inicial > Enciclopédia de curiosidades

A diferença entre endotérmicos e ectotérmicos (como distinguir entre endotérmicos e ectotérmicos)

Cao Linjiu 2022-06-02 frequência

Resumo:Animais de sangue quente referem-se a organismos que podem atingir uma temperatura corporal constante por meio de uma série de operações e ajustes próprios. Os animais de sangue frio são diferen

Animais de sangue quente e ectotérmicos

Simplificando, animais de sangue quente referem-se a organismos que podem atingir uma temperatura corporal constante através de uma série de operações e ajustes próprios. No sistema ecológico da Terra, esses organismos muitas vezes não são afetados por fatores ambientais e podem alcançar uma vida normal através da regulação da temperatura corporal.

Animais gerais de sangue quente incluem aves e mamíferos terrestres e aquáticos mamíferos. Devido às diferentes estruturas corporais, os três tipos de animais acima mencionados têm maneiras diferentes de atingir a temperatura corporal constante. Embora a força motriz para a geração de calor venha dos alimentos que ingerem, ainda existem certas diferenças na manutenção ou dissipação da temperatura.

Em termos de "manter-se aquecido", os pássaros geralmente conseguem isso substituindo penas e penugem, enquanto os humanos se mantêm aquecidos adicionando ou subtraindo roupas. Criaturas como os cães podem dissipar o calor através da língua e se livrar dos pelos. peles. para atingir o objetivo de controle de temperatura.

Existe também um animal aquático chamado peixe-lua, que possui uma forma muito especial de “aquecer”, conduzindo o calor gerado por todo o corpo batendo constantemente as nadadeiras peitorais.

Animais poiquilotérmicos são diferentes porque não podem O ajuste é uma questão de alcançar uma sobrevivência adequada, pelo que este tipo de animal é geralmente muito dependente do ambiente. Na falta de um mecanismo de autorregulação da temperatura corporal, os animais ectotérmicos precisam mudar seu comportamento de acordo com o ambiente.

Por exemplo, as cobras se deslocam para locais com luz solar para obter mais calor. Às vezes, para evitar o superaquecimento da temperatura corporal, elas encontram uma "piscina" fria e úmida para estivação.

Embora os animais de sangue frio tenham uma vitalidade extremamente forte, se encontrarem condições climáticas extremas, isso será sua ruína. Portanto, eles não podem ser vistos na Antártida e no Pólo Norte da Terra.

Embora sua gama de atividades seja limitada, animais de sangue frio também têm suas próprias características únicas As vantagens. Por exemplo, o calor absorvido pelos animais ectotérmicos em "energia cinética" na vida diária é apenas cerca de 1/3 a 1/10 daquele dos animais endotérmicos. Isto significa que os animais ectotérmicos armazenarão mais energia para o seu próprio crescimento.

O que é uma temperatura corporal "constante"

Os seres humanos são conhecidos como "os primatas de todas as coisas". Como todos sabemos, também somos um tipo de animal de sangue quente . Porque é que a nossa temperatura corporal pode ser sempre controlada em torno dos 37°C? Isso também começa com a estrutura básica dos seres vivos. Proteínas, gorduras, ácidos nucléicos, etc. são os componentes básicos dos organismos vivos.A atividade das ligações covalentes nas moléculas de proteínas e em certas partes das membranas celulares é afetada pela temperatura.

Fora isso, os organismos devem manter suas atividades diárias normalmente. operação, o efeito catalítico das enzimas é essencial, e as mudanças na temperatura afetarão a atividade das enzimas.Portanto, para um organismo funcionar normalmente, sua temperatura precisa ser mantida em um limite específico.

De acordo com uma pesquisa feita por Karl, um médico alemão, em 1851, com algumas pessoas, a temperatura corporal mais saudável para os seres humanos deveria ser mantida em torno de 37°C, embora esta pesquisa não pareça ser verdadeira hoje. É bastante rigoroso, mas ainda é usado por nós há muitos anos.

Então, por que nosso corpo sempre consegue controlar a temperatura entre 36 e 37 graus Celsius? Na verdade, os sistemas de controle de temperatura são extremamente complexos. Nosso sistema de regulação da temperatura corporal pode ser comparado a um termostato. Neste termostato, o sistema central que o controla é a nossa área pré-óptica – o hipotálamo anterior.

A parte anterior do hipotálamo foi formada através de centenas de milhões de anos de evolução. É definido um valor definido para a temperatura corporal, como os conhecidos 37°C. Se a temperatura aceita pelo ponto definido se desviar de 37°C, o hipotálamo anterior enviará instruções através dos neurônios para o corpo inteiro, através de uma série de "Correção" para definir a temperatura corporal de volta a 37°C.

Vale ressaltar que sempre existem alguns fatores externos que podem fazer com que a temperatura do nosso corpo suba ou desça. Tomemos como exemplo a febre causada por uma infecção viral. O vírus afetará os neurônios que detectam a temperatura, fazendo com que o hipotálamo defina a temperatura predefinida para, por exemplo, 39 °C. Portanto, antes que a temperatura corporal atinja 39 °C, isso é também o estágio inicial da febre. Causas de sensação de frio e tremores.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde