inicial > Conversa Histórica

Onde ficava a capital de Li Yu na Dinastia Tang do Sul (a qual país pertencia Li Yu, o senhor da Dinastia Tang do Sul)

Hua Tongcan 2022-04-06 frequência

Resumo:Li Yu foi o último mestre da Dinastia Tang do Sul e viveu em Nanjing antes da queda da Dinastia Song. Em 975 DC, ele foi capturado e viveu em Tóquio, e finalmente morreu em Tóquio. Li Yu possui a

Vocês, leitores, devem saber que Nanchang é a capital da província de Jiangxi, e mais pessoas podem pensar no Pavilhão Tengwang.

Há uma frase no "Prefácio ao Pavilhão do Príncipe Teng" de Wang Bo: "O antigo condado de Yuzhang é a nova mansão de Hongdu". Mais tarde, para evitar o tabu do imperador da dinastia Tang, Li Yu, foi escrito como "o antigo condado de Nanchang". "Hongdu" ainda é outro nome para Nanchang.

O nome "Nanchang" começou no período do Imperador Gaozu da Dinastia Han, mas sempre foi usado como o nome do condado. Quando Wang Bo escreveu o "Prefácio ao Pavilhão Tengwang", este lugar era Hongzhou e o estado era governado no condado de Nanchang. "Nanchang" tornou-se um nome de lugar a nível da capital do estado, a partir do plano de curta duração da Dinastia Tang do Sul de construir uma capital aqui.

1. A Batalha da Dinastia Tang do Sul no Posterior Dinastia Zhou

< p>Em 943 DC, Li Min, o grande mártir da Dinastia Tang do Sul, faleceu e Li Jing ascendeu ao trono. Dois anos depois, Li Jing enviou tropas para destruir Fujian e depois atacou Li Renda e outras forças restantes em Fujian e retornou com uma grande derrota.

Em 951, Li Jing aproveitou o conflito civil em Chu e o atacou e destruiu de uma só vez. No ano seguinte, Liu Yan expulsou o exército Tang do Sul da terra natal de Chu e foi nomeado Wuping. Jiedushi pela posterior Dinastia Zhou. Li Jing perdeu suas tropas e generais e foi desperdiçado. força militar.

Comparado com seu pai, Li Min, Li Jing estava mais ansioso para alcançar o sucesso, então mudou a política conservadora de seu pai e se voltou para a expansão.

As guerras contínuas permitiram que a Dinastia Tang do Sul ganhasse um território mais amplo, mas também esgotaram o poder nacional acumulado ao longo das décadas desde os períodos Yang e Wu. As reverências esquerda e direita tornaram Nan Tang ainda mais difícil de lidar, colocando perigos ocultos para o fiasco subsequente.

Nesta época, no norte da Dinastia Tang do Sul, as Planícies Centrais eram governadas pelo regime da Dinastia Zhou Posterior. Em 954, Zhou Shizong Chai Rong subiu ao trono, e a posterior Dinastia Zhou começou seu apogeu.

Semelhante à Dinastia Song posterior, Chai Rong também adotou a estratégia de primeiro ir para o sul e depois para o norte, primeiro conquistando a Dinastia Tang do Sul, que era a mais poderosa do sul, e depois indo para o norte para se recuperar. os dezesseis estados de Yanyun.

Li Jingzhi tem grande talento, mas pouco talento. Uma pequena vitória é arrogante e fácil de caluniar. Sob a lisonja dos ministros da corte, ele parecia se considerar o mestre do mundo, contatando secretamente a Dinastia Han do Norte e o Reino Liao, com a intenção de atacar a Dinastia Zhou Posterior.

É um ovo contra uma pedra. É uma pena que Li Jing tivesse uma autoestima elevada, o que deu diretamente a Zhou um motivo suficiente para enviar tropas.

No final de 955, Chai Rong mobilizou suas tropas para ir para o sul e, no ano seguinte, liderou pessoalmente a expedição. Afinal, a Dinastia Zhou Posterior foi a sede da ortodoxia nas Planícies Centrais, então Wu Yue e Jingnan receberam ordens de enviar tropas para ajudar.

O Exército Tang do Sul era invencível. Zhou Shizong lançou três campanhas contra a Dinastia Tang do Sul, atacando cidades importantes com tropas pesadas e cercando pontos-chave para reforços. Ele também adotou uma estratégia de avançar tanto por terra quanto por água, desviando do curso médio do rio Yangtze e enviando forças navais rio abaixo, exaurindo a força da Dinastia Tang do Sul.

O ataque de Zhou Shizong à Dinastia Tang do Sul

Em 958, Li Jing, incapaz de aguentar mais, finalmente pediu a paz e cedeu todos os 14 estados e 60 condados ao norte do rio Yangtze, deixando a capital Jinling exposta na fronteira em retirada.

2. O plano de Li Jing para mudar a capital

Em 961 DC, por medo da Dinastia Song no norte (em 960, Zhao Kuangyin lançou o motim de Chenqiao e Chai Rong morreu. Com medo de tomar o trono na segunda metade do ano), Li Jing mudou a capital para Hongzhou às pressas depois de renovar várias cidades e mudou-a para a província de Nanchang. Este foi o início de o único edifício capital na história de Nanchang.

Depois que a Dinastia Tang do Sul cedeu Jiangbei, seu território foi aproximadamente dividido em três áreas: Primeiro, o Delta do Rio Yangtze, perto de Jinling.Não há perigo para defender, exceto o Rio Yangtze.

A segunda é o oeste de Fujian, que é a cidade natal do Reino de Fujian. No entanto, tem montanhas altas, transporte inconveniente e falta de terras aráveis. A terceira é a Bacia do Lago Poyang, que equivale aproximadamente à atual Jiangxi, com Nanchang como cidade central.

Embora Nanchang nunca tenha sido uma capital, ela está localizada no interior da Dinastia Tang do Sul. Se a marinha Song do norte atacar a partir do rio Yangtze, ela deve primeiro passar pelo Lago Poyang e depois entre no rio Ganjiang para alcançá-lo, que é relativamente seguro.

Além disso, a Dinastia Tang do Sul tinha uma marinha poderosa no Lago Poyang e era muito fácil defender Nanchang. O resgate de Jinling só seria interceptado no meio do caminho.

No entanto, a mudança da capital para Hongzhou foi contestada por todos os ministros. Eles não estavam dispostos a desistir da indústria que operavam em Jinling há muito tempo e se mudar para Hongzhou para começar a construção do zero.

Além disso, a mudança da capital está frequentemente relacionada com mudanças na estrutura política e envolve lutas internas na Dinastia Tang do Sul.

Por razões de segurança, Li Jing insistiu em se mudar. Depois de chegar a Hongzhou, Li Jing descobriu que a cidade de Hongzhou era muito menor do que Jinling e não podia acomodar o enorme palácio. Independentemente das objeções dos oficiais do tribunal, o próprio Li Jing não aguentou. Ele queria voltar para casa, mas não lhe restava muito tempo.

3. Depois de voltar para Jinling

No verão do ano em que a capital foi transferida, Li Jing morreu no Palácio de Changchun, em Nanchang. Li Yu subiu ao trono e imediatamente retornou a Jinling e Nanchang com oficiais civis e militares, o que encerrou a história do estabelecimento da capital por apenas quatro meses e depois se tornou a capital do sul até que a Dinastia Song destruiu a Dinastia Tang do Sul em 975.

Li Yu, o posterior mestre da Dinastia Tang do Sul< /p>

Na verdade, a terra da cidade de Nanchang era plana e vasta, e era possível construir uma capital. No entanto, a Dinastia Tang do Sul era um pequeno país separatista e acabara de passar por uma guerra, por isso não era forte. suficiente. Os monarcas e ministros da Dinastia Tang do Sul foram entregues ao prazer e recusaram-se a ceder, de modo que o plano de mudança da capital chegou ao fim.

Os monarcas e ministros da Dinastia Tang do Sul retornaram a Jinling e continuaram a viver uma vida confortável e rica até que a Dinastia Song foi para o sul em grande escala.

A Batalha da Dinastia Song para Destruir a Dinastia Tang do Sul

O exército Song cruzou o rio vindo de Caishiji e rapidamente cercou Jinling. A marinha Tang do Sul no Lago Poyang era liderada por Zhu Lingyun. Ela queria descer o rio para reforçar Jinling, mas foi interceptada no meio do caminho no Batalha de Wankou. Li Yu estava isolado e indefeso em Jinling, e a cidade foi destruída e se rendeu.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde