inicial > Conversa Histórica

Por que Fujian é chamado de Cuo (o que Cuo significa no dialeto de Fujian)

Yang Junhui 2022-04-16 frequência

Resumo:Na língua Min e no dialeto Fujian, a palavra "cuo" é usada para indicar um local de residência específico. Terra é o nome comum para as terras onde os aldeões se preparam para construir casas.

Paredes de tijolos ásperos, portas de madeira manchadas e talvez um poço antigo com micro-ondas ondulantes dentro. Parece que sempre existe um tipo de magia que faz com que as pessoas no sul de Fujian relutem em se separar dela.

©Falando do Calendário Semanal Minnan 2021

< p>"Cuo" é o nome carinhoso que o povo do sul de Fujian dá à sua terra natal. Ele carrega tudo o que o povo do sul de Fujian pensa sobre lar e família. Ao explorar a palavra "厝", poderemos sentir o quanto as pessoas do sul de Fujian amam sua casa e sua cidade natal.

Muitas vezes ouvimos a palavra "厝" na área de língua Min, que é uma palavra característica do dialeto Min.

"厝" tem três significados básicos em Fujian. Um refere-se a toda a casa e palavras relacionadas à casa. Tomando Hokkien como exemplo, "Cuo" é pronunciado como "ʦʰu5" em Hokkien (exceto para pronúncias individuais em outras regiões, todas as pronúncias neste artigo são baseadas no sotaque de Quanzhou).

Captura de tela©Falando do aplicativo Minnan

< p >O povo Minnan chama os "vizinhos" de "cuobian [ʦʰu5 pĩ1]", e o proprietário e o dono da casa são chamados de "cuozhu [ʦʰu5 ʦu3]". A casa grande se chama "大厝[tua6 ʦʰu5]".

A casa de pedra é chamada de "Shicuo [ʦioʔ8 ʦʰu5]", a casa de madeira é chamada de "Chaicuo [ʦʰa2 ʦʰu5]" e a casa construída é chamada de "Qicuo [kʰi3 ʦʰu5]".

O segundo refere-se a casa, cidade natal e usos metafóricos relacionados. As pessoas no sul de Fujian costumam chamar "casa" de "Cuoli [ʦʰu5 lai4]" e "minha casa" é "Ruan Cuo [ᵑgun3 ʦʰu5]"

"Venha para Ruan Cuo tomar chá quando tiver tempo [ u4 ũĩ2 lai2 ᵑgun3 ʦʰu5 ʦiaʔ8 te2]", venha tomar chá em minha casa quando tiver tempo, é um ditado comum entre as pessoas no sul de Fujian.

Rede da Antiga Casa © da Casa Antiga de Fujian do Sul

Em terceiro lugar, como o caractere mais comumente usado em nomes de lugares, é amplamente utilizado em pequenas e grandes aldeias e vilarejos, quase em todas as áreas de língua Fujian em Fujian, Taiwan, Guangdong, Qiong e outros lugares . Podemos encontrar facilmente a palavra "cuo" em alguns nomes de lugares na área de língua Fujian.

Por exemplo, Xiamen tem "Huang Cuo" e "Song Cuo", Quanzhou tem "Xiao Cuo", Putian tem "Shi Cuo" e "Qian Cuo", Fuzhou tem "Chen Cuo" e "Liang Cuo", e Tainan tem "Zeng Cuo".

Há também um lugar chamado "Liu Cuo" em Cangnan. O primeiro caractere desses nomes de aldeia com a palavra "cuo" é geralmente o sobrenome ancestral, sobrenome único ou sobrenome comum da aldeia.

Em outros lugares da China, "sobrenomes" também são usados ​​como nomes de lugares. Por exemplo, Xangai tem "Xujiahui" e "Lujiazui".

A vila de Xiamen Huangcuo mantém muitas casas antigas completas no sul de Fujian © Xiamen Daily

Então, como é que “cuo” deixou de se referir a uma casa para se tornar um nome de lugar ligado a um apelido? Isso está relacionado aoshábitos de vida das antigas sociedades agrícolas e à origem dos sobrenomes.

A maioria dos sobrenomes nos tempos antigos derivava de "lugar (país feudal, local de nascimento, lar ancestral)". Desde o nascimento dos sobrenomes, eles estão intimamente associados aos nomes de lugares.

Como muitas vezes uma família numerosa mora na mesma casa, toda a aldeia geralmente está cercada por parentes com o mesmo sobrenome.

Portanto, em áreas habitadas pelos habitantes do sul de Fujian, surgiu um método único de nomenclatura de aldeia de "sobrenome + casa". Pode-se dizer que o significado da palavra “cuo” nos nomes de lugares é semelhante ao “zhuang” e “tun” no norte.

A imagem mostra o antigo edifício de estilo ocidental de Oucao, que está localizado em Kinmen, no sudoeste da cidade de Jincheng, no condado, a maioria das pessoas que vivem neste assentamento tem o sobrenome "Ouyang" © Real Travel Network

Na verdade, o caractere "厝" que as pessoas no sul de Fujian estão acostumadas a usar não o caractere original, mas uma palavra comum usada pelo povo.

No "Dicionário Chinês", "厝" tem quatro significados. O primeiro refere-se à colocação, como “fogo no fogo para acumular combustível”; o segundo refere-se ao caixão, onde o caixão fica estacionado para sepultamento, ou enterrado superficialmente para reenterro, como “casa temporária” ou “casa flutuante”. ; o terceiro refere-se à pedra de amolar.

Todos os três primeiros significados herdam o significado original da palavra "厝". Entre eles, o segundo significado é comumente encontrado em dialetos de outras regiões, incluindo "cuoji (sepultura temporária)" no dialeto Jixi, "cuo caixão (colocado temporariamente sem sepultamento)" no dialeto Yudu e "cuoji (enterro temporário)" em Dialeto Anhui Anqing. Cuoji (Casa Flutuante)" e assim por diante.

O quarto significado é o uso do dialeto, referindo-se a casas. O caractere original de "厝" na língua Fujian não é mais conhecido. No passado, as pessoas usavam a palavra "厝" para representá-lo, e ainda é usada hoje.

O povo do sul de Fujian tem um forte senso de clã ©Internet< /p >

Além das palavras, também existem muitas expressões idiomáticas do sul de Fujian relacionadas a "cuo". "Construa uma casa grande enquanto há muito dinheiro" - Para ganhar muito dinheiro para construir uma casa grande, a primeira coisa que muitos chineses estrangeiros no sul de Fujian fazem depois de terem sucesso é retornar às suas cidades natais para "construir uma casa ";

"Comprar uma casa com mil ouro custará dez mil ouro" "Comprar uma casa perto de mim" significa ser amigável e vizinho, ter um bom vizinho é muito importante; "Sonhar com um grande casa" significa fantasia; "O telhado da casa está com telhas quebradas" significa que há brechas.

A partir dessas palavras e ditados relacionados a "cuo", podemos ver que as pessoas do sul de Fujian atribuem grande importância à família.

Pode-se dizer que "família" é o epítome da cultura do sul de Fujian. As casas do povo Hokkien incluem "família grande" e "família pequena". “Grande família” refere-se ao clã, um reconhecimento de identidade e cultura; “família pequena” refere-se ao apoio mútuo e à reunião familiar.

É com o forte apoio de "todos" e da "pequena família" que a população do sul de Fujian pode sair e trabalhar duro com confiança e lidar com as ondas da vida com calma.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde