inicial > Conversa Histórica

Tradução e apreciação do antigo poema de Yang Wanli "Summer Night Chasing Cool" (expressando as emoções do autor Yang Wanli)

Cao Linjiu 2023-03-15 frequência

Resumo:"Perseguindo o frio em uma noite de verão" (Dinastia Song) de Yang Wanli O calor da noite ainda é igual ao calor do meio-dia, e a lua brilha quando a porta é aberta. Nas profundezas dos bambus e d

"Perseguindo o frescor nas noites de verão": O calor está insuportável, como passar o verão? Yang Wanli está aqui para te contar!

Os antigos não tinham esses produtos modernos. Você sabe como era o verão antigamente? Será o mesmo que somos agora? Vamos dar uma olhada na poesia juntos.

"Perseguindo o frio em uma noite de verão"

(Dinastia Song) Yang Wanli

Calor Noturno Ainda faz calor ao meio-dia e a lua brilha quando abro a porta.

Nos bambus profundos e nas áreas densamente povoadas onde os insetos cantam, às vezes há um leve frescor que não é o vento.

Este verão estava tão quente que já era noite e ainda era quase meio-dia. Estava tão quente que eu me revirei na cama e não consegui dormir. Abrindo a porta, fiquei sozinho ao luar.

Da profunda floresta de bambu e das árvores densas, ouvia-se o som do chilrear de insetos. Ondas de brisa fresca sopravam silenciosamente. Talvez não tenha sido a brisa que me deu o frescor? Quando sua mente estiver calma, você naturalmente se sentirá revigorado.

O autor deste poema é Yang Wanli, um poeta e escritor da Dinastia Song do Sul. Yang Wanli (29 de outubro de 1127 - 15 de junho de 1206), também conhecido como Tingxiu e Chengzhai, era natural de Jishui, Jizhou (agora condado de Jishui, província de Jiangxi).Junto com Lu You, Fan Chengda e You Miao, ele foi conhecida como uma das "Quatro Dinastias Song da Dinastia Song do Sul". Todos".

Ele foi diligente em escrever ao longo de sua vida. Diz-se que ele tem mais de 20.000 poemas, 4.200 dos quais ainda existem. Ele primeiro estudou a Escola de Poesia de Jiangxi, depois Wang Anshi e o final da Dinastia Tang. Ele estudou primeiro na Escola de Poesia de Jiangxi, depois em Wang Anshi e no final da Dinastia Tang. criou o "Estilo Chengzhai" original, prestou atenção ao "método de vida" e foi bom em capturar interesses fugazes e expressá-los em linguagem humorística e acessível, tornando-se uma geração de poetas. Até Lu You comentou com pesar:

"Os artigos têm seus próprios preços e as discussões têm sua própria imparcialidade. Não sou tão bom quanto Chengzhai, mas esse comentário é o mesmo em todo o mundo."

Isso significa que escrever artigos tem sua própria justiça. Não sou tão bom quanto Yang Wanli. Isso é reconhecido por todos no mundo.

Este poema foi escrito provavelmente por volta de 1169, e o poeta já tinha mais de quarenta anos. Naquela época, ele estava voltando para sua cidade natal para viver sem pressa.

Naquela noite, estava muito quente em casa e ele não conseguia dormir, então foi até a ponte coberta para aproveitar o frescor. O luar brilhante refletia a floresta de bambu ao longe, e ele ouviu o doce chilrear dos insetos na noite de verão. O ar estava limpo na noite profunda. Ele sentiu isso e escreveu o poema "Perseguindo o frio em uma noite de verão".

"Zhui Liang" também significa aproveitar o frescor, mas com a palavra "chai", "frieza" é personificada e mais dinâmica. "Noite de Verão" indica a hora. O título de quatro palavras é conciso e conciso, e é fácil para nós ter uma noção do quadro: o poeta procura um lugar para se refrescar em uma noite de verão.

Por que você precisa encontrar um lugar para se refrescar à noite? Há uma resposta à primeira frase: "O calor da noite ainda é igual ao calor do meio-dia." Porque está muito quente, mesmo à noite, ainda faz tanto calor quanto ao meio-dia.

O que fazer? Não pude ficar em casa, então o poeta “abriu a porta e ficou no meio do luar”. “Abra a porta” significa que o poeta estava dormindo dentro de casa, mas estava quente demais para dormir, então ele teve que abrir a porta e ficar um pouco sob o luar.

Está fresco lá fora? O poeta não disse isso diretamente, mas dirigiu sua atenção para o ambiente circundante, “onde os bambus são profundos, as árvores são densas e os insetos cantam”. A floresta de bambu é profunda e as árvores são densamente sombreadas, tornando-a muito tranquila; o chilrear dos insetos traz à tona a tranquilidade da noite.

"Às vezes há um leve frescor, mas não é o vento." O poeta parecia sentir um pouco de frescor neste momento. No entanto, esse leve frescor "não era o vento", mas porque o o ar estava claro na noite profunda e o coração estava calmo e fresco.

Acontece que calma e frieza são o que o poeta quer expressar, uma boa maneira de passar o verão, isto é. Costumamos dizer que “a mente está calma e naturalmente fresca”.

Não há nada crescendo na minha frente e há uma brisa sob a janela.

A dissipação de calor vem da calma da mente, e o frescor faz o quarto vazio.

É difícil se proteger neste momento. Somos todos iguais."

Isso significa, como você pode não sentir calor e irritação no verão quente? Contanto que você se sente no quintal, se acalme e não tenha pensamentos perturbadores em sua mente, você sentirá a brisa fresca soprando levemente. Se quiser dissipar o calor, é preciso ter calma. Se você quer se sentir bem, sua mente precisa estar vazia.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde