inicial > Conversa Histórica

Informações do perfil e experiência de vida de Liu Ji (que tipo de pessoa foi Liu Ji na história)

Yan Chenming 2022-07-03 frequência

Resumo:Liu Ji (1º de julho de 1311 - 16 de maio de 1375), nome de cortesia Bowen, nasceu no município de Nantian, condado de Qingtian, Chuzhou (atual condado de Wencheng, cidade de Wenzhou, província de Z

Liu Ji (1 de julho de 1311 - 16 de maio de 1375), nome de cortesia Bowen, era natural do município de Nantian, condado de Qingtian, Chuzhou (atual condado de Wencheng, cidade de Wenzhou, província de Zhejiang), então ele era chamado Liu Qingtian.Ele foi um estrategista militar, estadista e escritor no final da dinastia Yuan e no início da dinastia Ming, e o pai fundador da Dinastia Ming.

Feng Chengyi no terceiro ano de Hongwu (1370) Tio, então ele também é chamado de Liu Chengyi. No nono ano do reinado de Zhengde do imperador Wuzong, ele concedeu-lhe postumamente o título póstumo de Grão-Mestre, Wencheng.As gerações posteriores o chamaram de Liu Wencheng e Wencheng Gong.

Liu Ji desempenhou o papel de um think tank e fez grandes contribuições ajudando Zhu Yuanzhang a eliminar os heróis, derrubar a Dinastia Yuan e estabelecer a Dinastia Ming.

Pensamento Político

Estátua de Liu Ji

Ser virtuoso e conquistar o coração das pessoas é o cerne dos pensamentos de Liu Ji sobre governar o país, e é também a base ideológica e teórica por suas conquistas. O pensamento orientado para o povo é o ponto de partida da política de Liu Jide. Não é apenas político, mas também económico. É a política básica da governação dos governantes e é dado como exemplo através de práticas de produção e ações ao longo da vida para apoiar o povo .

Pensamento Acadêmico

O confucionismo de Liu Ji teve um impacto direto no estilo acadêmico do início da dinastia Ming. Ele integrou várias escolas do neoconfucionismo e se complementou com o confucionismo e o taoísmo. que refletia as características do pensamento do início da Dinastia Ming., influenciou a tendência do pensamento acadêmico no início da Dinastia Ming.

Estratégia de construção da nação

Em relação à questão da ordem de aniquilação de Chen Youliang e Zhang Shicheng, Liu Ji analisou corretamente a situação militar da época e apresentou a sugestão correta para destruir Chen Youliang primeiro e depois Zhang Shicheng, que ajudou Zhu Yuanzhang a aniquilar os heróis, desempenhou um papel decisivo.

Reflexões sobre o Estado de Direito

Após o estabelecimento da Dinastia Ming, Liu Ji propôs a implementação do sistema de guarda, que fortaleceu o controle do imperador sobre o exército e desempenhou um papel importante papel na consolidação da centralização do poder.

Liu Ji sempre defendeu a educação das pessoas para que possam compreender a lei. Liu Ji também desempenhou um papel importante na formulação do "Código Da Ming".

Liu Ji tem seus próprios insights sobre como governar o país de acordo com a lei. Liu Ji acredita que o Estado de direito é uma forte garantia para a estabilidade de longo prazo de um país. A formulação de leis deve ser relativamente flexíveis, mas devem ser rigorosamente aplicados durante a implementação, especialmente porque os responsáveis ​​pela aplicação da lei exigem padrões mais elevados.

Sob o sistema social da época, o pensamento jurídico de Liu Ji desempenhou um papel importante que não pode ser subestimado na quebra da tradição de "governo pelo homem" na China antiga e em tornar a lei cada vez mais objetiva e justa, o que está em linha com a tendência progressiva do desenvolvimento do sistema jurídico.

Realizações literárias

Estátua de Liu Ji

Liu Ji foi um importante poeta e mestre de prosa durante as dinastias Yuan e Ming. Sua teoria poética concentrava-se na alegoria e defendia a teoria. igual atenção ao estilo e ao estilo da época.

Liu Ji também desempenhou um papel de liderança no surgimento de esquetes satíricos no final da Dinastia Ming. Ele atribuiu grande importância ao papel ativo da literatura na sociedade. A ascensão do estilo de escrita da nova geração desempenhou um papel teórico papel na preparação do caminho.

Liu Ji discute política com poesia, o que reflete a forte participação política Consciência e espírito crítico, o âmbito da sua discussão inclui vários males sociais, como a governação oficial e a administração militar desde a Dinastia Yuan até à Dinastia Zheng.

Do ponto de vista da origem da poesia, usar a poesia para discutir política dá continuidade objetiva à tradição da Dinastia Song de "transformar a discussão em poesia" e, subjetivamente, isso se deve ao seu conceito literário inerente de ser prático e prático. . O poema contém emoção e razão, e tem valor cognitivo social e valor estético artístico.

Liu Ji usa as palavras como uma ferramenta importante para expressar suas emoções. Ele tem uma ampla gama de temas e conteúdo rico. Ele é artisticamente bom em expressar emoções, elaborar narrativas e usar alusões. O cenário descrito é lindo e cativante, as palavras são elaboradas e elegantes e o estilo de escrita é principalmente gracioso.

A literatura alegórica de Liu Ji não é apenas extensa e profunda em conteúdo, mas também esclarece suas visões políticas, econômicas, militares, filosóficas, éticas, morais e outras, e também expressa sua estética e valores.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde