inicial > Conversa Histórica

Breve introdução à figura histórica Liu Bang (informações e feitos de Liu Bang, o fundador da Dinastia Han Ocidental)

Wang Jianci 2022-12-12 frequência

Resumo:Liu Bang nasceu em 256 aC no condado de Peixian. Seu nome original era Liu Ji. Depois de se tornar imperador, ele mudou seu nome para Liu Bang. Certa vez, ele serviu como chefe do pavilhão de Sishu

Liu Bang nasceu em 256 a.C. no condado de Peixian. Seu nome original era Liu Ji. Depois de se tornar imperador, ele mudou seu nome para Liu Bang. Certa vez, ele serviu como chefe do pavilhão de Sishui (agora a leste do condado de Peixian, província de Jiangsu).

A pesada corvéia e o governo cruel da Dinastia Qin tornaram as contradições de classe social muito agudas.

Quando Chen Sheng se levantou no primeiro ano de Qin II (209 a.C.) para resistir ao governo da Dinastia Qin, ele respondeu positivamente, liderou suas tropas para conquistar Peicheng e se autodenominou "Pei Gong" .

As tropas rebeldes de Liu Bang inicialmente pertenciam a Xiang Liang. Mais tarde, sua força militar cresceu rapidamente, e ele e o exército rebelde liderado por Xiang Yu se tornaram as duas principais forças contra Qin.

Liu Bang marchou de Nanyang, Henan, para o sudeste de Shaanxi, ocupou Danshui e atacou Wuguan (agora Danfeng, Província de Shaanxi) Na margem norte do rio Wuguan, no condado), Ke Lantian, as tropas passaram a dominar.

Em 206 a.C., o príncipe Ying de Qin rendeu-se a Liu Bang. Peigong foi para o oeste, para Xianyang, e derrubou a Dinastia Qin.

Liu Bang aboliu as duras leis de tortura da Dinastia Qin e estabeleceu três capítulos: “Aqueles que matam morrerão, e aqueles que ferem os outros e roubam não serão punidos”. pessoas na região de Gyeonggi.

Quando Xiang Yu soube que Liu Bang havia se estabelecido em Guanzhong, ele imediatamente liderou suas tropas para atacar a passagem de Hangu e foi para Xixia (a sudeste da cidade de Xinfeng, condado de Tonglin, hoje província de Shaanxi). Ele manteve um Hongmen. Banquete e tentou assassinar Liu Bang, então ele liderou suas tropas para o oeste, massacrou Xianyang e restaurou o feoffment.

Tendo em vista a enorme disparidade de poder militar naquela época, a fim de preservar sua força, Liu Bang aceitou o feoffment de Xiang Yu, ocupou as terras de Bashu e Hanzhong e estabeleceu Nanzheng como sua capital.

Esta é a razão pela qual Liu Bang foi nomeado "Rei de Han", e também a origem do nome "Dinastia Han" mais tarde.

Depois disso, Liu Bang e Xiang Yu lançaram uma Guerra Chu-Han de cinco anos. Em 202 aC, Liu Bang derrotou Xiang Yu e estabeleceu a Dinastia Han em Yangzhi, Sishui (agora condado de Cao, província de Shandong).

Depois disso, mudou-se para Guanzhong e fez de Chang'an sua capital.

Para fortalecer o governo centralizado, ele seguiu a sugestão de Lou Jing e transferiu a família Tian de Qi, a família Zhao, a família Qu e a família Jing do estado de Chu.

Além dos nobres de Yan, Zhao, Han e Wei, eles também permitiram que mais de 100.000 heróis de Guandong se estabelecessem em Guanzhong. Ele reprimiu sucessivamente as rebeliões de Han Xin, Peng Yue, Yingbu e outros príncipes e reis com sobrenomes diferentes.

Com base nas condições sociais da época, com a ajuda de Xiao He, nove capítulos do "Código Han" foram formulados; Zhang Cang e Shusun Tong foram nomeados para formular vários regulamentos de etiqueta.

Essas medidas tomadas por Liu Bang, o imperador da Dinastia Han, lançaram as bases para o governo da Dinastia Han Ocidental. Em 195 aC, Liu Bang morreu de doença no Palácio Changle e foi enterrado em Changling.

Lü Faisão, rainha do Imperador Gaozu da Dinastia Han, nasceu em 241 AC. Sua casa ancestral é Shanfu (agora condado de Shanxian, província de Shandong), e mais tarde mudou-se para o condado de Peixian.

Durante a Guerra Chu-Han, tanto Lu Pheasant quanto o pai de Liu Bang foram capturados por Xiang Yu e tornaram-se reféns.

Em 203 a.C., a guerra Chu-Han entrou em uma fase de inflexão. Os dois lados eram limitados pelo abismo (32 quilômetros a sudeste da atual Xingyang, província de Henan), com Han a oeste e Chu para o leste.

Em setembro do mesmo ano, Xiang Yu devolveu Lu Pheasant e Taigong. Poucos meses depois, Liu Bang tornou-se imperador e nomeou Lv Zhi sua rainha, conhecida como "Rainha Lu" na história.

Ela "ajudou o Imperador Gaozu a governar o mundo" e conspirou com Xiao He para matar Han Xin no campanário. Em Luoyang, ela matou Pengyue e a tribo Yi. Estas atividades políticas consolidaram o poder central.

Após a morte de Liu Bang, o Imperador Hui ascendeu ao trono e respeitou a Imperatriz Lu como Rainha-Mãe. A Imperatriz Viúva Lu controlava o poder real da corte. Após a morte do imperador Hui, ela foi à corte e se proclamou rei, e nomeou quatro de seus parentes, chamados Lu, como reis e seis como marqueses.

Isso lançou as bases para futuros golpes no palácio Lu. Em 180 aC, a Imperatriz Lu morreu no Palácio Weiyang e foi enterrada em Changling com o Imperador Gaozu da Dinastia Han. Durante os dezesseis anos em que a Imperatriz Lu esteve no poder, ela continuou a implementar as políticas do Imperador Gaozu da Dinastia Han.

A punição raramente é usada, mas o pecador é uma pessoa sem esperança. Os assuntos civis são cultivados e a comida e as roupas são usadas para reprodução."

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde