inicial > Conversa Histórica

Onde está Lin Zexu de Humen Burning Opium (qual província é a casa ancestral de Lin Zexu)?

Zhang Fengli 2022-06-18 frequência

Resumo:Lin Zexu era um marquês de Fujian, mas de acordo com sua ascendência, era um filho genuíno de Fuqing. Até hoje, o túmulo ancestral de sua família ainda está em um pequeno vilarejo na zona rura

Em 1811, Lin Zexu, de 26 anos, deixou sua cidade natal como marquês em Fujian e viajou até a capital para participar do exame conjunto daquele ano. Ele finalmente foi nomeado na lista de ouro e ficou em quarto lugar na lista. a segunda classe no exame do palácio. Ele ingressou na Academia Hanlin e foi eleito. Como um bom estudioso, recebeu o título de editor e editor da Academia Hanlin e iniciou sua carreira de 40 anos como oficial.

Vamos dar uma olhada no currículo oficial de Lin Zexu:

Lin Zexu

Em 1816, Lin Zexu foi enviado para Nanchang, província de Jiangxi, para servir como examinador do conselho provincial exame. Em 1820, Lin Zexu serviu como censor da província de Jiangnan. Em 1821, o pai de Lin Zexu, Lin Binri, ficou gravemente doente. Lin Zexu renunciou ao cargo oficial e voltou para sua cidade natal alegando que cuidava de seu pai. O que é dramático é que quando Lin Zexu acabou de retornar a Fuzhou, a condição de Lin Binri já havia se recuperado e foi um alarme falso.

Em 1823, sob a forte recomendação de seus professores Cao Zhenyong e Shen Weihao, Lin Zexu foi nomeado pelo Imperador Daoguang como enviado de Jiangsu. O censor supervisor da província de Jiangnan foi promovido ao quinto posto, e o inspetor geral de Jiangsu foi promovido ao terceiro posto.Lin Zexu foi promovido a cinco postos consecutivos, o que era extremamente raro no funcionalismo da Dinastia Qing.

Em 1827, Lin Zexu foi transferido para a província de Shaanxi como inspetor geral e enviado-chefe interino. Em 1830, Lin Zexu foi transferido para a província de Hubei como enviado principal. Em 1831, Lin Zexu foi transferido para a província de Henan como enviado principal e, simultaneamente, como governador do rio Donghe. Em julho daquele ano, Lin Zexu foi transferido para Jiangning como enviado principal.

Lin Zexu destruiu o ópio em Humen

Em 1832, Lin Zexu foi transferido para o governador de Jiangsu. Esta foi a primeira vez que Lin Zexu serviu como oficial feudal em nível de governador. Em 1837, Lin Zexu foi promovido a governador de Huguang. Esta foi a primeira vez que Lin Zexu serviu como oficial feudal em nível de governador.

Em 1838, Lin Zexu, como enviado imperial, recebeu ordens de vir a Guangdong para proibir o ópio. Lin Zexu cumpriu sua missão e realizou a vigorosa "Campanha do Ópio para Fumar Humanos" em 1839. Após o início da Primeira Guerra do Ópio em 1840, devido às sucessivas derrotas do exército Qing, Lin Zexu foi considerado um "bode expiatório" pelo Imperador Daoguang e demitido do cargo. Em 1841, Lin Zexu foi enviado para Yili, Xinjiang, onde passou 5 anos.

Em 1845, o Imperador Daoguang reabilitou Lin Zexu e nomeou-o sucessivamente governador de Shaanxi e Gansu e governador de Shaanxi. Em 1847, Lin Zexu foi transferido para governador de Yunnan e Guizhou. Em 1849, Lin Zexu pediu demissão e voltou à sua cidade natal para se recuperar. No caminho de volta para Fujian, ao passar por Changsha, ele convidou especialmente Zuo Zongtang, um jovem de Xiangyin, para conhecê-lo.

Estátua de Lin Zexu

Devido à eclosão da Rebelião Taiping, Lin Zexu só descansou meio ano depois de retornar à sua cidade natal. Em setembro de 1850, foi nomeado Enviado Imperial e correu para Guangxi. . Em novembro daquele ano, Lin Zexu infelizmente morreu de doença no Puning Hotel em Chaozhou, aos 66 anos. Naquela época, a notícia da morte de Lin Zexu ainda não havia chegado à capital, e a corte imperial emitiu uma ordem ordenando-lhe que atuasse como governador de Guangxi.

A partir deste currículo, podemos ver que Lin Zexu viajou para Jiangxi, Zhejiang, Jiangsu, Hubei, Henan, Hunan, Guangdong, Xinjiang, Shaanxi, Gansu, Yunnan, Guizhou e outros lugares ao longo de sua vida. A maioria da China foi oficial. No entanto, Lin Zexu evitava “habilmente” Fujian sempre que era enviado para outros lugares.

Isso é um truque do destino ou um arranjo deliberado?

Cena de queima de ópio em Humen

Na verdade, isso tem muito a ver com o sistema oficial de evasão da Dinastia Qing.

Desde a Dinastia Han Oriental, a China tem um sistema oficial de evasão. Na Dinastia Qing, o sistema oficial de evasão tornou-se cada vez mais maduro e amplamente utilizado. O sistema oficial de evasão da Dinastia Qing incluía evasão regional, evasão relativa, evasão professor-aluno e evasão de seleção, etc. O mais importante deles é evitar áreas.

A chamada evasão regional, em resumo, significa que os funcionários não estão autorizados a servir na província. Mesmo que você trabalhe fora da província, a área onde você trabalha deve estar a 500 milhas de distância do seu local de origem.

Portanto, como fujianense, Lin Zexu não poderá ser oficial em Fujian pelo resto da vida. Felizmente, a província de Fujian é uma área costeira com poucas províncias adjacentes, apenas Jiangxi, Zhejiang e Guangdong.Além disso, a cidade natal de Lin Zexu, Houguan, está localizada na costa leste de Fujian, então ele serviu nas províncias de Jiangxi, Zhejiang e Guangdong. , sem contar a violação do princípio da "distância de 500 milhas".

Lin Zexu deixou sua cidade natal aos 26 anos e trabalhou como funcionário público no exterior durante todo o ano. Nos últimos 40 anos, ele voltou para casa apenas algumas vezes, e o tempo mais longo que permaneceu em sua cidade natal foi de quase dois anos. No entanto, Lin Zexu tem sentimentos profundos por sua cidade natal, Fujian. O pessoal de sua cidade natal adorava Mazu, e Lin Zexu foi profundamente influenciado por ela. Ele era um oficial em outros lugares. Sempre que ele ia a um lugar, desde que houvesse um templo Mazu lá, ele definitivamente iria lá para adorar.

Templo Mazu

Em 1842, durante a Primeira Guerra do Ópio, o exército britânico invadiu Fujian muitas vezes. Lin Zexu, que estava em Xinjiang, estava muito preocupado com a segurança de sua cidade natal e escreveu à sua família: “Parece que os rebeldes não pararam e não estão ocupando apenas o sul do rio Yangtze. dos bárbaros em Yangzhou, Qingjiang e outros lugares? Se você tiver alguma informação confirmada, envie-a para Come." Ele queria se manter atualizado sobre a situação mais recente em sua cidade natal.

Em 1816, Lin Zexu e autoridades de Fujian em Pequim levantaram fundos e compraram a casa de Dong em Hufangqiao, Pequim, como um salão de guildas de aldeões, um novo salão em Fuzhou. Desde então, o Novo Museu de Fuzhou tornou-se um dos lugares onde estudiosos de Fujian vêm a Pequim para fazer exames e empresários vêm a Pequim para fazer negócios. Hoje, o Novo Museu de Fuzhou tornou-se parte da antiga residência de Lin Zexu em Pequim.

Novo Salão de Fuzhou

No início do verão de 1834, a cidade natal de Lin Zexu foi atingida por enchentes, causando um enorme desastre de enchente. Lin Zexu era o governador de Jiangsu na época, depois de receber a notícia, ficou preocupado e imediatamente enviou dinheiro para ajuda.

Lin Zexu teve orgulho de sua cidade natal durante toda a sua vida. Quando proibiu o fumo em Guangdong, ele redigiu pessoalmente o "Manuscrito que ordena aos empresários de vários países que enviem ópio e solo" e disse: "Este ministro vive no Mar de Fujian e há muito está familiarizado com todos os truques dos bárbaros estrangeiros. É por isso que o Grande Imperador Temeng emitiu a ordem para pacificar as terras estrangeiras e o ministro imperial que fez muitos atos meritórios veio investigar e tratar do assunto." Aqui, Lin Zexu se orgulha de sua cidade natal.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde