podemos sentir o profundo desejo e preocupação de Du Fu por Li Bai.

Quando escreveu este poema, já havia recebido a notícia de que seu amigo havia sido perdoado, mas ainda estava preocupado, então criou o poema "O Fim do Mundo com Li Bai".

O primeiro dístico do poema é inspirado na "brisa fresca", criando uma atmosfera triste e estabelecendo as bases para o tom emocional de todo o poema.

Os antigos costumavam chamar de "Vento de Outono", "Vento Oeste" e "Vento Dourado". "Vento Oeste" já é desolado e desolado, mas a "brisa fresca" aqui do poeta vai um passo adiante, uma espécie de arrepio profundo atingiu meu rosto.

Toda linguagem de cenário é linguagem de amor. Você pode imaginar como o poeta do extremo noroeste deve estar triste neste momento.

Estou em declínio, preso e desolado, mas ainda sinto falta dos meus amigos distantes, "O que você acha, senhor", uma pergunta que parece ser gentil, mas na verdade, contém milhares de sentimentos., expressando completamente os verdadeiros sentimentos do poeta, sem ser disfarçado.

O seguinte dístico, "Quando os gansos-cisnes chegarem, haverá abundante água de outono nos rios e lagos" destaca ainda mais a preocupação.

Os antigos costumavam usar gansos-cisnes para transmitir mensagens. Não poder se ver é um grande arrependimento. Além disso, como os rios e lagos são perigosos, os gansos-cisnes não podem chegar e as mensagens são cortado, o que aumenta invisivelmente a confusão.Um sentimento de melancolia.

Os dois primeiros dísticos podem parecer simples, mas expressam os pensamentos e preocupações do poeta de maneira muito natural e profunda, o que é sincero e comovente.

Vamos dar uma olhada no dístico do pescoço novamente: "O artigo está cheio de destino, e o encanto é tão alegre." Superficialmente, significa que Li Bai foi rebaixado porque foi incriminado. Na verdade, também expressa os próprios sentimentos do poeta sobre sua experiência de vida.

Du Fu foi abandonado por Tang Suzong por causa do resgate de Fang Guan por Shangshu, então ele se sentiu injusto.

Ele sempre teve a ambição de "servir os imperadores Yao e Shun e tornar os costumes puros", mas sempre falhou em alcançar sua ambição.

Li Bai também não foi apreciado por seu talento e foi ainda mais infeliz: ele tinha ciúmes dos outros e foi banido para uma terra estrangeira.

O poeta está reclamando do infortúnio de Li Bai, então por que não expressar seu próprio ressentimento?

Essas duas frases são a dolorosa realização do poeta depois de sofrer muitas dificuldades, e também são um retrato de muitos estudiosos dos tempos antigos. Este é provavelmente o caso da chamada "poesia é pobre e o trabalho está atrasado".

O último dístico "Para compartilhar as queixas e enviar poemas para Miluo" é a imaginação do poeta e também cita as alusões de Qu Yuan, ecoando o dístico do pescoço.

Qu Yuan não foi o único estudioso que foi exilado por calúnia e teve um destino ruim nos tempos antigos, mas por que o poeta o escolheu?

Em primeiro lugar, Qu Yuan criou a tradição da "beleza baunilha" e sempre foi considerado um líder pelos literatos; em segundo lugar, Li Bai estava vagando por Hunan naquela época, onde Qu Yuan estava exilado.

Ele imaginou que seus amigos naquela época deveriam jogar poemas no rio Miluo para expressar sua solidão e raiva à alma injustiçada de Qu Yuan.

Todo o poema termina aqui, mas a preocupação e a nostalgia do poeta por seus amigos correm como um rio. Sem fim.

Qu Fu, um literato da Dinastia Qing, comentou este poema "O artigo é um confidente, cada palavra é uma lágrima", com o qual concordo profundamente.

É precisamente porque os dois eram amigos íntimos e Du Fu conhecia a dor no coração de Li Bai que ele foi capaz de escrever poemas tão verdadeiros e sinceros. Cada palavra parecia vir de seu coração, e tem tocou inúmeras pessoas nos últimos milhares de anos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde