inicial > Conversa Histórica

A relação entre Zuo Zhuan e o Período de Primavera e Outono (Zuo Zhuan foi criado para explicar o Período de Primavera e Outono)

Kong Xuchen 2022-07-16 frequência

Resumo:“Primavera e Outono” é inseparável de “Zuo Zhuan”. O que é "Zuo Zhuan"? Esta questão parece um pouco absurda, muitas pessoas dirão que “Zuo Zhuan” é um livro de história que regis

"Zuo Zhuan" não é um livro fácil de entender, mas quando compreendermos "Zuo Zhuan" completamente e incorporarmos alguns pensamentos antigos uns nos outros, teremos uma súbita sensação de compreensão.

Na verdade, "Primavera e Outono" é inseparável de "Zuo Zhuan".

O que é "Zuo Zhuan"?

Essa pergunta parece um pouco absurda. Muitas pessoas dirão que "Zuo Zhuan" é um livro de história que registra o período da primavera e do outono, e também é uma miscelânea de casos militares. Isso é mencionado no artigo anterior., mas esse entendimento não é suficiente para descrever a essência de “Zuo Zhuan”.

A essência de "Zuo Zhuan" é na verdade a interpretação de "Primavera e Outono".

Diz-se que "Primavera e Outono" é um livro de história do Estado de Lu compilado por Confúcio. Ele registra a história desde o primeiro ano de Lu Yin, que é 722 aC, até o décimo quarto ano de Lu Aigong, que é 481 aC, um total de 241 anos, mas o texto completo é muito curto. Originalmente tinha mais de 18.000 palavras, mas a versão existente tem apenas 16.000 palavras.

É precisamente pela brevidade de “Primavera e Outono” que deu às gerações posteriores espaço suficiente para brincar.

Eles acreditam que Confúcio compilou os "Anais da Primavera e do Outono" com o propósito de perpetuar o Dharma para todas as gerações, portanto cada palavra do livro contém verdades e advertências profundas. Ao mesmo tempo, existem também Existem muitas explicações, "Zuo Zhuan" é uma delas, e mais tarde existem "Gongyang Zhuan" e "Guliang Zhuan".

Apenas algumas pessoas conhecem "Gongyang Zhuan" hoje, mas ele esmagou "Zuo Zhuan" na Dinastia Han e se tornou a interpretação mais confiável de "Primavera e Outono", Nos termos atuais, “A Lenda de Gongyang” equivale à constituição nacional e à mais alta ideologia da época.

A visão dos antigos e a compreensão dos clássicos

Os chineses são a nação que mais valoriza a história no mundo, mas nossa ênfase na história não vem da história em si, mas da política interpretação trazida pela história. "Zuo Zhuan" centra-se na narração de acontecimentos e tem o estilo de um documento histórico puro. Portanto, houve um tempo em que as pessoas questionavam se "Zuo Zhuan" foi escrito para explicar os "Anais da Primavera e do Outono"?

"Gongyang Zhuan" é completamente diferente. "Primavera e Outono" é considerado o programa mais elevado da ciência política, e "Gongyang Zhuan" interpreta "Primavera e Outono" da perspectiva da ciência política , então Na partida entre “Zuo Zhuan” e “Gongyang Zhuan”, “Zuo Zhuan” foi completamente derrotado.

Dito isto, a explicação da ciência política a partir de uma perspectiva global é sempre mais importante do que a própria história. Se olharmos para "Primavera e Outono" como um documento histórico, é realmente possível distinguir nele a autenticidade de muitos eventos históricos.

Mas se "Primavera e Outono" for considerado um clássico da ciência política, será sempre invencível. A principal razão é que seu autor é Confúcio e, em segundo lugar, seu o texto é muito simples, cada palavra tem possibilidade de interpretação infinita.

É realmente assim que os antigos chineses entendiam as coisas. Acredite primeiro, depois entenda. Na era sob o domínio do confucionismo, qualquer um que tomar emprestado Confúcio e "Os Ritos de Zhou" será desenfreado no mundo. Confúcio é o professor mais sábio, um modelo moral e um modelo para todas as gerações. Suas palavras e ações são absolutamente infalíveis.

Suponha que um estudioso da Dinastia Han Ocidental estivesse lendo "Primavera e Outono" e encontrasse alguns lugares obscuros, palavras obscuras ou diferenças em certas palavras. O que ele pensaria?

Numa época em que a advertência moral é fundamental e a ideologia política tem prioridade, "Gongyang Zhuan" representa as "pequenas palavras e grande significado" de "Primavera e Outono" nesta base. Mas esta questão ficará para amanhã, e isso é o fim de hoje.

Conteúdo de hoje para você Basta lembrar três pontos:

Primeiro, "Zuo Zhuan" é uma explicação de "Primavera e Outono", mas não é a única explicação. Na Dinastia Han, "Gongyang Zhuan" teve um amplo alcance status. Maior que "Zuo Zhuan".

Em segundo lugar, "Zuo Zhuan" concentra-se no registro de eventos, enquanto "Gongyang Zhuan" explica "Primavera e Outono" com pensamentos políticos.

Terceiro, o modo de cognição dos antigos é muito diferente do nosso hoje: eles acreditaram primeiro e depois compreenderam.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde