inicial > Conversa Histórica

Quem foi a Imperatriz Xiao Jingxian nos tempos antigos (uma breve introdução à vida da Imperatriz Xiao Jingxian)

Peng Liang Yu 2022-05-20 frequência

Resumo:De acordo com registros históricos, o sobrenome da Imperatriz Xiaojingxian é Ulanala, e ela é descendente do líder da tribo Ula durante o período Nurhaci. Seu ancestral é Duerxi, o líder da qua

Entre os imperadores da Dinastia Qing, exceto Huang Taiji no início da Dinastia Qing e Tongzhi e Guangxu no final da Dinastia Qing. Além disso, havia mais de uma rainha, Kangxi e Daoguang até nomearam três rainhas.

No entanto, Yongzheng foi uma exceção. Yongzheng nomeou apenas uma rainha em sua vida. A mulher que se casou com ele quando tinha apenas 10 anos é a piedade filial que iremos falar sobre hoje: Rainha Xian.

Falando na história familiar da Imperatriz Xiao Jingxian, como posso dizer, é muito incomum, e a relação com a família Aisin Gioro é muito complicada.

De acordo com registros históricos, o sobrenome da Imperatriz Xiaojingxian é Ulanala. Ela é descendente do líder da tribo Ula durante o período Nurhaci. Seu ancestral é Duerxi, o líder da quarta geração da tribo Ula. De acordo com a relação de geração, a Imperatriz Xiaojingxian é Ela é irmã do clã da mãe biológica de Dorgon, Abahai, mas as duas irmãs viveram mais de meio século uma da outra.

Além disso, a Imperatriz Xiao Jingxian também é parente da família Aixinjueluo. Diz-se que a mãe da Imperatriz Xiao Jingxian é filha de Mu Hu, um membro do clã da Dinastia Qing. Quem é Mu Hu? Acontece que Mu Hu é bisneto de Nurhaci, o imperador da Dinastia Qing, e ele e Kangxi são primos.

Portanto, a mãe da Imperatriz Xiaojingxian e Yongzheng são primas. De acordo com a antiguidade, Yongzheng é tio da Imperatriz Xiaojingxian.

Além disso, a Imperatriz Xiaojingxian também é parente de outra imperatriz da Dinastia Qing. Diz-se que a mãe da Imperatriz Xiaojingxian tinha uma irmã que se casou com o General E Shuo da Bandeira de Zhengbai e se tornou madrasta da concubina do Imperador Shunzhi Dong E. Portanto , Xiaojing Xian A Imperatriz Xian também é prima da Concubina Dong E (Imperatriz Xiaoxian).

Na verdade, isso não era nada incomum na Dinastia Qing. Durante a Dinastia Qing, não apenas a família real e as famílias aristocráticas das Oito Bandeiras frequentemente se casavam entre si, mas também havia casamentos mistos frequentes dentro das famílias aristocráticas das Oito Bandeiras. … Portanto, eles eram todos mais ou menos relacionados.

Por volta do 30º ano de Kangxi, a Imperatriz Xiaojingxian, de 10 anos, casou-se com o quarto filho do imperador Yinzhen, de acordo com a ordem de Kangxi. A partir de então, ela se tornou descendente direta de Yinzhen. Sobre a Imperatriz Xiaojingxian e Yinzhen Não sabemos como foram os trinta anos de nascimento na mansão, mas o que sabemos é.

No trigésimo sexto ano de Kangxi, a Imperatriz Xiaojingxian deu à luz seu filho mais velho, Honghui, para Yinzhen. Infelizmente, Honghui morreu aos oito anos de idade. Depois disso, a Imperatriz Xiaojingxian nunca mais voltou. Ele também não pôde mais voltar. ter filhos.

Mesmo que Kangxi mais tarde apontasse o lado do clã Fu Jinnian para Yinzhen, Yongzheng a amava muito, e sua posição como imperatriz Xiaojingxian ainda era muito estável.

Depois que Yongzheng subiu ao trono, a Imperatriz Xiao Jingxian se tornou a primeira mulher na Dinastia Qing a ser entronizada como imperatriz descendente direta de Qiandi até Fujin. Como coincidiu com o grande funeral de Kangxi naquela época, Yongzheng não realizou uma grande cerimônia de celebração.

No entanto, na cerimônia subsequente de nomeação da imperatriz, Yongzheng abriu uma exceção: enviou funcionários para homenagear os túmulos dos imperadores anteriores, Yuezhen Haidu e a montanha Changbai. Este era um tratamento disponível apenas para os imperadores.

Além disso, Yongzheng também ordenou que Fei Yanggu, pai da Imperatriz Xiaojingxian, recebesse postumamente o título de Chengen Gong de Primeira Classe, e a mãe da Imperatriz Xiaojingxian recebesse postumamente o título de Dorogge.

Além disso, há outra coisa que mostra a importância que Yongzheng atribui a esta esposa.

Foi em abril do sexto ano do reinado de Yongzheng. A Imperatriz Xiaojingxian foi infectada pelo vento-frio. Yongzheng ordenou ao médico imperial Wu Qian que tratasse a Imperatriz com remédios, mas não houve melhora depois de alguns O Ministério da Punição queria condenar Wu Qian à morte, mas a sentença foi posteriormente alterada: Para tratar prisioneiros.

No segundo ano, a condição da rainha se estabilizou gradualmente e Yongzheng consagrou especialmente Chen Jinggu, a divindade, como a Rainha Mãe dos Imortais (Rainha Mãe).

No entanto, desde que a Imperatriz Xiaojingxian entrou no palácio do meio, seu corpo parecia estar ficando cada vez mais fraco a cada dia. Embora ela tenha se recuperado desta vez, apenas um ano depois, a Imperatriz Xiaojingxian adoeceu novamente e finalmente morreu em Yongzheng. Ele morreu no Jardim Changchun em 29 de setembro de 1999, aos 51 anos.

No entanto, como o Mausoléu de Rejeitos de Yongzheng ainda não havia sido concluído, a Imperatriz Xiaojingxian não foi enterrada imediatamente. Foi somente no segundo ano de Qianlong que Qianlong ordenou que o Imperador Yongzheng e a Imperatriz Xiaojingxian fossem enterrados juntos no Seguindo o Palácio Subterrâneo.

Materiais de referência: "Manuscritos da História Qing", "Quatro Genealogias da Família Real Qing", "Tongzhi das Oito Estandartes", "Registros do Imperador Shizong da Dinastia Qing"

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde