inicial > Conversa Histórica

O impacto do fracasso diplomático da Conferência de Paz de Paris (tornando-se o gatilho do Movimento Nova Cultura)

Wu Han Yu 2022-04-16 frequência

Resumo:O fracasso diplomático da China na Conferência de Paz de Paris e a incompetência do governo acenderam a ira dos jovens estudantes, e rapidamente eclodiu o Movimento Quatro de Maio. Este movimento p

A série de TV recentemente exibida "The Age of Party Awakening" recebeu ótimas críticas. Para explorar a verdade de salvar o país e o povo, intelectuais avançados representados por Chen Duxiu e Li Dazhao avançaram e se levantaram para lutar . O Movimento Patriótico de Quatro de Maio, que eclodiu em 1919, deu início à nova revolução democrática da China.

O gatilho para a eclosão do Movimento Quatro de Maio foi a China na Conferência de Paz de Paris, a diplomacia falhou.

Em novembro de 1918, a Primeira Guerra Mundial terminou com a derrota do bloco germano-austríaco. Os Aliados vitoriosos reuniram-se no Palácio de Versalhes, em Paris, em 18 de janeiro de 1919.

Esta foi uma conferência de partilha de despojos entre os países imperialistas vitoriosos. As potências imperialistas controlavam a conferência, e as grandes potências queriam dividir os países derrotados de acordo com as suas próprias intenções e organizar o mundo do pós-guerra. .

Como país vitorioso, o governo chinês de Beiyang enviou tropas de Pequim Uma delegação de cinco membros, incluindo Lu Zhengxiang, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo, Gu Weijun, Ministro dos Estados Unidos, e Wang Zhengting do Governo Militar do Sul, participou na Conferência de Paz de Paris.

Devido às fortes demandas da população de todo o país, a delegação do governo de Beiyang declarou que retiraria todos os direitos e interesses alemães anteriores à guerra em Shandong na Conferência de Paz de Paris, e também cancelaria a Conferência de Paz de 1915. reconhecimento do governo japonês pelo governo Yuan Shikai."Vinte e Um" e todos os interesses especiais de países estrangeiros na China.

Além disso, antes da Conferência de Paz de Paris, o presidente dos EUA, Wilson, fez um discurso, afirmando que os interesses dos residentes de cada colônia deveriam ser levados em conta na eliminação de todas as colônias, e que países grandes e pequenos devem garantir a liberdade política e a integridade territorial uns dos outros.

Isso fez com que o povo chinês, especialmente os intelectuais chineses, tivessem grandes esperanças na Conferência de Paz.

Shandong, na China, estava dentro da esfera de influência da Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial. Após o início da Primeira Guerra Mundial, o Japão aproveitou a situação declarando guerra à Alemanha e enviou tropas para Qingdao, Shandong, em novembro. 1914, substituindo facilmente os direitos da Alemanha em Shandong.

Na Conferência de Paz de Paris, a delegação chinesa apresentou exigências legítimas, como a abolição dos Vinte e Um Artigos, a abolição da jurisdição consular das grandes potências na China e a autonomia das tarifas. , foram injustificadamente rejeitados pelas potências imperialistas sob o pretexto de Estas questões estão fora do âmbito da discussão na conferência de paz.

Desta forma, a única esperança para a delegação chinesa é que a questão de Shandong possa ser resolvida sem problemas. Mas as potências imperialistas só se preocupam em dividir os despojos e não os interesses do povo chinês.

A delegação japonesa afirmou que a baía de Qingdao Jiaozhou estava de fato ocupada pelo Japão e que, em setembro de 1917, o governo de Pequim expressou "concordância feliz" com o pedido do Japão em uma troca de cartas com o governo japonês sobre o Questão de Shandong.Portanto, todos os direitos alemães em Shandong só podem ser transferidos para o Japão.

Sob a pressão do Japão, a Conferência de Paz ignorou o estatuto da China como potência vitoriosa, ignorou a soberania e a independência da China e, na verdade, tomou decisões de acordo com a vontade do Japão.

De acordo com a vontade do governo Beiyang, a delegação chinesa chefiada por Lu Zhengxiang estava realmente preparada para assiná-la e reconhecê-la. A diplomacia da China na Conferência de Paz de Paris foi um fracasso total.

Naquela época, a delegação chinesa não se atreveu a agir imediatamente relatar o fracasso da diplomacia. Em vez de notificar o país sobre a situação, os estudantes chineses que estudavam em Paris primeiro telegrafaram a notícia para as pessoas em casa.

As pessoas ficaram indignadas. Os estudantes de Pequim se levantaram primeiro, queimaram a casa de Cao Rulin, espancaram Zhang Zongxiang e lançaram o vigoroso Movimento Quatro de Maio.

A "Revisão Semanal" organizada por Li Dazhao e Chen Duxiu denunciou a Conferência de Paz de Paris: "Na Conferência de Paz de Paris, todos os países se concentraram em seus próprios direitos. Que justiça e paz permanente... eram todos reduzida a nada. O ditado oficial vale a pena."

A Conferência de Paz de Paris "está a mais de um milhão de milhas de distância da paz eterna no mundo e da verdadeira felicidade para a humanidade, e não pode ser resolvida diretamente até que pessoas de todo o mundo se levantem."

Em meio à forte oposição de todas as esferas da vida e da opinião pública, a delegação do governo de Pequim não assinou o tratado de paz com a Alemanha, incluindo a questão de Shandong. As justas exigências de o povo chinês foi parcialmente realizado.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde