inicial > Conversa Histórica

Avaliação do assassinato do Rei de Qin por Jing Ke (elogios e críticas de figuras históricas ao assassinato do Rei de Qin por Jing Ke)

Ge Yecheng 2022-04-17 frequência

Resumo:Agora parece que a abordagem de Jing Ke para assassinar o Rei de Qin foi pedante e tola. O objetivo do assassinato do Rei de Qin por Jing Ke era usar seu próprio poder para resolver os ataques e ass

“O vento está farfalhando e a água está fria, e um homem forte irá nunca mais volte depois que ele partir. ”

Desde que se despediu do Príncipe Dan, Jing Ke fez as malas e embarcou na estrada para assassinar o Rei de Qin, Jing Ke ficou determinado a cortar a força de um homem forte. Antes de partir, ele havia percebido há muito tempo que essa viagem de assassinato levaria a uma fuga por pouco e que a chance de sobrevivência poderia ser zero.

Mas ele estava decidido e considerava a morte como um lar.

01

Em "Jing Ke Assassina o Rei de Qin", Jing Ke defende o ponto de vista do Estado de Yan. Antes disso, o Estado de Qin havia anexado e engolido o Estado de Zhao. O exército do Estado de Qin não parou, mas tendia a lutar todo o caminho ao norte e estava prestes a alcançar a fronteira sul do Estado de Yan. .

Por que você quis assassinar o Rei Qin?

Porque para o Estado de Yan naquela época, o poder do Rei Qin era muito forte, e sua ambição de anexar os seis países e unificar o mundo foi totalmente revelada. Do ponto de vista do Estado Yan, se o Rei de Qin não morrer, o Estado Yan se tornará a carne do rei mais cedo ou mais tarde.

Para proteger o Estado de Yan de ser anexado pelo Estado de Qin, o Príncipe Dan e Jing Ke tiveram esta ideia - arriscando suas vidas para assassinar o Rei de Qin.

Para garantir a maior chance de sucesso neste assassinato, Jing Ke está totalmente preparado. Ele ouviu que o Rei de Qin estava oferecendo recompensas por matar o povo de Fan Yuqi em todos os lugares, e Fan Yuqi desertou para Yan quando ele estava na pobreza. Esta foi uma excelente oportunidade.

Jing Ke disse ao príncipe Dan o que pensava, mas o príncipe Dan chorou e disse que não aguentava. Os bandidos não tiveram escolha a não ser fazer isso sozinhos. Jing Ke foi contar a Fan Yuqi sobre isso. Fan Yuqi cometeu suicídio e Jingke colocou sua cabeça em uma caixa.

Antes de Jing Ke partir, ele esperou que aquela pessoa muito importante fosse com ele.

No entanto, o Príncipe Dan era desconfiado por natureza e não definiu saiu quando o viu., suspeitando que ele estava relutante em pegar a estrada, porque mudou de ideia e está atrasando o tempo.

Então, apesar das suspeitas do Príncipe Dan, Jing Ke se preparou resolutamente para pegar a estrada.

Nesta linha, o Príncipe Dan também enviou alguém para segui-lo, e esse era Qin Wuyang, o guerreiro do Estado de Yan.

Qin Wuyang matou inúmeras pessoas e ninguém se atreveu a olhá-lo diretamente nos olhos. Ele pensou que seria o braço direito de Jing Ke, mas no momento crítico do assassinato, ele não só não trouxe nenhuma ajuda para Jing Ke, mas também lhe causou problemas. Para causar problemas, levando indiretamente ao fracasso do assassinato.

02

Antes de partir, Jing Ke recitou a frase "O vento está soprando e a água está fria, e um homem forte nunca mais retornará depois de partir." Algumas pessoas dizem que Jing Ke previu isso. Você falhará ou estará preparado para morrer para retribuir ao seu país.

No entanto, o autor acredita que Jing Ke previu seu próprio final e não necessariamente falhou.

Porque, como um assassino que assassina o governante de outro país, não importa se o assassinato for bem-sucedido ou fracassado, ele inevitavelmente morrerá.

O assassinato falhou e ele morreu nas mãos do rei Qin; o assassinato foi bem-sucedido e Jing Ke não conseguiu escapar vivo do palácio de Qin. Mesmo que ele tenha a sorte de escapar, uma vez que o assassino seja rastreado até o Estado de Yan, o Estado de Yan não tem como explicar ao Estado de Qin e só pode entregar Jing Ke.

Além do mais, a tentativa de assassinato de Jing Ke não foi o tipo de assassinato que aconteceu secretamente usando roupas de dormir e uma máscara. Em vez disso, ele se aproximou abertamente do palácio Qin, revelou sua nacionalidade e nome e ofereceu a Fan Yuqi presente. A cabeça de Xiang Shang foi a razão para realizar este assassinato.

Não importa o sucesso ou o fracasso, sempre estaremos com Yan e Jing Ke. Não há como escapar dos relacionamentos.

O corajoso e engenhoso Jing Ke deve ter pensado em seu próprio fim quando pensou nesse caminho de assassinato. Mesmo assim, ele ainda não vacilou e fez o possível para usar sua própria vida em troca da pequena possibilidade de preservar o Reino Yan.

03

Para o Estado de Yan, Jing Ke não era um bom assassino. Ele falhou em completar sua missão e falhou no momento crítico.

Mas do ponto de vista da "retidão", ele é um herói notável.

Desde o início do planejamento deste assunto com o Príncipe Dan, ele mobilizou totalmente sua sabedoria e coragem. Primeiro, ele usou a cabeça do General Fan como isca, fingindo doá-la ao Rei de Qin, e pegou a oportunidade de usar venenoso Assassinar o Rei de Qin com uma adaga.

Então, antes do assassinato, ele esperou por um colaborador que tivesse um entendimento tácito e pudesse trazer grande ajuda para o assassinato. No entanto, o Príncipe Dan tornou-se cada vez mais desconfiado, e o "homem justo" Jing Ke poderia não aguente isso. Em caso de dúvida, pegue a estrada imediatamente. Ele só tinha Qin Wuyang com ele, que era duro por fora, mas suave por dentro.

Durante o processo de assassinato, enfrentando o Rei de Qin, embora Qin Wuyang, que havia matado inúmeras pessoas, estivesse assustado e culpado, Jing Ke permaneceu calmo, esperando a melhor oportunidade, apenas para acertá-lo com um golpe.

Infelizmente, o assassinato também requer "o momento certo e o momento certo local." "e" três condições são atendidas ao mesmo tempo. Qin Wuyang começou a mostrar timidez ao ver o Rei de Qin, o que mostra que ele não era um bom colaborador;

Quando Jing Ke estava perseguindo o Rei de Qin para assassiná-lo, Qin Wuyang não forneceu qualquer ajuda, e Jing Ke estava fraco. Originalmente no desconhecido palácio de Qin, Jing Ke não estava familiarizado com o ambiente e não ocupava uma posição vantajosa.

Mesmo assim, Jing Ke estava em vantagem ao perseguir o Rei de Qin. Justamente quando ele estava prestes a ter sucesso, um grupo de ministros ao redor do Rei de Qin gritou "O rei está carregando uma espada", e o médico Xia Wuji atingiu Jing Ke com uma caixa de remédios, e então ele foi derrotado.Dando ao Rei Qin uma chance de escapar, a situação mudou.

Como diz o ditado: "As coisas são planejadas pelas pessoas e realizadas pelos céus." Como ministro do Estado de Yan, Jing Ke tentou o seu melhor para fazer tudo o que deveria fazer e foi embora. tudo para fora e considerava a morte como seu lar.

No entanto, é tendência geral que o Rei Qin anexe os seis países para unificar o mundo, e o Estado de Yan não pode escapar ao destino de ser anexado. Este destino não pode ser alterado por uma pessoa.

O fracasso de Jing Ke em assassinar o Rei Qin foi inevitável por acidente. Mas Jing Ke, um homem justo, e seu espírito de desconsiderar a morte sempre serão transmitidos naquele período da história e serão lembrados pelas gerações futuras.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde