inicial > Conversa Histórica

Breve introdução à história de Guo Shoujing (apresentando a história de vida de Guo Shoujing)

Yang Junhui 2022-04-29 frequência

Resumo:Guo Shoujing, nome de cortesia Ruosi, nasceu em Xingtai, Shunde. Ele nasceu no quarto ano de Shaoding na Dinastia Song do Sul e morreu no terceiro ano de Yanyou na Dinastia Yuan. Ele foi um famoso a

Guo Shoujing, nome de cortesia Ruosi, nasceu em Xingtai, Shunde (atual cidade de Xingtai, província de Hebei). Nascido no quarto ano de Shaoding na Dinastia Song do Sul (1231) e falecido no terceiro ano de Yanyou na Dinastia Yuan (1316), ele foi um famoso astrônomo e cientista hidráulico na Dinastia Yuan.

As atividades científicas de Guo Shoujing ao longo de sua vida foram principalmente em levantamentos astronômicos e conservação da água. "História da Dinastia Yuan: Biografia de Guo Shoujing" foi registrada no 16º ano da Dinastia Yuan (1279).

Guo Shoujing foi nomeado membro da Academia Tongzhi Taishi. Para presidir a revisão do calendário, ele sugeriu: "Para testar em lugares distantes, o horário do eclipse do Sol e da Lua é diferente , a duração do dia e da noite é diferente, e a altura do sol, da lua e das estrelas são diferentes no céu."

Suas sugestões foram elogiadas por Kublai Khan, o fundador da a Dinastia Yuan. e apoio. Ele atribuiu grande importância ao aprimoramento dos instrumentos e acreditava que a base do calendário está nos testes, e os instrumentos para testes não deveriam vir antes dos instrumentos.

Como resultado, mais de dez instrumentos astronômicos requintados foram criados, como o instrumento simples, o medidor alto, o instrumento polar, a esfera armilar, o instrumento requintado e o instrumento de cronometragem. Esses instrumentos são precisos, hábeis e simples e desempenham um papel importante na medição de latitude.

Guo Shoujing fez preparativos cuidadosos para este trabalho de pesquisa, escolhendo uma vasta área de 6.000 milhas de largura de leste a oeste e 11.000 milhas de comprimento de norte a sul, estabelecendo nela 27 estações de observação e servindo como comandante. -chefe.

O conteúdo, o alcance e a precisão desta pesquisa não têm precedentes na história da topografia e do mapeamento no meu país.

Ele selecionou cuidadosamente 7 pontos de observação entre as 27 estações de observação.

Ou seja, Nanhai (hoje uma ilha no Mar da China Meridional), Hengyue (agora Hengshan em Hunan), Yuetai (agora a noroeste da cidade de Kaifeng, Henan) e Helin (agora Har na margem leste do curso superior do rio Orkhon na Mongólia) Helin), Tiele (agora o rio Angara e o rio Yenisei na Rússia), Beihai (agora o curso inferior do baixo rio Tunguska na Rússia) e Dadu (agora Pequim).

Exceto a capital, os outros seis pontos de observação representam grandes regiões de sul a norte, e o intervalo de latitude entre dois pontos adjacentes é de 10 graus. Os itens destes 7 pontos de observação são mais completos que os dos outros 20 pontos.

Além disso, Guo Shoujing usou um instrumento caseiro para determinar a eclíptica O ângulo de intersecção entre o plano e o plano equatorial é 23°33′5″.3.

De acordo com a teoria astronômica moderna, o ângulo de intersecção entre Huang e Chi no tempo de Guo Shoujing deveria ser 23° 31′58″.5, o que é consistente com as medições de Guo Shoujing na época. O resultado tem um erro absoluto de apenas 1′6”.8.

É um milagre que tenha conseguido atingir tal nível de precisão há 700 anos!

A compreensão básica da longitude geográfica no antigo meu país Muito depois da latitude, o conceito simples de longitude não foi estabelecido até o início da Dinastia Yuan. Naquela época, ele era conhecido que o mesmo fenômeno de eclipse lunar apareceu em momentos diferentes em Tashkent (hoje Tashkurgan, Xinjiang) e na China continental. Em termos de hoje, é por causa desses dois As longitudes são diferentes.

Quando Yelu Chucai observou céu fenômenos nas regiões ocidentais, ele descobriu que o tempo real do eclipse lunar nas planícies centrais era muito diferente no "Calendário Da Ming". Em Xunsi (agora Samarcanda, Uzbequistão) ) O erro é muito grande.

A razão é que Xunsi está a milhares de quilômetros de distância das Planícies Centrais, o leste e o oeste estão distantes um do outro e a diferença horária também é grande.

Yelü Chucai destacou: "Em Xunsi, o A cidade de Sigan será tomada como padrão e será colocada no mesmo lugar de antes. Será multiplicada por quatro mil trezentos e cinquenta e nove, e o trono será abdicado. Será dividido em dez mil , e a diferença será de um ou dois dias." "Adicione ao leste e subtraia ao oeste" ("Gengwu Yuanli").

Yelü Chucai considerou Xunsi Gan como a longitude geográfica. O padrão inicial é multiplicar a distância entre um determinado lugar e ele por um fator numérico, que é chamada de quilometragem de um determinado lugar.

Também foi usado muitas vezes no "Gengwu Yuanli", criando um novo método para previsão astronômica nas gerações posteriores. Um precedente para corrigir a longitude geográfica.

Na Dinastia Yuan já havia aparecido um globo com longitude e latitude. Este globo foi feito pelo astrônomo Hui Zamarudin.

Sobre a forma do globo "Yuan Shi" "Registros Astronômicos " registros:

"É feito de madeira como uma bola redonda, sete partes são água e sua cor é verde, e três partes são terra e sua cor é branca. Desenhe rios, lagos e mares, com suas veias correndo por eles, e desenhe pequenos poços quadrados entre eles para medir a vastidão do território e a distância das estradas. "

O "pequeno poço quadrado" aqui é obviamente a latitude e a longitude. Esta é a imagem cerimonial das regiões ocidentais com a latitude e a longitude pintadas nela.

No oitavo ano da Dinastia Yuan (1271), Guo Shoujing foi promovido a supervisor de águas da capital , e posteriormente fundido com o Ministério da Indústria (responsável por vários projetos, artesãos, conservação de água e outros assuntos em todo o país) ), atuou como médico no Ministério da Indústria.

No décimo segundo ano da Dinastia Yuan (1275), ele recebeu ordens de inspecionar o terreno da Planície Amarela, investigar rotas de navegação e estabelecer Shuishao.

Ele veio de Mengjin (a leste do atual sudeste do condado de Mengjin, Na província de Henan, ao longo do antigo curso do Rio Amarelo, foram realizados levantamentos topográficos em uma vasta área de várias centenas de milhas, e as mudanças na inclinação do terreno e na canalização adequada e no potencial do rio foram traçadas no mapa, uma por uma.< p>Para obter a diferença de altura entre os dois lugares, de acordo com "A História dos Ministros Famosos da Dinastia Yuan":

"Com base na diferença de altura entre o nível do mar e No terreno da capital até Bianliang, diz-se que a água de Bianliang está longe do mar.Seu fluxo é íngreme e rápido, mas quando a água da capital vai para o mar, seu fluxo é suave. ”

Guo Shoujing propôs pela primeira vez usar o nível do mar como o ponto de partida para o cálculo da elevação. O datum é também o primeiro uso da ideia de "altitude" na história do levantamento topográfico e do mapeamento.

O conceito de altitude proposto por Guo Shoujing é de grande importância na história do levantamento e mapeamento no meu país e até no mundo.

Hoje tem Altitude, que é amplamente utilizado em levantamento topográfico em todo o mundo, foi proposto por Guo Shoujing há mais de 700 anos e aplicado para levantamento e mapeamento em nível de campo.

Na Dinastia Yuan, o globo da Região Oeste com longitude e latitude foi introduzido na China.

Naquela época, nosso país não apenas media a latitude , mas também desenvolveu o conceito simples de longitude, e até começou a usar a longitude geográfica para corrigir o calendário na astronomia.

Deve-se dizer que no levantamento e mapeamento, é possível fazer a transição do "planejamento e traçando direções" para longitude e latitude.

No entanto, como a teoria de "céu redondo e terra quadrada" ainda domina, o desenho tradicional de mapas não sofreu uma mudança fundamental.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde