inicial > Enciclopédia de curiosidades

Por que não existem países fortes nos trópicos? (Por que não existem países fortes nos trópicos e nem países fracos na zona temperada?)

Zou Fangqi 2022-04-20 frequência

Resumo:Não há dúvida de que os recursos naturais dos trópicos são muito ricos e muito adequados para a sobrevivência humana. Tomemos a África como exemplo. A África tem vastas florestas tropicais e

Não há dúvida de que os recursos naturais dos trópicos são muito ricos e muito adequados para a sobrevivência humana.

Tomemos a África como exemplo. A África tem vastas florestas tropicais e áreas de savana. As florestas tropicais são distribuídas com uma grande variedade de plantas. A taxa de cobertura florestal de todo o continente africano chega a 21 %, com pelo menos 40.000 espécies de plantas são distribuídas aqui.

As pastagens tropicais abrigam um grande número de animais selvagens de grande porte, ocupando o primeiro lugar em número e variedade entre todos os continentes do mundo. A maioria dos cientistas também acredita que os humanos se originaram na África. No entanto, a África é atualmente o continente mais pobre.

Na história, não é que os trópicos nunca tenham se formado Governo poderoso, a antiga civilização maia nasceu nos trópicos e pertencia à civilização da selva. O Antigo Egito, a Índia antiga, o Império Árabe e o Império Persa foram civilizações poderosas que floresceram por um tempo, mas com o passar do tempo esses impérios desapareceram e se dividiram em dezenas de países pequenos e fracos.

Qual ​​é a razão pela qual nenhum país poderoso surgiu nos trópicos?

Em primeiro lugar, as áreas tropicais têm um clima quente e úmido, sol abundante, chuva abundante e recursos naturais abundantes. É mais fácil para as pessoas obterem alimentos, como vegetais, frutas, peixes, camarões, e carne.

Há comida o ano todo, sem preocupações com comida e roupas, pouca pressão para sobreviver e uma vida confortável. Isso faz com que as pessoas percam o espírito empreendedor e "vivam na tristeza e morram na felicidade". Ainda existem pessoas em alguns países ou regiões tropicais que se encontram na fase primitiva da agricultura de corte e queima e que vivem uma vida tribal primitiva.

E em áreas de zonas temperadas ou frias com latitudes mais altas, há já não existem condições tão boas. Por exemplo, nas zonas temperadas, as condições naturais não são definitivamente tão boas como nas zonas tropicais.

As áreas temperadas geralmente têm quatro estações distintas. Há primavera, verão, primavera e inverno. As pessoas precisam ser boas em aproveitar a oportunidade de plantar e realizar ativamente diversas tarefas para lidar com as mudanças sazonais.

Além disso, há relativamente poucos animais selvagens nas áreas temperadas. Se as pessoas quiserem obter mais carne, encontrarão maneiras de domesticar animais, como bovinos e ovinos.

Isso melhorou muito a capacidade de trabalho das pessoas e promoveu as pessoas a pensar continuamente e a trabalhar duro, de modo que a civilização emergiu e se desenvolveu. O cultivo e a caça eram atividades em grupo, que por sua vez promoviam o progresso social e linguístico.

Em segundo lugar, os fatores humanos devem ser considerados. As pessoas que vivem em áreas com latitudes mais elevadas, como os nómadas, têm más condições climáticas e condições de produção limitadas, pelo que saquearão recursos por razões de subsistência.

Por esta razão, houve muitas guerras destinadas à pilhagem e à conquista. Na história, muitos países ou regiões, especialmente na Europa, tiveram muitas guerras, que foram basicamente desencadeadas devido à competição por recursos terrestres e materiais.

Na antiguidade, embora as civilizações agrícolas tropicais e temperadas tivessem um grande número de pessoas e economias desenvolvidas, a sua baixa pressão de sobrevivência tornava-as muito inferiores aos nómadas que lutavam pela sobrevivência em termos de coesão e eficácia no combate. guerreiros nascidos.

Isso os torna quase invencíveis diante da civilização agrícola. Somente quando a civilização agrícola aprender com a dor e sofrer dificuldades, como a Dinastia Han e a Dinastia Tang, eles poderão concentrar seus esforços para lançar um contra-ataque. É sempre difícil formar um contra-ataque contra a civilização nómada nos trópicos.

A ascensão do antigo Egito, da antiga Babilônia e até da antiga Índia dependia dos rios, mesmo na China antiga. Grandes rios não trouxeram apenas água, mas também nutrientes. Mais importante ainda, o deserto foi uma defesa natural, que tornou o antigo Egito e a Babilônia prósperos por um tempo.

No entanto, estes regimes tropicais enfrentarão inevitavelmente ameaças de nómadas temperadas. Na verdade, as quatro principais civilizações estão sempre sob ameaça de nómadas, especialmente da Índia antiga.

Os povos nômades localizados na zona temperada não podem ganhar a vida devido à baixa temperatura, então só podem ser nômades. Este método também resulta em uma capacidade extremamente baixa de resistir a desastres naturais, portanto, quando um desastre ocorre, a primeira coisa que pensam é ir para o sul quente.

Por um lado, a guerra trouxe graves danos a pessoas; Mas, por outro lado, também promove o intercâmbio, o desenvolvimento e a difusão cultural.

Finalmente, as doenças tropicais trazidas pelo clima quente também são um dos motivos. Esta é uma doença infecciosa que prevalece em climas quentes e húmidos e se espalha através de vários mosquitos tropicais. A doença leva à deterioração ambiental, e o ambiente poluído, por sua vez, agrava a deterioração do ambiente de vida e das condições sanitárias, formando um ciclo vicioso.

O impacto das doenças tropicais no potencial de desenvolvimento humano é de longa data Obriga os países tropicais a investir mais recursos energéticos, financeiros e materiais em cuidados médicos e de saúde, o que não só afecta a produtividade do país, mas também representa um pesado fardo para as finanças nacionais.

Existem muitos tipos de animais e plantas nas áreas tropicais, e também existem muitas criaturas venenosas, como cobras venenosas, escorpiões venenosos, aranhas venenosas, etc. Num tal ambiente, é difícil para a civilização humana continuar e desenvolver-se.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde