inicial > Enciclopédia de curiosidades

Quais países estão no Pacto de Varsóvia (quais países são compostos pela OTAN e pelo Pacto de Varsóvia, respectivamente)

Qian Tuyan 2022-05-11 frequência

Resumo:O Pacto de Varsóvia (também conhecido como Pacto de Varsóvia) foi uma aliança política e militar estabelecida para combater a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Após o fim da Segunda

O Pacto de Varsóvia (também conhecido como Pacto de Varsóvia) foi uma aliança política e militar estabelecida para lutar contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o estabelecimento do Sistema de Yalta como padrão estratégico mundial, o campo socialista liderado pela União Soviética e o campo capitalista ocidental liderado pelos Estados Unidos estavam numa situação fria. Confronto de guerra.

< section>

Em 4 de abril de 1949, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Islândia e Portugal assinaram o Tratado do Atlântico Norte em Washington. O tratado entrou em vigor em 24 de agosto do mesmo ano.

Em 23 de outubro de 1954, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França e outros países ocidentais assinaram o Acordo de Paris, absorvendo a Alemanha Ocidental na Aliança da Europa Ocidental e na Organização do Tratado do Atlântico Norte.

O governo soviético enviou notas a 23 países europeus e ao governo dos Estados Unidos, pedindo-lhes que não ratificassem o Acordo de Paris, e sugeriu a convocação de uma conferência europeia de segurança colectiva para discutir questões como "prevenir o ressurgimento da Alemanha militarismo" e concluir o "Tratado Europeu de Segurança Colectiva, mas foi rejeitado pelos países ocidentais.

De 29 de novembro a 2 de dezembro do mesmo ano, a União Soviética realizou uma conferência em Moscou com a República Democrática Alemã, a República Popular Polonesa, a Tchecoslováquia, a República Popular Húngara, a República Socialista Romena, a República Popular da Bulgária e a República Popular da Albânia. A Conferência Europeia para a Salvaguarda da Paz e da Segurança na Europa adoptou uma declaração afirmando que se os países ocidentais ratificarem o Acordo de Paris, a União Soviética e os países da Europa Oriental tomarão medidas comuns na organização de forças armadas e conjuntas comandos.

Março de 1955, Os oito os países também negociaram e chegaram a consenso sobre os princípios da conclusão de um tratado de amizade colectiva e assistência mútua, o estabelecimento de uma força armada conjunta e do seu quartel-general, e outras questões. Em 5 de maio, o Acordo de Paris foi ratificado.

Em 14 de maio, os oito países da União Soviética, Alemanha Oriental, Polónia, Afeganistão, República Checa, Hungria, Roménia e Bulgária assinaram em Varsóvia a "República Popular da Albânia, República Popular da Bulgária, República Popular da Hungria República Democrática Alemã, Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua entre a República Popular da Polónia, a República Popular Romena, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e a República Checoslovaca. Referido como "Tratado de Varsóvia".

O tratado foi elaborado pelo ex-líder soviético Khrushchev. Todos os países socialistas do Leste Europeu, exceto a Iugoslávia, aderiram ao Pacto de Varsóvia; na Ásia, exceto a República Popular da China e a República Popular Democrática da Coreia, outros os países socialistas são estados observadores da Organização do Pacto de Varsóvia.

O "Tratado de Varsóvia" estipula que o objetivo da Organização do Tratado de Varsóvia é: "Se houver um ataque na Europa por qualquer país ou grupo de países contra um ou mais dos estados contratantes, cada estado contratante deverá, de acordo com o Artigo 51 da Carta das Nações Unidas, exercer o direito de legítima defesa individual ou coletiva e, individualmente ou por acordo com outras Altas Partes Contratantes, prestar assistência imediata a um país ou países sujeitos a tal um ataque por qualquer meio que considere necessário, incluindo o uso de forças armadas.”

Em agosto de 1968, o "Massacre de Praga" ocorreu na Tchecoslováquia Durante o movimento de reforma da "Primavera", as forças armadas do Pacto de Varsóvia, sob a liderança da União Soviética, invadiram a Checoslováquia em grande escala, desencadeando protestos generalizados. A União Soviética e a Albânia estavam em desacordo, e a Albânia anunciou a sua retirada do Pacto de Varsóvia em 13 de setembro de 1968.

Em 3 de outubro de 1990, após a fusão das duas Alemanhas, a República Democrática da Alemanha retirou-se do Pacto de Varsóvia.

Em 25 de fevereiro de 1991, a Reunião Extraordinária do Comitê Consultivo Político do Pacto de Varsóvia realizada em Budapeste decidiu encerrar a vigência dos acordos militares assinados no âmbito do Pacto de Varsóvia a partir de 1º de abril de 1991 e abolir o Pacto de Varsóvia.Tratado de Estabelecimento Militar. Em 1º de julho do mesmo ano, as partes do Pacto de Varsóvia reuniram-se em Praga e anunciaram a dissolução oficial do Pacto de Varsóvia.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde