inicial > Conversa Histórica

O significado do antigo poema de Hui Chong "Spring River Evening Scene" (o cenário descrito por Su Shi em todo o poema)

Shui Xilian 2023-06-03 frequência

Resumo:A "Cena Noturna no Rio Spring" de Hui Chong é um famoso poema sobre pintura. Como o autor entende de pintura e é bom em pintura, ele pode compreender firmemente o significado da pintura "Cena notur

Apreciação de poemas antigos - "Huichong's "Evening Scene on the Spring River"" de Su Shi!

"Spring River Dawn" de Hui Chong

[Dinastia Song] Su Shi< /p >

Três ou dois ramos de flores de pessegueiro fora do bambu são os patos profetas do calor do rio nascente.

O chão está cheio de artemísia e os botões dos juncos são curtos, é quando o baiacu está prestes a chegar.

[Nota]

Hui Chong:Norte Dinastia Song O famoso monge, natural de Jianyang (agora parte de Fujian), era bom em poesia e pintura. Este é um dos poemas que o autor escreveu para a pintura "Spring River Dawn" de Hui Chong.

诓(lóu楼) Artemísia: É uma erva perene com flores amarelo-claras e caules comestíveis. Espargos: Os aspargos acabaram de brotar.

Baiacu: O nome do peixe é delicioso. Na primavera, quando a água do rio sobe, o baiacu cai rio acima. Os pescadores chamam isso de "agarrar a água". É por isso que se diz que “é a hora em que o baiacu quer ganhar vida”.

[Tradução]

Na margem do rio, três ou duas flores de pessegueiro florescem na floresta de bambu Lá fora, os patos do rio, que foram os primeiros a saber que a água estava esquentando, nadavam felizes. A artemísia já havia crescido por todo o chão e os aspargos tinham acabado de brotar. Era a hora em que o o baiacu engordou e subiu o rio com as enchentes da primavera.

[Breve análise]

Este é um famoso poema sobre pintura. Como o autor entende de pintura e é bom em pintura, ele pode compreender firmemente o significado da pintura "Cena noturna do rio de primavera" de Hui Chong e descrevê-la com apenas alguns traços, como flores de pêssego em flor, patos brincando no rio quente e os botões de junco são curtos e macios. A bela paisagem de Tingjing no início da primavera é capturada.

O que é particularmente surpreendente é a frase "O Pato Profeta da Água Quente do Rio Nascente", que retrata de forma tão interessante e bela a temperatura da água fria e quente que o pintor não consegue desenhar!

Além disso, sua maestria também se reflete em sua imaginação humorística, ele pode ver fora da pintura e usar o “desejo de baiacu” que não está na pintura para adicionar a atmosfera do início da primavera e aprofundar a concepção artística no pintura.

Se as pinturas de Hui Chong são "poesia dentro de pinturas", então este poema é "poesia dentro de pinturas". Não admira que possa ser recitado até hoje como um poema famoso que todos adoram. Hui Chong foi monge e pintor na Dinastia Song. Este poema foi inscrito por Su Shi na pintura "Spring River Dawn" de Hui Chong.

"Dois poemas sobre o rio Spring e Xiaojing de Hui Chong" de Su Shi, as gerações posteriores muitas vezes apenas citam este, esquecendo que há mais quatro frases depois dele: Retornando em dois e dois, eles querem quebrar o grupo, e Yiyi ainda é como uma pessoa voltando do norte. Sei de longe que há muitos ventos e neves no deserto de Shuo e estou esperando a primavera no sul do rio Yangtze.

Este é um poema sobre pintura. "Spring River Xiaojing Winter" de Hui Chong não foi transmitido, mas a partir do poema de Su Shi podemos ter uma ideia aproximada: uma floresta de bambu, três ou duas flores de pessegueiro , a Há alguns patos no rio, a margem do rio está cheia de absinto, os botões dos juncos acabaram de romper o solo e ainda há dois ou dois patos voltando no céu.

Você não pode ver o baiacu, mas Su Shi está pensando: é hora de servir o baiacu. Cozido com artemísia e brotos de junco, será muito mais fresco do que a carne Dongpo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde