inicial > Conversa Histórica

A dinastia governante mais longa da história chinesa (a dinastia estabelecida e existente mais antiga)

Cao Linjiu 2022-04-23 frequência

Resumo:Pode-se dizer que a Dinastia Zhou existiu por mais tempo na história. Foi fundada em 1046 a.C. por Ji Fa, que destruiu a extravagante Rainha Zhou de Shang. Depois disso, a Dinastia Zhou foi dividida

A Dinastia Zhou é a dinastia mais longa do meu país, com um total de 791 Foi de 1046 aC a 256 aC A conhecida história histórica "O Fogo do Farol Brinca com os Príncipes" dividiu a Dinastia Zhou em dois períodos, a Dinastia Zhou Ocidental e a Dinastia Zhou Oriental.

O fim das dinastias antigas é uma coisa natural. A Dinastia Zhou tinha um vasto território e grandes áreas de terra foram confiadas aos príncipes.

Pode-se dizer que governar uma terra tão vasta com majestade e etiqueta traz problemas sem fim. Quando a majestade e a etiqueta não existirem mais, a Dinastia Zhou certamente estará em uma situação perigosa.

1. O imperador não é sábio

Durante o período do fim de semana ocidental, a dinastia já havia começado a declinar. O pai do rei Zhou You, o rei Zhou Xuan, era um rei arrogante e poderoso. Ele interferiu na questão da deposição do rei de Lu. Depois que Lu resistiu, ele suprimiu-o com força e fez de alguém próximo a ele o rei de Lu.

Embora tenha usado a força para intimidar alguns príncipes que desobedeceram às ordens, ele apenas suprimiu a insatisfação deles em seu coração.

Depois que o filho do rei Zhou Xuan, o rei Zhou You, subiu ao trono, a reputação da família real Zhou despencou. Após o incidente do Beacon Fire Opera Princes, todo o exército diretamente sob o comando da família real Zhou foi exterminado.O rei Zhou You morreu e a capital caiu.

Embora o Rei Zhou Ping tenha restaurado a Dinastia Zhou, a Dinastia Zhou nesta época havia perdido há muito tempo sua antiga glória.

2. A arrogância dos membros do clã

Os príncipes da Dinastia Zhou foram divididos em três categorias: parentes do imperador, príncipes com o sobrenome Ji, príncipes com sobrenomes diferentes e descendentes da Dinastia Shang. Entre essas três categorias de príncipes, descobriu-se que os parentes da Dinastia Zhou assumiram a liderança na destruição da etiqueta e da majestade da Dinastia Zhou.

Em 712 aC, durante o reinado do rei Huan de Zhou, o duque Huan de Lu, que era membro da família real, matou o monarca anterior e ascendeu ele mesmo ao trono.

Ele também sabia que o que fez era antiético e provavelmente não pediu ao imperador de Zhou, ou seja, ao rei Huan de Zhou, que lhe concedesse o título porque estava desesperado.

Naquela época, o rei Huan de Zhou queria conquistar o estado de Lu para lidar com outro parente, o estado de Zheng, então ele concordou com o que o duque Huan de Lu fez. Quem saberia que isso realmente abriu um precedente. Depois disso, quando os novos reis dos estados vassalos subiram ao trono, a maioria deles aprendeu com o duque Huan de Lu e parou de se reportar ao imperador de Zhou.

A mencionada Zheng Guo também não é uma lâmpada com baixo consumo de combustível . O Estado de Zheng ocupa o centro das Planícies Centrais, com vastas terras, milhares de quilômetros de campos férteis e fortes soldados e cavalos.

Isso alimentou as ambições de Zheng Guo, e Zheng Guo saqueou ativamente as terras vizinhas para expandir sua esfera de influência.

Quando Zheng Zhuanggong chegou, Zheng Guo era o pequeno suserano da área circundante. Este comportamento despertou a insatisfação do Imperador de Zhou. Em 707 aC, o Rei Huan de Zhou liderou pessoalmente uma expedição para atacar o Estado de Zheng. Inesperadamente, ele foi derrotado pelo Estado de Zheng e ficou ferido.

Outro estado vassalo com o sobrenome Ji, Wei Guo, foi ainda mais longe. Em 675 aC, o duque Hui de Wei atacou diretamente a família real Zhou como ministro, sem dar qualquer face ao imperador, expulsou o então rei Hui de Zhou da capital e estabeleceu um novo rei.

3. A ascensão de diferentes sobrenomes

O rápido declínio da família real Zhou é óbvio para todos, e outros estados vassalos estão prontos para agir.

Naquela era da etiqueta, o gesto de tomar as coisas à força não era bonito, por isso surgiu o slogan "respeite o rei e rejeite os bárbaros". Foi Qi Huangong, o primeiro suserano do Período da Primavera e do Outono, quem apresentou o slogan “respeite o rei e repele os bárbaros”.

Pelo significado literal, pode-se ver que "respeitar o rei e resistir aos bárbaros" significa respeitar o imperador de Zhou internamente e atacar conjuntamente a minoria étnica Rong externamente.

Parece não haver problema, mas se analisarmos cuidadosamente, quem organizará uma aliança militar comum?

Claro que é o estado vassalo mais poderoso. Então, quanto mais tempo este congresso vassalo permanecesse como um estado organizador, mais profundo se tornaria o seu prestígio, e se tornasse o verdadeiro detentor do poder da Dinastia Zhou, menos respeitado seria o Imperador de Zhou.

Mais tarde, as três famílias foram divididas em Jin e Tian A família tornou-se marquesa.A estrutura dos Sete Heróis do Período dos Reinos Combatentes foi formada, e a família real Zhou tornou-se uma marionete que só poderia ser manipulada por outros.

A razão pela qual a Dinastia Zhou chegou a tal situação, independentemente das razões arraigadas na história, e apenas analisou a situação social atual naquela época, podemos ver dois fatores internos e externos.

Externamente, os estados vassalos estão ficando cada vez maiores, e a família real Zhou é incapaz de suprimi-los, então está espremido em um pequeno canto; em segundo lugar, há desunião dentro da família real Zhou. Uma vez que Desde o estabelecimento da Dinastia Zhou Oriental, houve muitos conflitos internos dentro da família real Zhou.Mudanças no palácio, a majestade do imperador foi repetidamente exterminada e até mesmo dividida novamente durante o Período dos Reinos Combatentes.

Em 256 aC, teve que contar com os estados vassalos O imperador sobrevivente, Rei Nan de Zhou, morreu de doença e a Dinastia Zhou foi destruída.

Os 35 anos seguintes foram 35 anos sem dinastia até 221 a.C., quando o Estado Qin encerrou o Período dos Reinos Combatentes e estabeleceu a Dinastia Qin.

Fim

O texto acima é uma breve descrição da Dinastia Zhou no período pré-Qin. O fim destas dinastias antigas é inevitável e existem factores históricos fundamentalmente importantes.

Por exemplo, a sociedade apenas começou a se desenvolver, as instituições apenas começaram a se desenvolver, a cultura apenas começou a se desenvolver e a economia apenas começou a se desenvolver. Como tudo está começando, também requer um longo processo de experimentação e tentativa e erro, ou seja, milhares de anos de história chinesa antiga.

A China ainda está avançando e se desenvolvendo por meio da exploração, mas temos muito mais sorte do que os antigos. Suas experiências e lições estão escritas em livros, portanto, os livros de história, um por um, são extremamente valiosos. Vire-os com frequência.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde