inicial > Enciclopédia de curiosidades

Qual é a origem do povo Blang (costumes e festivais do povo Blang)

batata frita 2023-12-02 frequência

Resumo:O povo Blang é um grupo étnico único em Yunnan, China. Eles vivem principalmente no município de Blang, na montanha Blang, no condado de Menghai, bem como em áreas montanhosas como Xiding e Bada.
Existem muitas minorias étnicas na China. Estes grupos étnicos têm a sua própria cultura e crenças, bem como muitos costumes tradicionais. Se você entrar no mundo deles, descobrirá que existem muitos lugares diferentes do mundo exterior e que suas origens também têm uma certa base histórica. Vamos dar uma olhada na origem do povo Brown, certo?
Qual é a origem do povo Blang (costumes e festivais do povo Blang)
O povo Blang é um grupo étnico único em Yunnan, China. Eles vivem principalmente no município de Blang, na montanha Blang, no condado de Menghai, bem como em áreas montanhosas como Xiding e Bada. Há também residentes dispersos e mistos em Zhenkang, Shuangjiang, Lincang, Jingdong, Lancang, Mojiang e outros condados. De acordo com documentos históricos, a área de Yongchang era a área onde vivia o antigo "povo Pu". Havia muitas tribos e estavam amplamente distribuídas. Eles atuavam há muito tempo em várias partes das bacias do rio Lancang e do rio Nujiang. Um dos "povos Pu" é provavelmente o ancestral do povo Blang de hoje.
Qual é a origem do povo Blang (costumes e festivais do povo Blang)
Segundo os historiadores, geralmente acredita-se que a etnia Brown se originou da antiga etnia "Baipu". "Shang Shu·Mu Shi" mencionou que o povo Pu estava entre as tribos do sudoeste que participaram do ataque do rei Wu de Zhou a Zhou. De acordo com os registros de "Huayang Guozhi", os historiadores acreditam que "Ailao" tem uma relação estreita com o povo Pu. A área ao redor de Yongchang (a sede do governo no atual sul de Baoshan) é a área onde vivia o "povo Pu" nos tempos antigos; existem muitas tribos do "povo Pu" distribuídas em muitos lugares. Guangzhou, entre as quais a tribo de língua Mon-Khmer atua há muito tempo em vários lugares nas bacias dos rios Lancang e Nujiang, podem ser os ancestrais do atual povo Blang.
Qual é a origem do povo Blang (costumes e festivais do povo Blang)
Desde que a Dinastia Han Ocidental estabeleceu o condado de Yizhou em Yunnan, que administrava condados como Sitang (Baoshan) e Buwei (ao sul de Baoshan), a área do povo Pu foi incluída no escopo dos condados da Dinastia Han Ocidental. Durante a Dinastia Jin Ocidental, parte do povo Yongchang Pu mudou-se para o sul, para Zhenkang, Fengqing e Lincang. Durante as dinastias Tang e Song, o "povo pu" era governado pelos regimes Nanzhao e Dali e dedicava-se principalmente à vida económica de recolha e caça. Depois disso, eles gradualmente fizeram a transição para a produção agrícola. No início da Dinastia Yuan, o povo Pu no oeste de Yunnan já usava enxadas de ferro, e seus líderes pagavam uma certa quantidade de enxadas de ferro ao governo Yuan como tributo todos os anos. Os clássicos da Dinastia Ming registram que: "O povo Pu... está envolvido em arar e capinar,... sabe chinês e está envolvido no comércio." Quando a Dinastia Ming estabeleceu a Prefeitura de Shunning (hoje área de Fengqing), nobres do povo Pu serviram como magistrados locais.
Qual é a origem do povo Blang (costumes e festivais do povo Blang)
Existem muitos costumes e festivais do povo Blang. A seguir estão alguns dos principais festivais e costumes:
Festival de Hunan
O grande festival anual do povo Blang é realizado a cada 7 dias após o Festival Qingming no terceiro mês do calendário lunar, ou seja, de 13 a 15 de abril do calendário solar. Durante o festival, a principal atividade é jogar água uns nos outros, e a cerimônia é totalmente realizada de acordo com o jeito simples e tradicional do povo Blang - o costume de receber o sol, por isso as pessoas chamam de festival de receber o sol .
Festival da Primavera
É o maior festival tradicional do povo Blang, geralmente dura três dias e é realizado no local onde o "Festival Portas Abertas" foi originalmente realizado. Em cada aldeia, matam-se porcos e vacas, fazem-se bolos de arroz, cozinham-se bolos a vapor, etc. Depois de oferecerem sacrifícios aos seus antepassados, toda a aldeia festeja junta. À noite, as pessoas tocam tambores e gongos na aldeia, soltam fogos de artifício, andam sobre palafitas, cantam e dançam, etc.
Lavar pés de vaca
O povo Blang também tem o costume festivo de “lavar os pés de vaca”. Na noite do 23º ou 24º dia do décimo segundo mês lunar, toda a família Blang senta-se perto da fogueira e os mais velhos jogam alguns grãos no centro da fogueira para desejar felicidade e saúde a toda a família no ano novo.
Song Diao
Chamado de "Long" na língua Blang, é um festival onde o povo Blang reza aos deuses por uma boa colheita e deseja um ano novo de sucesso. Realizado todos os anos no final de dezembro do calendário lunar, o festival dura de três a cinco dias. As principais atividades incluem adorar o deus da aldeia, afugentar fantasmas e afugentar os deuses.
Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde