inicial > Conversa Histórica

O que significa ajudar Zhou a causar danos (histórias históricas de advertência sobre a expressão "ajudar Zhou a causar danos")

Qi Leiyan 2022-12-15 frequência

Resumo:Ajudar uma pessoa má a fazer o mal é uma expressão idiomática que se refere a ajudar pessoas más a fazer coisas más. Veio pela primeira vez dos "Registros Históricos da Família Liuhou" de Sim

Ajudar Zhou a fazer o mal - histórias históricas de advertência

Ajudar Zhou a fazer o mal é uma expressão idiomática, que é uma metáfora para ajudar pessoas más a fazerem coisas más. Veio pela primeira vez dos "Registros Históricos da Família Liuhou" de Sima Qian da Dinastia Han Ocidental.As gerações posteriores derivaram a expressão "ajudar Zhou a causar danos" com base nesta alusão.

Liang disse: “A Dinastia Qin é indisciplinada, então Pei Gong está aqui. Para eliminar os restos de ladrões do mundo, é melhor usar Jiansu como capital. na Dinastia Qin, ficaremos à vontade. Isso é chamado de 'ajudar Jie'. Abuso'.

Além disso, 'o conselho leal é desagradável ao ouvido e benéfico para a ação, e o veneno é amargo para a boca e benéfico para as doenças '. Espero que Pei Gong ouça as palavras de Fan Kuai. " Pei Gong então retornou à hegemonia militar.

Zhang Liang disse: "A Dinastia Qin foi tirânica e imoral, então Pei Gong pôde vir para cá. Para erradicar a tirania brutal do mundo, devemos ser honestos e simples.

Agora acabamos de atacar Quando você entra na capital de Qin, você deve se divertir em paz. Isso é o que as pessoas dizem: "ajudar Jie é prejudicar".

Além disso, 'conselhos leais são desagradáveis ​​para para o ouvido e é benéfico para a ação, e um bom remédio é amargo para a boca e é benéfico para a doença'. Espero que Pei Gong possa ouvir a opinião de Fan Kuai.." Pei Gong então retornou à sua carruagem e parou em Bashang.

A história idiomática de ajudar Zhou a abusar

Di Xin, sobrenome e nome do filho Shou (um deles é Shou De), o último monarca do Dinastia Shang, conhecida como "Zhou" e "Zhou" no mundo. Rei Zhou de Shang "e assim por diante.

Di Xin era o filho mais novo do imperador Yi. Depois de ascender ao trono, ele estabeleceu canções judiciais em casa, aumentou impostos e taxas, aplicou estritamente o sistema de sacrifício semanal, mudou as políticas de emprego e implementou punições severas. e enviou repetidamente tropas para atacar as tribos Dongyi.

Essas diversas medidas não só causaram conflitos dentro do grupo governante, mas também abalaram os alicerces governantes da Dinastia Shang.

Na Batalha de Muye, o exército Shang foi derrotado pela coalizão de príncipes liderada pelo Rei Wu de Dinastia Zhou. O imperador Xin morreu e o exército Shang A dinastia pereceu.

Nas narrativas históricas tradicionais, o Imperador Xin era um tirano típico que se entregava ao vinho e ao sexo, se envolvia em violência militar, punia duramente e se recusava a protestar, e era chamado de "Jie Zhou" junto com Xia Jie.

No final, todos se rebelaram contra seus parentes, morreram e destruíram o país. Alusões relacionadas incluem o lago de vinho e a floresta de carne, a punição de serem assados, e a galinha e o frango sentados pela manhã , etc.

Nos últimos anos da Dinastia Qin, as revoltas camponesas continuaram. Entre eles, Liu Bang e Xiang Yu são as duas maiores forças. Liu Bang liderou seu exército para capturar Xianyang, a capital, mas o príncipe Qin Ying se rendeu quando viu que a situação havia acabado.

O exército de Liu Bang entrou em Xianyang e os soldados lutaram para encontrar o armazém do palácio. Todos pegaram valiosos tesouros de ouro e prata e fizeram barulho.

Apenas Xiao He não se importava com essas coisas. Ele primeiro foi à Mansão do Primeiro Ministro da Dinastia Qin, coletou todos os documentos e arquivos relacionados ao registro residencial, mapas e outros documentos e os manteve em segurança. .

Liu Bang, acompanhado por seus soldados, chegou ao luxuoso Palácio Afang. Ele viu que o palácio era tão lindo, as cortinas e os móveis eram tão bonitos que era difícil manter os olhos abertos e havia muitas lindas criadas do palácio.

Ele ficou no palácio por um tempo, sentindo-se tão atordoado que não queria ir embora.

Nesse momento, seu general Fan Kuai interrompeu e disse: “Pei Gong quer conquistar o mundo ou se tornar um homem rico? Essas coisas luxuosas e lindas fizeram a Dinastia Qin cair. estes?" O que você está fazendo?

Volte para o acampamento militar o mais rápido possível!"

O conselheiro Zhang Liang também aconselhou: "A segunda Dinastia Qin foi debochada e indisciplinada , e prejudicou as pessoas do mundo. As pessoas não aguentaram mais, então se revoltaram uma após a outra. , você pode vir aqui.

Agora que a Dinastia Qin acabou de morrer, se você começar se divertindo depois de entrar no passe, não seria equivalente a ajudar pessoas más a fazer coisas ruins? Ajudar Zhou a causar danos).

Liu Bang estava muito convencido das palavras de Zhang Liang e imediatamente retirou-se do palácio, fechou o armazém. As tropas estavam estacionadas em Bashang, fora da cidade de Xianyang, e então Liu Bang convocou os anciãos dos condados próximos a Xianyang .

Ele disse a eles: Vocês sofreram com as leis cruéis da Dinastia Qin.

Hoje, fiz um acordo com vocês, mais velhos, sobre três leis:

Primeiro, aqueles que matam devem ser punidos com a vida;

Em segundo lugar, aqueles que ferem os outros devem ser punidos;

Segundo 3. O crime de roubar.

>

Exceto estes três artigos, todas as outras leis e proibições do Estado de Qin serão abolidas.

Liu Bang não recebeu nenhum dinheiro quando entrou em Xianyang, mas também fez três estipulações, que se acumularam boa reputação para si mesmo. A reputação estabeleceu uma base sólida para derrotar Xiang Yu no futuro.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde