inicial > Conversa Histórica

Por que a União Soviética se desintegrou (em que ano e quem causou a desintegração da União Soviética)

Chen Hang Wei 2022-05-06 frequência

Resumo:Na década de 1980, o poderio militar da União Soviética atingiu o seu auge. Mesmo sem o uso de armas nucleares, dezenas de milhares de tanques e seguidos por infantaria mecanizada poderiam avançar

A imagem mostra Gorbachev, o último presidente da União Soviética

< p>Como o concorrente mais poderoso dos Estados Unidos durante a Guerra Fria, a União Soviética era extremamente poderosa. No entanto, essa superpotência vermelha entrou em colapso em 1991 e se desintegrou em 15 países. Então, por que a União Soviética se desintegrou há 30 anos? Que tipo de aviso isso pode trazer para aqueles que virão depois de nós?

Alguns especialistas disseram que essas quatro razões são muito críticas. Uma das razões por trás disso está relacionada à China. Todos os países devem evitar esses pontos para evitar cair na armadilha.

A imagem mostra o comissário político militar soviético

Na década de 1980, o poderio militar da União Soviética atingiu seu auge. Mesmo sem o uso de armas nucleares, dezenas de milhares de tanques, seguidos por infantaria mecanizada, conseguiram avançar da fronteira soviética até o Canal da Mancha em um mês. No entanto, uma União Soviética tão poderosa não conseguiu avançar em 1991. De repente desintegrou-se e tornou-se 15 países que já não podiam competir com os Estados Unidos e a Europa.Uma razão importante para a desintegração da União Soviética foi o militarismo da União Soviética.

À primeira vista, a União Soviética tem dezenas de milhares de tanques e pode atacar toda a Europa a qualquer momento. Parece ser muito poderosa. No entanto, quando esses tanques não estão em combate, eles exigem um muitos custos de manutenção todos os anos. Além disso, naquela época, a União Soviética estava envolvida em uma corrida armamentista com os Estados Unidos. Todos os anos, ela alocava uma grande quantidade de gastos militares para produzir novas armas e equipamentos. Esses gastos militares eram um fardo muito pesado para a economia soviética. Portanto, a desintegração final estava intimamente relacionada com a razão da militarização e da participação na corrida armamentista.

A imagem mostra o conjunto de tanques soviéticos

< p> A segunda razão é a política étnica errada da União Soviética. Como uma aliança de mais de uma dúzia de países, as relações étnicas na União Soviética são extremamente complicadas. No entanto, quando a União Soviética divide regiões administrativas, muitas vezes usa áreas residenciais como limites.Este método de divisão é contrário ao Isso dificultou a integração mútua de vários grupos étnicos na União Soviética, e os vários grupos étnicos na União Soviética que não foram capazes de completar a integração étnica explodiram com uma força centrífuga extremamente forte. O povo não estava unido e, naturalmente, não conseguia manter a unidade nacional da União Soviética.

A terceira razão é externa. Desde o primeiro dia em que o regime bolchevique foi estabelecido na União Soviética, os Estados Unidos e outros países capitalistas nunca desistiram de tentar destruí-lo. Na verdade, durante o revolução liderada por Lenin Antes de ter sucesso, 14 países, incluindo os Estados Unidos, formaram forças armadas de intervenção para intervir. Depois de serem derrotados, esses países recorreram a outros métodos para interferir na União Soviética, como evolução pacífica, ataques à opinião pública e sanções econômicas., que também serviram de incentivo para o colapso da União Soviética.

A última razão é causada pelo extremo desequilíbrio do desenvolvimento industrial na União Soviética. Para desenvolver a indústria militar e iniciar uma corrida armamentista com os Estados Unidos, a União Soviética precisava desenvolver vigorosamente indústrias pesadas, como como a siderurgia. Portanto, a indústria pesada soviética era extremamente desenvolvida. No entanto, a indústria leve é ​​​​muito lenta e metade das necessidades básicas de alimentação, vestuário, habitação e transporte exigidas pelos civis comuns estão relacionadas à indústria leve.

Portanto, a União Soviética naquela época até importava roupas e outros produtos industriais leves da China. No entanto, a União Soviética tomou a iniciativa de ter um mau relacionamento com a China, o que resultou na importação e exportação de indústrias leves entre os dois lados. Como resultado, o povo soviético teve dificuldade em satisfazer até mesmo as necessidades básicas da vida, o que tornou as massas ainda mais insatisfeitas com a liderança soviética.

A imagem mostra Gorbachev e Yeltsin

Em suma, a desintegração da União Soviética não aconteceu da noite para o dia. Já na década de 1980, quando a União Soviética estava no seu auge, os incentivos para a desintegração tinham sido criados e estavam a desenvolver-se silenciosamente. Em 1991, muitos factores trabalharam em conjunto para causar o colapso da enorme União Soviética. O colapso repentino do grande país vermelho também soou o alarme para outros países. Eles precisam estar sempre atentos à tendência social interna para evitar repetir os erros da União Soviética.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde