inicial > Conversa Histórica

Por que os Estados Unidos lutaram contra o Iraque? (Por que os Estados Unidos lançaram a Guerra do Iraque?)

Jin Ruiling 2022-06-09 frequência

Resumo:Recentemente, a escalada dos conflitos entre o Irão e os Estados Unidos no Médio Oriente tornou-se um tema quente. Depois de os Estados Unidos terem assassinado a elite militar iraniana Soleimani p

Recentemente, a escalada dos conflitos entre o Irão e os Estados Unidos no Médio Oriente tornou-se um tema quente. Depois de os Estados Unidos terem assassinado a elite militar iraniana Soleimani perto do aeroporto iraquiano, as suas bases militares no Iraque também foram atacadas por mísseis iranianos. Quanto à razão pela qual os dois lados estão a lutar entre si no terceiro país, o Iraque, temos de começar com a Guerra do Iraque de 2003.

Naquele ano, os Estados Unidos usaram a presença de armas biológicas e químicas no Iraque como desculpa para lançar uma operação de invasão chamada "Tempestade no Deserto". US$ 760 bilhões durante toda a guerra. 4.500 soldados americanos morreram. Até hoje, o montante de dinheiro gasto na reconstrução do Iraque atingiu os 50 mil milhões.

(Guerra do Iraque)

Então Algumas pessoas diriam que durante a Guerra do Iraque, com excepção dos fabricantes de armas, o governo dos EUA não pareceu receber quaisquer benefícios reais.

Antes do início da guerra, os Estados Unidos impuseram sanções econômicas ao Iraque durante dez anos. Naquela época, a economia do Iraque estava à beira do colapso e seu produto nacional bruto havia diminuído de centenas de bilhões. há dez anos, para 19 mil milhões de dólares, o nível de vida da população é muito baixo.

Para reanimar a economia iraquiana, Saddam começou a contactar a União Europeia, tentando livrar-se do modelo de liquidação em dólares no comércio de petróleo e usar a liquidação em euros para se livrar das sanções dos EUA.

O afastamento da “hegemonia do petrodólar” tornou-se uma tendência global. Mas naquela época, o monopólio global da hegemonia dos petrodólares era quase inabalável.

Esse conceito avançado de eliminação da hegemonia do petrodólar afetou os interesses dos Estados Unidos no acordo global do comércio de petróleo e fez com que os Estados Unidos quisessem se livrar de Saddam Hussein, que ousou tocar na hegemonia do dólar. , o pensamento. de matar uma pessoa como um aviso para outras.

Nessa altura, o euro nasceu, cresceu fortemente e começou a invadir continuamente a quota de mercado da hegemonia do dólar americano. Há uma forte tendência para se tornar a nova hegemonia das finanças globais e substituir a hegemonia do dólar americano. Tudo isto coloca a hegemonia do dólar americano em alfinetes e agulhas.

Para combater o desafio do euro, deixe os países de todo o mundo verem as consequências de flertar com o euro. Para os americanos, a guerra no Iraque é inevitável.

(foto antiga de Saddam)

< p> Além disso, o Irão tem seguido uma linha antiamericana resoluta desde a Revolução Islâmica em 1979 e Khomeini implementou um governo teocrático, tornando-se um espinho de longa data no lado dos Estados Unidos no Médio Oriente.

Para conter o Irão, os Estados Unidos apoiaram o Iraque e lançaram a "Guerra Irão-Iraque" contra o Irão.

No entanto, à medida que a sua força continua a crescer, o Irão, como reduto xiita, começou a exportar a revolução para todos os países islâmicos. Incentivar os xiitas a tomarem o poder e apoiar organizações regionais como os Houthis para alcançar uma Aliança do Estado Islâmico Xiita centrada no Irão.

A expansão externa do Irão começou a ameaçar a segurança dos interesses económicos e militares dos Estados Unidos no Médio Oriente. Portanto, os Estados Unidos devem continuar a reforçar a sua repressão e sanções ao Irão.

Semelhante à Guerra do Afeganistão de 2001, os Estados Unidos lançaram a Guerra do Iraque em 2003 com o objectivo de derrubar o antigo regime antiamericano e estabelecer um governo pró-americano. Depois, através do Afeganistão e do Iraque sob o controlo dos Estados Unidos, formou um cerco leste-oeste ao Irão e cooperou militarmente com sanções económicas para reprimir ainda mais o Irão.

Outro ponto é que o controlo dos recursos petrolíferos no Médio Oriente é também um meio importante da estratégia económica global dos EUA.

Embora com a expansão global dos Estados Unidos, a sua dependência do petróleo do Médio Oriente tenha diminuído cada vez mais, representando apenas 20% das importações de petróleo dos EUA. No entanto, o volume de exportação de petróleo do Médio Oriente para outros países tem aumentado ano após ano. A taxa de exportação de petróleo para o Japão atingiu 85% e a China atingiu quase 30%. Além disso, sob o regime de Saddam Hussein, os poucos 24 poços de petróleo desenvolvidos por empresas estrangeiras no Iraque eram todos controlados pela Rússia, o rival dos EUA.

Portanto. A importância de controlar os recursos petrolíferos do Iraque é evidente para a estratégia global dos EUA.

(Guerra Irã-Iraque)

Então, quais benefícios os Estados Unidos obtiveram como resultado da guerra?

Após o fim da Guerra do Iraque, a produção e o comércio de petróleo do Iraque foram controlados pelo novo governo pró-americano e estavam naturalmente sujeitos ao controlo dos Estados Unidos.

O comércio local de petróleo voltou à liquidação em dólares americanos. Outros países do Médio Oriente que estavam originalmente dispostos a liquidar em euros viram o fim trágico do Iraque e já não ousaram pensar em substituir os acordos em dólares. A hegemonia do dólar americano continuou a consolidar-se.

A UE, que estava originalmente ativa, foi em vão e esteve ocupada em vão. O outrora forte euro entrou em colapso e a ameaça à hegemonia do dólar americano deixou de existir.

Embora os Estados Unidos tenham pago um preço elevado durante toda a Guerra do Iraque, controlaram com sucesso o Iraque, que tem uma posição estratégica importante no Médio Oriente, refrearam a expansão do Irão e o impulso de exportação da Revolução Islâmica, e alcançou o controle militar do Irã. O objetivo estratégico de dissuasão.

Deste ponto de vista, num amplo nível estratégico, a guerra do Iraque lançada pelos Estados Unidos alcançou os resultados desejados, independentemente do aspecto sob o qual foi vista. Acontece que o país do Iraque foi devastado e dilapidado pela guerra e tornou-se agora um palco de jogo para todos os países. Os Estados Unidos também caíram no atoleiro da guerra.

(Referência: "Guerra do Iraque")

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde