inicial > Enciclopédia de curiosidades

O método específico de fermentação da borra de feijão como fertilizante orgânico (técnicas para fazer fertilizante a partir da borra de feijão deixada após a produção do leite de soja)

Jin Ruiling 2023-03-24 frequência

Resumo:As famílias especializadas em coalhada de tofu e leite de soja produzem diariamente uma grande quantidade de resíduos de tofu e, além de comprá-los nas fazendas, também podem produzir seu própri

Quantos métodos existem para fazer fertilizante orgânico fermentado a partir de resíduos de tofu que não seja fedorento, mas perfumado e tenha nutrientes suficientes?

Quando os agricultores fazem tofu e os moradores das cidades usam máquinas de leite de soja para fazer leite de soja, sobra muito resíduo de feijão. Além de ser frito e comido, a maior parte é desperdiçada, o que é um desperdício. pena.

Se a borra do feijão for processada, pode-se produzir fertilizante de húmus com alto teor de potássio, que é muito eficaz para o cultivo de vegetais e flores.

Os restos de feijão descartados apodrecem e cheiram mal em um curto período de tempo. Se processados ​​adequadamente, terão um aroma de vinho ou azedo e não terão cheiro durante o cultivo de vegetais e flores. Agora vamos apresentar o método de produção simples.

Se a quantidade for pequena, você pode fazer uma solução nutritiva a partir de resíduos de tofu.

Coloque-o em uma garrafa plástica grande, adicione um terço da água e misture o resíduo de tofu até formar uma pasta. Adicione um pouco de água com açúcar mascavo e, se descartou a cerveja, também pode despejá-la. Você também pode adicionar um pouco de fermento separadamente, e o volume total da solução não deve ultrapassar 80% do volume do frasco.

Sele a boca da garrafa e coloque-a no telhado ou em um pátio com forte luz solar para aumentar a temperatura dentro da garrafa, o que pode acelerar significativamente a velocidade de amadurecimento. No verão, quando a temperatura ultrapassa os 30°C, a borra do feijão amadurece muito rapidamente. Geralmente, depois de meio mês, a solução de água límpida na camada superior pode ser diluída 20 vezes e usada como solução nutritiva para regar vegetais e flores.

Em um ambiente com temperatura de 20 a 30°C, pode se decompor em meio mês. No inverno, não pode ser decomposto até que a temperatura suba durante o Festival da Primavera. Se a temperatura interna for alta no inverno, ela pode se decompor em cerca de 2 a 2 meses.

Adicione água aos restos de feijão podre. Você pode adicionar cascas de laranja, cascas de banana, cascas de limão, cascas de maçã e outras cascas. Você também pode adicionar folhas de vegetais, frutas podres e água para lavar arroz. Isso não acontecerá. afetam o processo de fermentação e também podem adicionar vários conteúdos de nutrientes, aumentando o efeito fertilizante do fertilizante orgânico.

Resíduos de tofu podem ser usados ​​para fazer fertilizante orgânico sólido.

As famílias profissionais especializadas no processamento de tofu, coalhada de tofu e leite de soja produzem uma grande quantidade de resíduos de tofu todos os dias. Além de comprá-los na fazenda de criação, eles também podem fazer seu próprio fertilizante orgânico para venda .

O método de produção é relativamente simples, mas precisa adicionar bactérias EM para fermentação. A principal vantagem é que não tem odor, acelera muito o processo de fermentação e é benéfico para o crescimento de vegetais e flores. A proporção de adição é de 25-50 kg de borra de feijão, 0,1 kg de inoculante EM, 0,1 kg de açúcar mascavo e uma solução aquosa de 10 kg de água limpa.

O teor de proteína bruta da borra de feijão é alto e o teor de carbono é baixo. Somente reduzindo a proporção carbono-nitrogênio podemos acelerar o processo de fermentação e aumentar o teor de nutrientes do fertilizante orgânico. Geralmente, é melhor adicionar folhas, palha triturada, resíduos de cozinha, serragem, farelo de trigo, farelo de arroz ou resíduo de cogumelo.A proporção de resíduo de tofu: outros materiais é de 9:1.

Misture os restos de tofu e outros materiais uniformemente, adicione água e deixe o teor de água atingir 60 a 65%. Do ponto de vista sensorial, é melhor ter gotas de água na mão, mas não pingando.

Escolha recipientes diferentes de acordo com a quantidade de materiais. Para quantidades menores, você pode escolher sacos de fertilizante. O quantidade Se houver mais, pode-se colocar em um tanque de cimento para fermentação, ou pode-se cavar uma cova e cobrir com papel plástico para fermentação.

Espalhe uma camada de terra de jardim na parte inferior e 10 a 20 centímetros de resíduo de tofu na parte superior e empilhe-os até uma altura máxima de no máximo 1,2 metros. Espalhe uma camada de palha ou cobertura morta na camada superior.

Em estações com temperaturas mais altas, a pilha precisa ser virada após cerca de 2 dias de armazenamento, e a temperatura interna atingiu 60-65°C. A alta temperatura não é propícia à fermentação, então a temperatura precisa deve ser abaixado e controlado a 30-50 ° C. Somente dentro da faixa ℃. Vire a pilha repetidamente 2 a 3 vezes. Quando a temperatura não subir mais e não houver odor, ela está decomposta. Esse período pode levar de 20 a 30 dias ou 3 meses, dependendo da temperatura.

Se a quantidade for pequena, você também pode misturar o resíduo de tofu e a serragem uniformemente com antecedência e depois Misture com terra de jardim na proporção de 1:1, acrescente o fermento e o açúcar mascavo, coloque em um saco para fermentar e estará totalmente decomposto após 30 dias.

Se não houver espaço, você pode secar diretamente o resíduo de tofu e usá-lo mais tarde. Quando for necessária adubação orgânica, a fermentação deve ser realizada com 30 a 40 dias de antecedência.

Se você cultiva vegetais na varanda, pode usar vasos de flores e caixas de espuma diretamente para a fermentação. Após a fermentação, você pode plantar vegetais e flores diretamente, o que pode reduzir a carga de trabalho.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde