inicial > Conversa Histórica

Quais são as três principais batalhas da história (Quais são as três principais batalhas da Guerra de Libertação)

Yan Chenming 2022-04-09 frequência

Resumo:As três grandes batalhas referem-se às batalhas estratégicas decisivas entre o Exército Popular de Libertação da China e o Exército Nacional da República da China de setembro de 1948 a janeiro

As três grandes batalhas referem-se às batalhas estratégicas decisivas entre o Exército de Libertação do Povo Chinês e o exército do Kuomintang de setembro de 1948 a janeiro de 1949, incluindo três batalhas estratégicas: a Campanha de Liaoshen, a Campanha de Huaihai e a Campanha de Pingjin.

Diagrama esquemático de três grandes batalhas

Três Qual batalha é mais importante? Vamos dar uma olhada primeiro: entre as três grandes batalhas, a Campanha de Liaoshen foi a primeira a começar, começou em 12 de setembro de 1948 e terminou em 2 de novembro. Durou 52 dias e aniquilou mais de 471.000 soldados do Kuomintang e causou 69.000 PLA. vítimas. .

A Campanha Huaihai durou de 6 de novembro de 1948 a 10 de janeiro de 1949. 555.000 soldados do Kuomintang foram aniquilados. Houve mais de 130.000 vítimas.

A Campanha Pingjin foi a última a ser lançada. Foi lançada em 29 de novembro de 1948 e terminou em 31 de janeiro de 1949. Durou 64 dias, incluindo aniquilação e reorganização. As tropas do Kuomintang somavam mais de 520.000, e o Exército de Libertação Popular sofreu 39.000 baixas.

A vitória da Batalha de Pequim e Tianjin libertou o Norte da China, especialmente a libertação pacífica de Peiping, protegendo a sua aparência original, estabelecendo as bases para a posterior determinação da capital e removendo obstáculos à aceleração do movimento do ELP para sul. campanha através do rio.

A Batalha de Huaihai foi a batalha em que o maior número de inimigos foram aniquilados e o Exército de Libertação Popular sofreu as maiores baixas. Esta batalha levou à falência completamente a chamada estratégia cuidadosamente planejada de Chiang Kai-shek. O plano de batalha de Xubeng desferiu um duro golpe no Kuomintang.O moral, a partir de então, o Kuomintang não foi mais capaz de lançar uma ofensiva no norte, e só pôde recuar para um canto ao sul do rio Yangtze e permanecer.

Comandante de campanha de Liaoshen, Lin Luoliu

< p> Como primeira batalha, a Campanha de Liaoshen equivale à primeira batalha da guerra. O Presidente Mao sempre atribuiu grande importância à cautelosa primeira batalha, acreditando que a primeira batalha deve ser vencida e todos os preparativos devem ser feitos.

Devemos vencer a primeira batalha. Se não tivermos certeza sobre a primeira batalha, então é melhor não lutar na primeira batalha. Como a primeira das três grandes batalhas, a Batalha de Liaoshen é equivalente para a primeira batalha. O presidente Mao foi muito cauteloso e travou a batalha final. O plano passivo era preparar-se durante cinco anos para derrotar o Kuomintang de Chiang Kai-shek em 1953.

Por que ser tão cauteloso? Porque o Nordeste é muito importante! Do ponto de vista estratégico, especialmente na história moderna, a mudança e unificação das dinastias foi realizada pela entrada das forças militares do Nordeste.Em 1644, a Dinastia Manchu Qing entrou no Passo e derrotou o exército rebelde camponês de Li Zicheng, substituindo a Dinastia Ming. Também foi o caso a invasão japonesa da China em 18 de setembro.A partir do Nordeste, podemos perceber a importância do Nordeste.

Em 1930, o Exército do Nordeste de Zhang Xueliang entrou na alfândega, permitindo que Chiang Kai-shek completasse a unificação nacional formal. Além disso, o Nordeste estava próximo da União Soviética, rico em recursos, ferrovias desenvolvidas, terras férteis , e comida suficiente.Se o Nordeste fosse ocupado, a indústria nordestina poderia. Entrou em vigor imediatamente e produziu uma grande quantidade de suprimentos militares.

Chen Yi disse isso bem. A vitória na Batalha de Huaihai foi empurrada pelas massas em pequenas carroças. Sim, mas há outro ponto que não é muito conhecido. Os projéteis de artilharia usados ​​na Batalha de Huaihai foram todos produzidos no Nordeste.

A vitória da Batalha de Huaihai não pode ser separada dos projéteis de artilharia produzidos no Nordeste, então o Presidente Mao deve ocupar o Nordeste primeiro desde o início. Este é o padrão geral!

Comandante da Campanha Huaihai, Su Yu

Nordeste A localização geográfica especial fez com que muitas pessoas prestassem atenção ao Nordeste. Não só o Presidente Mao, mas também Chiang Kai-shek também viu isso. Quem ocupasse primeiro o Nordeste teria a iniciativa estratégica.

Então entrar no passe se tornará uma força decisiva. O presidente Mao era clarividente e estratégico, por isso propôs primeiro ocupar o Nordeste.

No entanto, o Nordeste não é fácil de combater. Uma razão muito importante pela qual Lin Biao hesitou no início foi que a situação econômica nas áreas libertadas era grave, então ele rapidamente resolveu uma direção estratégica e expandiu uma base económica traseira estável, o que era uma das principais prioridades na altura.

Obviamente, esta base económica só pode ser a região Nordeste, onde o exército do Kuomintang é relativamente fraco.No entanto, a área de Liaoning ocupada pelo exército do Kuomintang é também a principal área agrícola e produtora de cereais do Nordeste. Portanto, é preciso resolver rapidamente o problema do Nordeste, um ponto preocupante.

Pode-se dizer que se a Batalha de Liaoshen for travada com sucesso e a Batalha de Huaihai e Pingjin for derrotada, nosso exército ainda terá uma chance de retornar, mas se a Batalha de Liaoshen não for vencido, nosso exército ainda terá uma chance de retornar.

Não importa quão bem as batalhas de Huaihai e Pingjin tenham sido travadas, devido à destruição da base econômica e à falta de suprimentos logísticos, pode ser difícil para nosso exército continuar a persistir localmente. Portanto, o A Batalha de Liaoshen foi a mais importante e crítica.

Fatos posteriores também verificaram que foi precisamente por causa da libertação do Nordeste da China Todo o território trouxe uma nova viragem na situação militar do país.

A partir daí, o Exército de Libertação Popular não só teve uma vantagem em qualidade, mas também em quantidade, esmagando Chiang Kai-shek com 3,2 milhões de soldados, 2,9 milhões de pessoas conseguiram uma reversão.

A vitória da Campanha de Liaoshen deu ao Exército de Libertação Popular uma retaguarda estratégica estável, criando condições favoráveis ​​para a vitória das próximas duas grandes batalhas.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde