inicial > Enciclopédia de curiosidades

Quais frutas estão em risco de extinção (as onipresentes bananas estão prestes a ser extintas?)

Su Shige 2023-05-05 frequência

Resumo:Para explorar as razões da crise de extinção da banana, temos de começar pelo ancestral da banana, a “banana selvagem”. Na verdade, as bananas que comemos agora são todas variedades melhorad

As onipresentes bananas estão prestes a ser extintas? As bananas estão enfrentando uma crise. O que está acontecendo?

Alguns especialistas afirmam que a banana, uma fruta doce e cerosa, pode desaparecer repentinamente do mundo. As bananas enfrentam uma crise sem precedentes e podem até ser extintas do planeta! Então o que aconteceu com a banana? Por que eles foram extintos?

Para explorar as razões da crise de extinção da banana, temos que começar com o ancestral da banana, a “banana selvagem”.

Na verdade, as bananas que comemos agora são todas variedades melhoradas, e as bananas originais são O sabor de a banana de hoje é muito diferente: sua polpa não só contém uma grande quantidade de sementes duras, o que é muito incômodo de comer, mas também tem um sabor muito azedo. Não tem o sabor doce e glutinoso das bananas de hoje.

Para resolver o problema de as bananas selvagens serem azedas e terem sementes, os cientistas realizaram pesquisas sobre elas. Finalmente foi descoberto que o núcleo da célula da banana selvagem contém dois conjuntos de cromossomos, e cada conjunto de cromossomos contém um conjunto completo de informações genéticas. Chamamos plantas com essa característica de plantas diplóides.

Quando as bananas selvagens se reproduzem, seu pólen e óvulos conterão metade do material genético completo após a meiose celular. Quando o pólen e os óvulos se combinam, eles se desenvolverão em óvulos fertilizados, o que também é verdade. É esse processo que faz com que as plantas geralmente tenham sementes.

Então, como você os impede de produzir sementes? Nessa época, os cientistas descobriram um alcalóide mágico-colchicina, que foi descoberto pela primeira vez na planta do lírio Colchicum e pode ser usado para afetar a meiose das plantas! Isto também significa que, ao utilizar a colchicina, é possível controlar o processo de meiose nas bananas selvagens e, eventualmente, criar bananas sem sementes.

Exatamente como disseram, os cientistas primeiro usaram a colchicina para criar bananas tetraplóides contendo quatro conjuntos de material genético e depois usaram as bananas tetraplóides como progenitores masculinos para transferir seu pólen para os dois. bananas selvagens ploides, um novo tipo de banana triplóide contendo três pares de material genético foi finalmente criado com sucesso.

Como o grupo corante ímpar não pode passar pela meiose normalmente, a prole não pode formar sementes. Até agora, nasceram bananas sem sementes. Os cientistas também continuaram a melhorar suas variedades em trabalhos subsequentes e, finalmente, desenvolveram bananas modernas. banana doce, banana cerosa.

Embora as bananas modernas sem sementes sejam profundamente amadas pelas pessoas, elas também enfrentam o dilema de serem incapazes de se reproduzir. E as pequenas manchas pretas que observamos agora na polpa da banana nada mais são do que tegumentos que não se desenvolveram.

Mas como diz o ditado, desde que o seu pensamento não vacile, há sempre mais soluções do que dificuldades. Para propagar bananeiras arduamente conquistadas, as pessoas dominaram a tecnologia de cultura de tecidos de bananeira. Portanto, as bananeiras modernas são basicamente cultivadas a partir do tecido materno da bananeira. Em outras palavras, são todas "réplicas".

Então, como eles podem se reproduzir por meio de "replicação", por que estão em risco de extinção?

Na verdade, o problema reside precisamente neste método de reprodução de "cópia". Como as próprias bananas triplóides têm defeitos genéticos e, sob esse tipo de reprodução "duplicada", seus próprios genes basicamente não mudam. Essa singularidade genética as torna muito fracas na resistência ao ambiente externo.

Portanto, as bananas modernas têm uma resistência extremamente baixa a doenças. Uma vez que uma determinada doença ocorre, basicamente não há solução e o único resultado é a extinção.

Isso não é alarmista, porque a extinção da banana já ocorreu na década de 1960. A banana popular no mundo naquela época era uma variedade chamada "Big Mac Banana", com sabor sem sementes, sabor adocicado, casca grossa, resistência ao armazenamento e aparência bonita, essa banana rapidamente ocupou grande participação no mercado e abasteceu as fazendas. todos os anos. O Senhor traz lucros consideráveis.

No entanto, o que as pessoas não esperavam era que uma "doença das folhas amarelas" da banana destruísse completamente o "sonho da banana" das pessoas. A doença se espalhou rapidamente pelo mundo naquela época, infectando quase todas as bananas Big Mac e até mesmo causando o fracasso na colheita da banana. Hoje, esse tipo de banana foi extinto na maior parte do mundo, e apenas algumas bananas Big Mac ainda existem na Tailândia.

Felizmente, os cientistas têm cultivado constantemente novas variedades de banana, o que resultou em uma nova variedade de banana chamada The " A variedade de banana Huajiao rapidamente substituiu a banana Big Mac, permitindo-nos continuar a comer bananas.

Mas o que preocupa as pessoas é que o ambiente de vida do Huajiao moderno também não é otimista. Segundo as estatísticas, todos os anos devido ao dano da "mancha preta" fará com que a produção de banana diminua em cerca de 30%.

E de acordo com pesquisas realizadas por estudiosos relevantes, um patógeno chamado Fusarium oxysporum está emergindo rapidamente. Eles são extremamente prejudiciais às bananas chinesas. Uma vez infectados, levarão diretamente ao fracasso da colheita. Isso também significa que se esse patógeno Ao entrar nas principais áreas produtoras de banana do mundo, e sem a substituição por variedades melhores, as pessoas não só experimentarão uma “crise da banana”, mas também poderão experimentar a extinção da banana.

Portanto, os cientistas modernos têm procurado ativamente várias bananas selvagens e, ao comparar as sequências genéticas das bananas, encontraram variedades melhores resistentes a doenças através da reprodução sexuada de bananas selvagens.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde