inicial > Conversa Histórica

Quem foi o cientista que descobriu os raios X (apresentado pelo físico Wilhelm Conrad Roentgen)

Você Feihe 2023-03-02 frequência

Resumo:Em 8 de novembro de 1895, o físico Wilhelm Conrad Röntgen descobriu os raios X em Würzburg. Esta descoberta revolucionou o diagnóstico médico.

Anjos e Demônios: O Passado e o Presente dos Raios X:

Em 8 de novembro de 1895, os raios X do físico Wilhelm Conrad Röntgen foram descobertos em Würzburg.

Esta descoberta trouxe uma revolução no diagnóstico médico. Ele ganhou o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901, e 10 de fevereiro de 2023 é o 100º aniversário de sua morte.

Descoberta acidental

Como em muitos casos de pesquisa científica, a descoberta dos raios X foi puramente acidental. Roentgen conduziu experimentos usando um tubo de raios catódicos de vidro quase a vácuo para explorar as propriedades dos raios catódicos.

Ele cobriu o tubo com papelão. No entanto, os raios emitidos pelo tubo de raios foram capazes de penetrar no papelão e emitir um leve flash verde-claro em uma tela fluorescente revestida com cianeto de bário platinado a um metro de distância. . De acordo com conclusões comprovadas, os raios catódicos não têm um efeito penetrante tão forte. Portanto, Roentgen concluiu imediatamente que se tratava de um novo tipo de raio.

No final de 1895, Röntgen apresentou seu primeiro artigo, "Sobre um novo tipo de raio" (Über eine neue Art von Strahlen), à Sociedade de Medicina Física de Würzburg. Logo depois, ele demonstrou publicamente sua descoberta pela primeira vez, embora não tenha patenteado os raios X. Como Roentgen esperava, os raios X rapidamente se tornaram amplamente utilizados em vários campos.

As máquinas de raios X que usamos amplamente hoje trabalham com base no princípio de aquecer um fio de tungstênio para acelerar elétrons e liberá-los do cátodo. Na outra extremidade do tubo de raios X está o ânodo, e os núcleos de cobre no ânodo diminuem a velocidade dos elétrons. Os elétrons perdem energia cinética e emitem a quantidade certa de energia para produzir ondas eletromagnéticas na faixa de comprimento de onda dos raios X.

Revolução Médica

Em memória deste grande físico, os raios X também são chamados de raios Roentgen, que são usados ​​principalmente para detecção em medicina. corpo. Tecidos com diferentes densidades no corpo humano ou animal absorvem os raios X em diferentes graus. Por exemplo, os raios X permitem que os médicos vejam o interior do corpo de um paciente para detectar fraturas ou tumores.

As aplicações médicas dos raios X evoluíram no passado. Por exemplo, a moderna tecnologia de tomografia computadorizada (TC) de raios X pode produzir imagens tridimensionais do interior do corpo.

De acordo com o professor Konstantin Nikolaou, da Universidade de Tübingen, a resolução das imagens de raios X dos membros atingiu um nível tão alto que se parecem muito com fotografias de espécimes ósseos histológicos. A tecnologia radiológica avança a um ritmo sem paralelo com qualquer outra disciplina médica.

A inteligência artificial também está sendo usada por médicos para melhorar a resolução de imagens e detectar melhor anormalidades e doenças. Além disso, isso também pode reduzir a duração da exposição prejudicial aos raios X.

A nova tomografia computadorizada com contagem de fótons (photonenzählende Computertomographen) atinge maior resolução e, portanto, maior precisão diagnóstica, ao mesmo tempo que reduz a duração da exposição e a dose de radiação.

Os perigos dos raios X

Os raios X também são perigosos, um fato que foi amplamente confirmado apenas muitos anos após a morte de Röntgen. Durante muito tempo, as pessoas usaram os raios X com extrema falta de cautela.

Desde a década de 1920, os chamados "espelhos para os pés" ainda são usados ​​por muitas lojas de calçados em todo o mundo para atrair clientes ("espelhos para os pés" usam tecnologia de raios X para verificar se os sapatos servem), especialmente para crianças, espelhos para os pés Melhorou muito a eficiência de detecção.

Apesar de muitas indicações de que poderia ser um perigo para a saúde, foi somente em 1973 que a Alemanha promulgou a Lei de Proteção contra Radiação (Strahlenschutzgesetz) para proibir tal comportamento.

Embora a tecnologia de raios X seja útil, devemos tratá-la com cautela, especialmente na medicina. Isto ocorre porque as ondas de raios X de alta energia podem causar danos permanentes ao material genético das células, o que pode levar ao cancro. Altas doses de radiação também podem prejudicar a função dos órgãos humanos.

Infelizmente, atualmente não existe um limite de exposição aos raios X amplamente reconhecido, o que significa que os raios X fracos não são absolutamente seguros. Portanto, no uso médico, as radiografias só devem ser solicitadas se os benefícios para o paciente superarem os riscos.

Introdução aos raios X

Os raios X são ondas eletromagnéticas de alta energia. No espectro da radiação eletromagnética, o comprimento de onda dos raios X é menor que o dos raios ultravioleta de baixa energia e maior que o dos raios gama.

Os raios X também podem ocorrer naturalmente: além da luz visível, o sol também emite uma grande quantidade de radiação eletromagnética de diferentes comprimentos de onda, alguns dos quais são raios X. Mas não se preocupe, a atmosfera da Terra absorve quase completamente esses raios X. Portanto, a exposição à radiação na superfície da Terra permanece inofensiva.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde