inicial > vida doméstica

Por que Buda pulando o muro é chamado de Buda pulando o muro (por que é chamado esse nome)

Wu Han Yu 2023-05-30 frequência

Resumo:Buddha Jumps Over the Wall herda a essência da culinária de Fujian - frescor e fragrância. A cozinha tradicional de Fujian é famosa pelas suas iguarias e frutos do mar, o que também é determina

Por que Buda pula o muro se chama Buda pulando o muro?

"Quando a fragrância dos vegetais sobe do altar, ela se espalha por toda parte, e o Buda ouve o abandono do Zen e pula o muro." Pessoas que estão familiarizadas com a culinária de Fujian saberão imediatamente que isso é falar da principal marca da culinária de Fujian quando ouvem este poema: “Buda pulou o muro”. Como um prato famoso em Fujian, o Buda salta sobre o muro tem uma história de mais de 100 anos. Durante a Dinastia Qing, era a iguaria mais popular nos banquetes Manchu e Han no Palácio Qing.

Buda salta sobre o muro herda a essência da culinária de Fujian: frescor e fragrância. A cozinha tradicional de Fujian é famosa pelas suas iguarias e frutos do mar, o que também é determinado pela localização geográfica de Fujian.

De acordo com as "Crônicas Gerais de Fujian": "Chá, brotos de bambu, montanhas e árvores são abundantes em todo o mundo", "Peixes, sal, miragens e mariscos são ricos e verdes", "Duas religiões são subindo do mar para o céu, e peixes e camarões entram no mercado independentemente do dinheiro.", "Mariscos, amêijoas, amêijoas e língua Xishi são ingredientes de frutos do mar muito doces e frescos." Não é difícil ver nesses poemas que Fujian possui recursos alimentares únicos.

Fujian fica de frente para o Estreito de Taiwan a leste e é banhada por rios e montanhas como a Montanha Wuyi e a Montanha Daiyun. Nas áreas costeiras de Fujian, frutos do mar como peixes, camarões, caracóis, amêijoas, esturjões e ostras estão disponíveis durante todo o ano. As montanhas, florestas e riachos também produzem chá, cogumelos, brotos de bambu, veados, enguias de rio, tartarugas e outras iguarias.

Além disso, há arroz, cana-de-açúcar, vegetais, lichias, longans, frutas cítricas, etc. na planície a jusante do rio. É precisamente com ingredientes tão ricos que se cria o delicioso estilo da culinária de Fujian.

Buda Salta sobre o Muro é uma obra representativa deste rico ingrediente. É uma fusão de dezoito ingredientes principais e mais de dez tipos de ingredientes auxiliares.

As matérias-primas incluem frango e pato, tripas de porco, pontas de cascos, tendões, presunto, moelas de frango e pato; barbatanas de tubarão, pepinos-do-mar, abalone, vieiras e tripas de peixe; e ovos de pombo, cogumelos, pontas de brotos de bambu e bambu.Existem mais de 30 tipos de matérias-primas e acessórios, como lingueirão.

Buddha Jumps Over the Wall é cuidadosamente preparado a partir desses materiais e finalmente selado em uma jarra de vinho com folhas de lótus e cozido em fogo lento.

Tal como a sua grande variedade de materiais, existem diferentes opiniões sobre a origem do Buda Saltando a parede.

Uma visão mais confiável é que no final do período Tongzhi da Dinastia Qing (alguns dizem que foi o período Guangxu), Zhou Lian, secretário-chefe da província de Fujian, visitou o "Guan Qianzhuang" Para agradar seus pais e funcionários, a senhoria cozinha e prepara pessoalmente um famoso prato "Fushouquan" usando iguarias das montanhas e do mar e o velho vinho Shaoxing para entreter os convidados.

Zhou Lian gostou depois de comê-lo e pediu a Zheng Chunfa, o chef do yamen, que imitasse o prato.

Zheng Chunfa, que não sabia fazer este prato, teve que pedir conselhos à proprietária do "Guan Qianzhuang". Mais tarde, Zheng Chunfa adicionou ingredientes mais refinados com base nos ensinamentos do chefe, e ficou realmente delicioso.

No terceiro ano do reinado do imperador Guangxu, Zheng Chunfa demitiu seu emprego como cozinheiro e abriu o restaurante Juchunyuan em Dongjiekou, no centro de Fuzhou. Com "Fu Shou Quan" como prato principal, muitas pessoas vieram aqui para comer lá.

Naquela época, um estudioso recitou improvisadamente um poema: "Quando o aroma dos vegetais sobe do altar, ele flutua, e o Buda abandona seu Zen e pula o muro ao ouvi-lo." Depois disso, "Fu Shou Quan" foi renomeado como "Buddha Jumps Over the Wall" e é transmitido até hoje.

Além desta história de origem mais ortodoxa, existem várias outras alusões à origem de Buda saltando sobre o muro. O mais famoso é o chamado “Buda abandona o Zen e pula o muro”.

Segundo a lenda, no inverno de um determinado ano, um empresário em Quanzhou, Fujian, deu uma festa de aniversário. Foram realizados cem banquetes, durante os quais todos os parentes e amigos estavam reunidos. aconteceu que um confucionista Han passou por uma família rica e compôs um poema improvisado, como uma bênção.Boas frases como o Mar da China Oriental, Shoubi Nanshan, etc.

O rico empresário ficou radiante e imediatamente lhe deu uma mesa de vinho da longevidade, porém o pobre estudioso tinha apenas quatro paredes e nenhum utensílio de cozinha ou talheres para acomodar uma mesa de bons vinhos e iguarias. No final, só pude pedir uma jarra de vinho esculpida em flores, cheia de comida deliciosa.

Era o décimo segundo mês lunar do inverno frio, e o estudioso fervia os pratos no tonel de vinho à noite. O aroma transbordava. Os vizinhos se sentiram estranhos e espiaram para ver o que estava acontecendo. O monges entre a multidão foram os primeiros a pular o muro e entrar. Portanto, este prato foi mais tarde chamado de "Buda Salta sobre o Muro".

Além disso, existem a teoria do imperador, a teoria do mendigo e a teoria da menina rica.

O imperador falou sobre isso: Um certo imperador se cansou de comer iguarias das montanhas e do mar, e ordenou ao chef imperial que fizesse as malas e fosse embora caso não conseguisse mais preparar pratos com métodos inovadores gostos. O incompetente chef imperial de Guizhou estava pronto para fazer as malas e partir. Em seu último dia no comando, ele simplesmente serviu carne, vegetais, ingredientes frescos e secos em uma panela.

Inesperadamente, esse movimento indefeso se transformou em uma iguaria. Quando o prato ficou pronto, o aroma era tão perfumado que o velho monge vizinho, que praticava há muitos anos, também subiu e olhou em volta. No final, o chef que conseguiu salvar o emprego com este prato simplesmente chamou o prato de “Buda Salta por cima do Muro”.

Mendigos falam sobre: ​​Existe um grupo de mendigos carregando potes de barro quebrados, implorando por comida em todos os lugares, todos os dias. dia, e recolher todas as sobras do restaurante e cozinhá-las juntos.

Um dia, o dono de um restaurante saiu e acidentalmente sentiu um cheiro estranho vindo da rua. Ele escapou da fragrância e encontrou restos de vinho e vários restos em uma jarra de barro quebrada.

O chefe se iluminou e voltou à loja para misturar várias matérias-primas em uma cuba e misturá-las com vinho para criar Buddha Jumping Over the Wall.

O que as meninas ricas dizem é: como há um costume aqui em Fujian, no terceiro dia após o casamento, uma nova nora deve cozinhar e mostrar suas habilidades culinárias para servir aos pais- sogro e ganhar apreciação. Reza a lenda que uma menina rica era mimada e não sabia cozinhar e ficou muito triste na véspera do casamento.

Sua mãe tirou todas as iguarias de casa e preparou vários pratos, embrulhou-as uma a uma em folhas de lótus e disse-lhe como cozinhá-las.

Inesperadamente, esta jovem esqueceu todos os métodos de cozimento. Com pressa, despejou todos os vegetais em uma jarra de vinho Shaoxing, cobriu-a com folhas de lótus e deixou-a no fogão.

No dia seguinte, o aroma exalou e toda a família elogiou a comida deliciosa. Foi assim que surgiu o "Buda Salta o Muro" de "dezoito pratos cozidos em uma panela".

O pequeno altar do Buda Pulando o Muro contém tantos ingredientes e alusões que pode-se dizer que é um microcosmo da longa história da culinária chinesa.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde