inicial > Enciclopédia de curiosidades

Do que são feitos os átomos fisicamente (explicação detalhada para você)

Wei Shennan 2023-06-01 frequência

Resumo:Cada átomo deve conter prótons, portanto os prótons desempenham um papel muito importante na distinção dos tipos de átomos. Primeiro, o número de prótons de um átomo, o número de prótons e

Tudo no mundo é composto de átomos. De que são feitos os átomos?

Todos nós sabemos que os cientistas chamam de átomo a menor unidade que compõe um objeto. Então, de que são feitos os átomos? Ou será que um átomo é um átomo e não pode ser dividido?

Essa pergunta é realmente fácil de responder. Devido ao avanço da ciência e da tecnologia, podemos descobrir intuitivamente que a maioria dos átomos é composta de prótons, nêutrons e elétrons. É claro que pode não haver nêutrons, como átomos de hidrogênio.

Mas todo átomo deve conter prótons, portanto, ao distinguir tipos de átomos, os prótons desempenham um papel importante. papel muito importante. Primeiro, o número de prótons de um átomo, o número de prótons em um átomo, determina que tipo de elemento esse átomo é.

Por exemplo, se houver oito prótons em um átomo, então deve ser um átomo de oxigênio. Se houver 79 prótons, é um dos metais mais valiosos da vida, o ouro.

O ponto mais importante é que os elementos da tabela periódica, que devem ser aprendidos em química, estão organizados de acordo com o número de prótons nos átomos, portanto o número de prótons tem outro nome chamado número atômico .

O número de prótons em um átomo determina o tipo de elemento, mas o número de nêutrons em um átomo determina o tipo de elemento. É mais variável. Por exemplo, os átomos de carbono têm C13 com sete nêutrons e C12 com seis nêutrons.

O mesmo elemento com números diferentes de nêutrons também tem seu próprio nome - isótopo. Por exemplo, C13 e C12 mencionados acima são chamados de isótopos.

Os prótons e nêutrons no átomo estão no núcleo e na capacidade de carga de um núcleo atômico é limitado, pois uma vez determinado o tipo de elemento, o número de prótons não mudará.

Mas o número de nêutrons terá muito espaço para mudanças. Quando o número de nêutrons no núcleo aumenta e excede a capacidade de carga do núcleo, os átomos se tornarão fragmentos devido à divisão e pelo menos ao mesmo tempo Emitem partículas e energia, e essa energia e partículas são emitidas na forma de radiação.

Portanto, esse tipo de átomo é chamado de isótopo radioativo e também é chamado de isótopo instável porque o átomo se tornará instável.

Ao mesmo tempo, o processo de decomposição acima é chamado de decaimento radioativo, e a ocorrência e a duração de tal decaimento também são cheias de incertezas. Pode durar apenas alguns segundos ou milhares de anos. .

A próxima coisa a explicar são os elétrons. De modo geral, a órbita dos elétrons gira em torno do núcleo. Apenas como planetas orbitando uma estrela.

No entanto, os elétrons ainda anseiam por liberdade e podem ir aonde quiserem. No entanto, embora os elétrons anseiem pela liberdade, eles geralmente permanecem em seu próprio lugar.

A massa de um átomo é geralmente determinada por nêutrons e prótons. Por exemplo, a massa atômica de C12 é 12. O16, que tem oito prótons e oito nêutrons, tem massa de 16.

Além disso, os átomos geralmente são eletricamente neutros. Isso não ocorre porque os nêutrons, prótons e elétrons que compõem o átomo não sejam eletricamente carregados. Na verdade, todos nós sabemos que os elétrons devem ser eletricamente negativos. propriedade, portanto, no núcleo, os prótons são carregados positivamente.

Os nêutrons não têm carga, portanto o número de prótons e elétrons também determina a carga do átomo.

Por exemplo, se houver o mesmo número de prótons e elétrons em um átomo, a carga líquida é zero, que é o estado de um átomo geral.

Mas se um átomo perder um elétron, sua carga líquida será -1 ou +1. Neste momento, ele não pode ser chamado de átomo, mas de íon.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde