inicial > Conversa Histórica

Qual era o tamanho da área de terra da Dinastia Yuan (para onde foi o território restante após o sucesso da Dinastia Ming)

Yang Fenyi 2022-05-26 frequência

Resumo:Segundo as estatísticas, o maior território da Dinastia Yuan atingiu 13,72 milhões de quilômetros quadrados. Em comparação, a área de seu sucessor, a Dinastia Ming, era muito menor. Durante os

Como a primeira dinastia estabelecida por minorias étnicas na história chinesa, a Dinastia Yuan também tinha um território muito vasto. Ela herdou o Império Mongol de Genghis Khan, que se estendia do Mar do Japão, no leste, até o Mar do Sul da China, no ao sul, as montanhas Tianshan a oeste e a Sibéria ao norte. "História da Dinastia Yuan" também acredita que "o leste atinge as areias movediças dos extremos esquerdo e oeste da Dinastia Liao, e o norte excede as montanhas Yinshan e a superfície do mar no sul. Não era tão boa quanto as dinastias Han e Tang quando estavam no auge."

Segundo as estatísticas, o maior território da Dinastia Yuan atingiu 13,72 milhões de quilômetros quadrados. , em comparação, a área de seu sucessor, a Dinastia Ming, era muito menor. Durante os anos Tianqi, a área da Dinastia Ming encolheu para apenas cerca de 4 milhões de quilômetros quadrados. Para onde foi o restante da terra? Vamos analisá-lo com cuidado.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o noroeste. O mais cedo como a Dinastia Yuan, Genghis Khan Seu segundo filho Chagatai estabeleceu o Chagatai Khanate na área de Lop Nur em Turpan.Embora pertencesse nominalmente ao vassalo da Dinastia Yuan, na verdade não estava mais sob o controle de Kublai Khan.

Durante a Dinastia Ming, o clã Ming não atribuiu muita importância à região noroeste, porque nesta altura a guerra na Ásia Central tinha danificado gravemente as rotas comerciais e a Rota Marítima da Seda tinha sido concluída.

A Dinastia Ming criou seu próprio sistema de comércio de tributos. Além disso, para se proteger contra os remanescentes da Dinastia Yuan do Norte e do Canato Chagatai, a Dinastia Ming adotou uma política de cooptação, e o Povo Chagatai Seu maior inimigo era o Império Timúrida, mais ocidental, então os dois mantiveram um relacionamento relativamente pacífico nos primeiros dias.

No início da Dinastia Ming, os guardas Hami e Shazhou foram definidos na fortaleza da fronteira. , incluindo o que hoje é o leste de Xinjiang. Infelizmente, depois de 1528, o oeste de Jiayuguan foi gradualmente anexado por Turpan, que se separou do Chagatai Khanate. Nessa época, a corte Ming ficou presa na guerra entre Liaodong e o Japão e não teve tempo de olhar para o oeste.O oeste de Jiayuguan tornou-se o território do Turpan Khanate.

Na região de Qinghai-Tibete, no sudoeste, em 1370, o enviado de Tubo Xuanwei, He Suonanpu, e outros levaram as tribos de Tubo à rendição. A corte Ming posteriormente instalou aqui os comandantes Wusizang e Duoganwei. Em 1382, o exército Ming pacificou toda Yunnan, mas a região Qinghai-Tibete ainda dependia nominalmente da Dinastia Ming.

A Dinastia Ming não estacionou tropas aqui nem enviou funcionários para administrá-la, por isso muitos pesquisadores nacionais e estrangeiros não a consideravam parte da Dinastia Ming. A área desta terra é de cerca de 2,4 milhões. Cerca de quilômetros quadrados, estava basicamente fora de controle no final da Dinastia Ming.

Vamos falar sobre o norte. Em 1368, Zhu Yuanzhang enviou Depois que o exército Ming capturou Tongzhou, eles imediatamente capturaram a capital Pequim.

Depois disso, a família real da Dinastia Yuan recuou para Mobei. No entanto, sua esfera de influência ainda rivalizava com a da Dinastia Ming. O território de pico da Dinastia Yuan do Norte ainda era vasto, com sua influência estendendo-se do norte da Grande Muralha até Jurchen no leste e Hami no oeste, incluindo uma vasta área que se estende ao norte até o rio Yenisey.

De 1449 a 1549, a Dinastia Yuan do Norte travou 37 guerras em grande escala com a Dinastia Ming. Quando a Dinastia Ming era forte, também consagrou as tribos mongóis, mas no final adotou uma defesa passiva estratégia.Para reduzir as perdas, surgiu a Grande Muralha de Jiuzhen Ming.

No nordeste, Zhu Yuanzhang e Zhu Di enviaram tropas uma vez para o norte para derrotar As tropas Yuan remanescentes aqui foram eliminadas, e a maioria dos antigos ministros da Dinastia Yuan que chegaram até a área de Nurqian, no curso inferior de Heilongjiang, prestaram tributo e se renderam.

Depois que Zhu Di ascendeu ao trono em 1402, ele posteriormente colocou Nuergan e outros guardas aqui, e posteriormente construiu mais de 130 postos de guarda, marcando sua jurisdição sobre este lugar.

No entanto, durante o reinado do Imperador Renzong e do Imperador Xuanzong da Dinastia Ming, a Dinastia Ming gradualmente começou a integrar a Dinastia Ming e desistiu ativamente de sua política de conquista do norte da Mongólia. Em vez disso, optou por manter trocas amistosas e relações tributárias com os Jurchen Mongol e outras tribos.

Portanto, a corte Ming escolheu ativamente Sanwei para se mudar para o sul, para o que hoje é Liaoning. Na posição de Kaiyuan, o plano de abrir a Sibéria foi abandonado. Durante o final da Dinastia Ming, a Dinastia Hou Jin surgiu. Depois que a tribo Jurchen foi unificada, ela imediatamente rompeu com a Dinastia Ming e ocupou a maior parte das terras em Liaodong.

Ao mesmo tempo, Goryeo também aproveitou a oportunidade para expandir seu território agressivamente durante as dinastias Yuan e Ming. Depois que Zhu Yuanzhang se autoproclamou imperador, ele permitiu que a família Lee, que substituiu Goryeo, herdasse a terra original, mantendo assim a integridade do Nordeste.

No entanto, desde a Batalha de Sarsh durante o período Wanli, o exército de elite Ming foi derrotado e a situação da guerra piorou. Eles perderam a maior parte de seu território. Fora de Shanhaiguan, apenas Jinzhou, Ningyuan, Xingshan e Tashan permaneceram.Algumas fortalezas como essas foram gradualmente anexadas dos períodos Tianqi a Chongzhen.

Até o décimo sétimo ano de Chongzhen, quando Wu Sangui se rendeu a Durante a Dinastia Qing, depois que o exército Qing entrou na alfândega, eles começaram a estabelecer um poder político nacional. A Dinastia Ming também se retirou gradualmente do palco da história.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde