inicial > Conversa Histórica

O apelido de qual país é Maozi (como os chineses uma vez chamaram de Rússia)

Wei Lejing 2022-10-01 frequência

Resumo:Na verdade, antes não chamávamos a Rússia de uma metáfora tão importante, até a chamamos de "Maozi". Este não é um termo elogioso, foi o nome usado para designar a Rússia na região Nordeste

Como país amigo da China, a Rússia, nós a chamamos carinhosamente de “Nação Combatente”.

Os russos mostram a sua "resistência" o tempo todo, seja pela sua bravura no campo de batalha antifascista ou pelo seu estilo de vida diário.

Por exemplo, os russos têm ursos ferozes como animais de estimação; a Aeroflot ainda pode decolar apesar de fortes tempestades e todos os voos serem cancelados. Ele pode chegar antes de a tempo e chegar em segurança; a Rússia pode lutar contra disputas internacionais injustas à vontade.

Esta série de apresentações está provando ao mundo que a China chama uma nação lutadora, o que é um endosso absoluto.

Na verdade, antes não chamávamos a Rússia de uma metáfora tão importante. Até a chamávamos de "Maozi". Este não é um termo elogioso, foi o nome usado para designar a Rússia na região Nordeste do nosso país, e mais tarde se espalhou por todo o país.

A palavra "Maozi" Não significa apenas "cabelo fino" literalmente, masreferindo-se a bandidos. No final da Dinastia Qing, as baladas dos boxeadores usavam estrangeiros para se referir aos ocidentais.

Entre as oito potências que invadiram a China, a Rússia naturalmente não estava ausente naquele momento. Durante o reinado do Imperador Kangxi da Dinastia Qing, houve uma guerra entre a China e a Rússia. Embora a Dinastia Qing tenha vencido, ainda cedeu grande parte de suas terras à Rússia. Durante o período Xianfeng, a China e a Rússia assinaram o Tratado de Aihui, fazendo com que o nosso país perdesse mais de 600.000 quilómetros quadrados de território.

Felizmente, a China e a Rússia mais tarde tiveram boas relações. O título "Maozi" foi alterado para "Nação Combatente". Então a Rússia nos deu um apelido?

A Rússia originalmente tinha dois nomes para a China, primeiro "Khitan" e depois "Tianxia".

Os Khitans já foram uma minoria em nosso país, mas eram uma minoria forte e corajosa. Os Khitanos já estabeleceram um poder político nas Planícies Centrais e governaram por 218 anos. Você deve saber que poucas dinastias feudais no meu país existem há mais de 300 anos, a Dinastia Liao pode existir há 218 anos e tem nove imperadores, o que já é muito impressionante.

Mas por que a Rússia nos chama de Khitan? Naturalmente, foi porque Daliao era poderoso e próspero naquela época. Em 907, Yelu Abaoji, Taizu da Dinastia Liao, tornou-se Khitan Khan, e mais tarde fundou o país, que foi nomeado Khitan. Em 947, depois que Yelu Deguang, Taizong da Dinastia Liao, conquistou as Planícies Centrais, ele se proclamou imperador em Kaifeng, província de Henan, e mudou o nome do país para Daliao.

Quando Daliao estava no seu auge, ele também se abriu Modelo de expansão vigorosamente horizontal, o território atingeas montanhas Altai no oeste, o rio Erguneas montanhas Waixing'anno norte, e o Beigou na província central de Hebei no sul. forte>Todos os povos nômades serão sinicizados quando chegarem às Planícies Centrais.

É claro que os Khitan não são exceção: eles aprenderam com a cultura agrícola do povo Han, mas também criaram sua própria escrita Khitan e preservaram bem sua própria cultura.

Os Khitans mais tarde lutaram com o povo Jin, assim como os Jurchens Corajoso e bom na luta, depois que a Dinastia Liao foi destruída pela Dinastia Jin, os descendentes não desistiram. O neto da oitava geração de Yelu Abaoji, Yelu Dashi, estabeleceu a Dinastia Liao Ocidental em Xinjiang e na Ásia Central. Expansão nas regiões ocidentais, Mobei e Ásia Central.

Depois de derrotar o Império Seljúcida, Xi Liao dominou a Ásia Central e tornou-se tão famoso que até os países vizinhos se renderam a Xi Liao.

A Rússia, que era adjacente a Liao naquela época, fez também não escapará das conquistas Khitan. A fronteira sino-russa era longa. Naquela época, o território de oeste a leste pertencia aos Khitans. Aos olhos dos russos, os Khitans naquela época eram toda a China e um forte adversário.

Embora os Jin tenham ganhado vantagem mais tarde, eles não pararam e continuaram a se expandir para o Extremo Oriente Russo.

No ambiente económico atrasado da Europa Oriental, a Rússia só poderia desprezar um vizinho tão poderoso.

Então, o primeiro nome da Rússia para a China foi Khitan. da prosperidade de Daliao. A segunda chamada Tianxia está relacionada à pronúncia do russo. Porque na pronúncia russa da palavra "China" significa "o mundo".

Depois que a Dinastia Liao foi destruída pelo povo Jin, o povo Khitan também estabeleceu a Dinastia Liao Oriental e a Dinastia Liao Posterior até serem finalmente destruídos pelos Mongóis. A expansão territorial da Dinastia Yuan foi sem precedentes na história chinesa. Naquela época, a Rússia também foi alvo de guerra por parte de Genghis Khan e seus descendentes.

A Dinastia Yuan ainda era dominada pela cultura Han e continuou a Imperador das Planícies Centrais Autodenominando-se "Imperador".

Um país tão grande só pode intimidar a Rússia. O Khitan morreu, por isso é inapropriado chamar um país que mudou de dinastia de Khitan. Agora, o imperador deste grande país é chamado de Filho do Céu, e o país que ele governa é chamado de “O Mundo”. Juntamente com o problema da pronúncia russa, o mundo começou a chamá-lo assim.

Quanto ao mundo, foi também a admiração de quem está de fora pela força do nosso país naquela época.

Hoje em dia, com o aprofundamento das relações internacionais, China e Rússia A relação entre os dois países está cada vez mais próxima e não existe mais a conotação depreciativa de chamá-lo de “Lao Maozi” no passado. No entanto, alguns chineses ainda chamam Mao Zi desta forma, a maioria deles refere-se à União Soviética, mas não têm nada a ver com bandidos e ladrões.

O nome Maozi é apenas porque os europeus orientais têm cabelo abundante, por isso é um nome mais vívido. E a Rússia há muito mudou o seu nome para nos chamar de “China”. Somos chamados de Nação Combatente Russa, que é cheio de elogios aos fortes.Esse apelido também está repleto da profunda amizade do povo chinês pelos aliados da Rússia.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde