inicial > Conversa Histórica

Breve introdução e história de vida de Ban Zhao (Ban Zhao da Dinastia Han Oriental é conhecida como a primeira mulher estudiosa da China)

Wei Shennan 2023-03-22 frequência

Resumo:Ban Zhao nasceu em Fufeng, que hoje é Xianyang, província de Shaanxi. Seu pai, Ban Biao, era muito conhecedor de história. Seu irmão mais velho, Ban Gu, e seu segundo irmão, Ban Chao, eram membro

Por que Ban Zhao se tornou a primeira mulher acadêmica da China?

Ban Zhao viveu em meados da Dinastia Han Oriental. Ela foi a primeira mulher literata na história chinesa a realizar grandes conquistas. Ela contribuiu muito para a história, os clássicos confucionistas, a literatura e a política … Uma preciosa riqueza espiritual foi deixada para as gerações futuras.

Ban Zhao nasceu em Fufeng, que hoje é Xianyang, Shaanxi. Seu pai, Ban Biao, era muito conhecedor de história., o irmão mais velho, Ban Gu, e o segundo irmão, Ban Chao, eram ambos membros da corte imperial quando cresceram. Entre eles, o segundo irmão foi nomeado oficial nas regiões ocidentais pelo imperador.

Nascida em uma família muito erudita, Ban Zhao foi naturalmente influenciada pela literatura. Ela era erudita e conhecedora de livros e etiqueta desde criança.

Depois que Ban Zhao nasceu, ela viveu uma vida sem preocupações com comida e roupas. Seu pai e seu irmão a amavam muito. Mas os bons tempos não duraram muito. Quando ele tinha seis anos, seu pai faleceu e a família entrou em declínio. Os dois irmãos mais velhos só conseguiam sustentar a família copiando documentos para terceiros. O padrão de vida de Ban Zhao despencou e ele assumiu prematuramente o fardo da família.

Quando Ban Zhao tinha quatorze anos, seu marido era Cao Shishu. Alguns anos depois, Cao Shishu faleceu e Ban Zhao ficou viúva.Ela teve que ser pai e mãe, criando sozinha os filhos.

O fardo da vida não aniquilou a busca pela carreira de Ban Zhao. Em seu tempo livre, ela se dedicava ao estudo de poesia e prosa e gradualmente ganhou uma certa reputação. Mais tarde, ela foi convocada pelo Imperador He de a Dinastia Han, e o Imperador He da Dinastia Han a conheceram.Por ser tão talentosa, ela foi convidada a ensinar as concubinas do harém a aprender conhecimentos culturais.

Em 92 DC, o irmão mais velho de Ban Zhao, Ban Gu, morreu na prisão devido a lutas políticas. Neste momento, a obra-prima histórica "Livro de Han", de coautoria de seu pai Ban Biao e seu filho mais velho Ban Gu, ainda não havia sido concluída. Depois que Ban Gu morresse, o livro provavelmente morreria no meio do caminho.

Para cumprir o último desejo de seu pai e irmão, Ban Zhao deu um passo à frente e assumiu a importante tarefa de continuar a compilar o "Livro de Han". Após um longo período de escrita, Ban Zhao concluiu este trabalho de forma brilhante: "Hanshu" é a primeira história cronológica do nosso país e teve um impacto extremamente importante nas gerações posteriores.

Como mencionado acima, o segundo irmão de Ban Zhao, Ban Chao, serviu como oficial nas regiões ocidentais. Dez anos .

Em 102 DC, Ban Chao, que já estava em idade avançada, quis retornar às Planícies Centrais por causa de uma doença. Embora tenha solicitado ao tribunal, não houve resposta.

Quando Ban Zhao viu isso, ele escreveu "Pedindo pelo irmão Chao" para seu segundo irmão. As palavras do artigo eram sinceras e comoventes. Depois de lê-lo, o imperador permitiu que Ban Chao retornasse. Ban Chao então retornou à sua cidade natal e as folhas caídas voltaram às suas raízes.

Em 105 DC, a Rainha Mãe Deng começou a assumir o comando do governo e pediu a Ban Zhao que a ajudasse a lidar com assuntos políticos. Ban Zhao apresentou muitas sugestões boas. Para recompensá-la, a Imperatriz Viúva Deng deu a seu filho Cao Cheng um certo título.

Em 113 dC, Ban Zhao, que tinha mais de setenta anos, deixou Luoyang com seu filho para assumir um cargo em Kaifeng. A paisagem que viu no caminho a deixou bastante emocionada, então ela escreveu um obra literária que teve certa influência nas gerações posteriores.A obra "Ode à Expedição Oriental".

Embora esta obra não seja longa, é muito encantadora e é o primeiro poema lírico.

Quando Ban Zhao faleceu aos oitenta anos, a Imperatriz Viúva Deng realizou um funeral de estado para ela e chorou à paisana. É provavelmente único na história que uma mulher tenha recebido um tratamento tão elevado com base na sua inteligência e conhecimento.

As obras de Ban Zhao foram compiladas em dezesseis capítulos de "A Coleção dos Mestres Cao" por seu genro Ding, e ele também escreveu "Praise of Everyone" para publicação.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde