inicial > Enciclopédia de curiosidades

Património cultural imaterial da China (listar cinco patrimónios culturais intangíveis comuns)

Zou Fangqi 2022-05-26 frequência

Resumo:O património cultural imaterial da China inclui: marionetas de sombra, corte de papel chinês, guqin, ábaco e os 24 termos solares. 1. Os fantoches de sombra são uma antiga arte popular tradiciona

O património cultural imaterial da China inclui: marionetas de sombra, recorte de papel chinês, guqin, ábaco e os 24 termos solares.

1. Fantoches de sombra

Os fantoches de sombra são uma antiga arte popular tradicional na China e são chamados de "fantoches de sombra de burro" pelos antigos habitantes de Pequim.

Originalmente conhecido como "jogo de sombras" ou "jogo de lanterna", é um drama folclórico em que silhuetas de personagens feitas de pele de animal ou papelão são iluminadas com fontes de luz, como velas ou espíritos, para representar histórias. Em 2011, as marionetas de sombra chinesas foram selecionadas para a "Lista Representativa do Património Cultural Imaterial Humano".

2. Corte de papel chinês< /p>

O corte de papel chinês é uma arte popular que usa uma tesoura ou uma faca para cortar padrões no papel para decorar a vida ou cooperar com outras atividades folclóricas. No nosso país, o recorte de papel tem uma ampla base de massa, está integrado na vida social de pessoas de todos os grupos étnicos e é uma parte importante de diversas atividades folclóricas. Em 2009, o recorte de papel chinês foi selecionado para a "Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial Humano".

3. Guqin

Guqin é o instrumento musical tradicional mais antigo e puro. A música Guqin é uma parte importante da música chinesa e um representante da cultura musical tradicional chinesa, com uma longa história de mais de 3.000 anos.

Na antiguidade era chamado de "Qin" e havia outros nomes como "Sitong" e "Yaoqin". Embora as lendas de Fuxi, Shennong e Shun não sejam credíveis, elas têm uma longa história. Em 2008, a arte de Guqin foi selecionada na "Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial Humano"

< /p>

4. Ábaco

O ábaco é um método de cálculo numérico que utiliza o ábaco como ferramenta e é considerado a quinta invenção da China. O ábaco é uma ferramenta de cálculo simples inventada e criada pelos trabalhadores da China antiga. A palavra "ábaco" foi vista pela primeira vez em "Shu Ji 1" escrito por Xu Yue na Dinastia Han. Como diz o ditado: “Ábaco controla as quatro estações, e os três talentos são longitude e latitude”. Selecionado na "Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial Humano" em 2013

< p> 5. 24 termos solares

Os 24 termos solares são uma parte importante da longa história e cultura da nação chinesa e incorporam a essência da civilização chinesa. "Vinte e quatro termos solares" e "Doze meses de construção" são os conteúdos básicos do calendário Ganzhi estabelecido nos tempos antigos (ou tempos antigos).

De acordo com registros antigos, a família do imperador começou a fazer quadros e ramos para determinar a Idade." Os "vinte e quatro termos solares" referem-se a estações específicas, fenologia, mudanças climáticas e à "arquitetura de dezembro" estabelecida no calendário. A rotação da Ursa Maior está intimamente relacionada às mudanças nas estações. Em 2016, foi selecionado para a “Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial Humano”.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde