inicial > Conversa Histórica

Uma breve introdução ao personagem Wang Lun em Water Margin (Existe uma pessoa como Wang Lun na história real?)

Xi Yang Tao 2022-05-22 frequência

Resumo:Wang Lun, um estudioso de roupas brancas, foi o fundador da causa Shuibo Liangshan em "Margem da Água". Ele era tacanho e invejoso de talentos. Porque não permitiu que Chao Gai, Wu Yong e outros set

Wang Lun, um estudioso vestido de branco, é o fundador da causa Shuibo Liangshan em "Water Margin". Ele era tacanho e invejoso de talentos. Porque ele não permitiu que Chao Gai, Wu Yong e outros sete heróis vá para Liangshan para se reunir pela justiça, ele foi pego pelo fogo na Floresta Cabeça de Leopardo e morreu em Liangshan.

Embora Wang Lun não esteja entre os 108 generais de Tiangang Disha, ele ainda é uma figura importante na "Margem da Água". Então, ele é um personagem fictício do Sr. Shi Naian ou é uma pessoa real na história?

Na verdade, na história da Dinastia Song do Norte, não só existiu Wang Lun, mas existiram mais dois. Um deles é Wang Lun, em homenagem à família Wang de Sanhuaitang, e o outro é um gangster.

Wang Lun, descendente da família Wang de Sanhuaitang, tinha o nome de cortesia Zhengdao. Ele nasceu em 1084 e morreu em 1144. Ele era natural do condado de Shenxian, província de Daming, província de Hebei. Ele era o tataraneto de Wang Xu, o irmão mais novo de Wang Dan, o primeiro-ministro durante o período Zhenzong da Dinastia Song. Há uma biografia em "História da Dinastia Song".

Ele entrou em declínio devido à morte prematura de seu pai e o declínio de sua família. Como um cavaleiro andante e desonesto, ele viajou entre Bianliang e Luoyang. Ele violou a lei muitas vezes, mas escapou por algum motivo. No segundo ano de Jingkang (1127), os soldados Jin foram para o sul, atacaram a cidade e capturaram o território, e Bianjing e Kaifeng foram perdidos.Zhao Huan, Imperador Qinzong da Dinastia Song, visitou pessoalmente Xuandemen e recrutou pessoas capazes para recuperar a capital, mas ninguém se atreveu a responder.

Nessa época, Wang Lun se ofereceu para servir o país. Song Qinzong ficou muito feliz e nomeou-o Ministro da Guerra. No primeiro ano de Jianyan da Dinastia Song do Sul (1127), quando estava em missão no Reino de Jin, foi detido pela Dinastia Jin. Ele, Hong Hao e outros enviaram secretamente o empresário Chen Zhong à Mansão Huanglong (agora Nong'an, Jilin) ​​​​para informar os imperadores Qin e Hui sobre a ascensão de Gaozong ao trono.

No segundo ano de Shaoxing (1132), ele retornou para Lin'an, no sul. No sétimo ano, Chong deu as boas-vindas ao enviado do Palácio Fengzi (Huizong Lingshu) para entrar na Dinastia Jin pela segunda vez e, ao ver que o Ministro de Jin estava insatisfeito, exigiu que o fantoche Qi fosse abolido. No oitavo ano, ele enviou Jin pela terceira vez e Jin ordenou que ele fosse para o sul, para o Palácio Xugui Zi e Henan.

No nono ano, Wang Lun recebeu a mesma formação de Jinshi, assinou uma carta para servir no Conselho Privado e permaneceu em Tóquio e Kaifeng Yin foi para Pequim para cumprir sua nomeação. No entanto, Jin Wushu matou Ta Lai e outros ministros Jin e revogou sua proposta.Wang Lun foi detido no Reino Jin e não pôde retornar à Dinastia Song desde então.

O povo Jin certa vez o ameaçou com deveres oficiais, mas Wang Lun recusou. No 14º ano de Shaoxing (1144), Wang Lun foi enforcado por Jin após ter sido detido por 5 anos.Ele tinha 61 anos e seu título póstumo era Jiehan.

O feito heróico de Wang Lun fez dele um herói nacional patriótico que entrará para a história e também acrescentou uma página gloriosa à história da família Wang em Sanhuaitang. A Dinastia Song ordenou a construção de um templo especial para adoração, e seus filhos e sobrinhos foram todos nomeados oficiais por causa de sua beleza. Wang Lun casou-se com a família Chen e recebeu o título de Senhora do Condado de Ankang. Eles tiveram dois filhos, Wang Shu e Wang Yi. Seus descendentes foram todos prósperos e produziram pessoas talentosas de geração em geração.

Dos feitos de Wang Lun após a família Wang de Sanhuaitang Olha, embora seu tempo de atividade e feitos heróicos sejam consistentes com o personagem Wang Lun da Margem da Água, seu status como embaixador não tem nada a ver com Wang Lun de Liangshan. Portanto, pode-se concluir que Wang Lun da família Wang de Sanhuaitang é definitivamente não é um personagem da Margem da Água. Personagem Wang Lun.

Durante o reinado de Renzong na Dinastia Song do Norte, houve outro Wang Lun. Ele já foi um soldado com asas de tigre e mais tarde se tornou um gangster. Cai Sui, da Dinastia Song, escreveu no Volume 1 de "Tiewei Shan Cong Tan": "Havia Wang Lun em Shandong que saltou e lutou por mais de mil milhas ao sul de Yanan. Houve muitos preparativos nos condados e condados, então ele foi capaz de matá-lo e capturá-lo."

"História da Dinastia Song. Os Anais de Renzong" registra: "Em maio do terceiro ano de Qingli, Wang Lun, um soldado com asas de tigre, rebelou-se em Yizhou. Em julho, Yiyou capturou Wang Lu."

No volume 98 das "Obras Completas de Ouyang Wenzhong" escritas por Ouyang Xiu da Dinastia Song, "Zha Zi sobre as Questões Comportamentais do Rei Bandido do Exército de Yizhou" disse: "No terceiro ano de Qingli (1043), ouvi dizer que o Bandido do Exército de Yizhou, Rei Lun e outros mataram o leal assistente Zhu Jin, roubaram Yi, Mi, Hai, Yang, Chu e outras prefeituras, convidaram oficiais e viajaram pelo mar e pelo mar, como se ninguém estava andando."

Além disso, "Uma Breve História da Capital Oriental" Materiais históricos como "Três Dinastias Beimeng Huibian" e "Xuzizhi Tongjian Changbian" têm registros da rebelião de Wang Lun. Pode-se ver que a revolta de Wang Lun foi um evento verdadeiramente importante na história da Dinastia Song.

Embora esta revolta de Wang Lun em Yizhou tenha ocorrido antes, demorou cerca de oitenta anos para a Revolta de Yu Liangshan, mas os historiadores de hoje geralmente acreditam que ele é o protótipo do personagem Wang Lun na "Margem da Água".

Quanto ao motivo pelo qual Shi Naian projetou e descreveu Wang Lun, um personagem tacanho e ciumento em "Water Margin", alguns estudiosos acreditam que a principal razão é que o autor queria usar a imagem de Wang Lun para detonar Liangshan.Um herói tem um espírito heróico com uma mente ampla, uma personalidade ousada e um senso de justiça.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde